MEIO AMBIENTE: empresa atinge a marca de 1 milhão de peixes soltos com ações em reservatórios

26 de abril de 2010

Compartilhe:

A Duke Energy Geração Paranapanema, subsidiária da Duke Energy Corp, uma das maiores companhias do setor energético dos Estados Unidos,  completa este mês a soltura de 1 milhão de peixes na Bacia do Paranapanema em 2010.  Localizado na divisa de São Paulo com o Paraná, o rio receberá 490 mil jovens exemplares da espécie curimbatá. Eles serão distribuídos entre os reservatórios das usinas hidrelétricas Jurumirim, Salto Grande, Capivara e Rosana, todas operadas pela empresa na bacia.
As ações fazem parte do Programa de Manejo Pesqueiro da Duke, cujo objetivo é contribuir para a reposição do número de peixes e espécies nativas no Paranapanema. Até dezembro, 1,5 milhão de peixes serão soltos nos reservatórios da empresa. O programa, que foi iniciado em 2001, já realizou a soltura de mais de 15 milhões de peixes no rio.
O trabalho de pesquisa e reprodução de peixes é realizado na Estação de Hidrobiologia e Aquicultura por meio da parceria entre a Duke Energy e a Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp). Com uma área de 22 mil m2, o local abriga laboratórios para análises da água e reprodução de peixes, tanques de larvicultura e 53 tanques de alevinagem e estocagem de matrizes.
Pesquisas – Pesquisas em andamento viabilizam a produção em cativeiro de  espécies nativas relevantes para a biodiversidade do Paranapanema e a economia das comunidades locais.  Segundo Norberto Vianna, biólogo da Duke Energy, graças ao trabalho de pesquisa foi possível, por exemplo, ampliar a produção de piracanjubas. “Esse peixe está retornando ao rio e sua presença é um indicador da qualidade ambiental”, ressalta.
O biólogo diz que há fortes indícios de aumento das populações de pacu-guaçu em um estudo de produção pesqueira nos reservatórios, desenvolvido pela empresa desde 2008. “Entrevistas e questionários mensais aplicados junto aos pescadores registram um aumento na presença e captura da espécie”, afirma Vianna.
Sobre a Duke Energy Geração Paranapanema
A Duke Energy Geração Paranapanema S.A., é subisidiária da Duke Energy Corp, uma das maiores companhias do setor energético dos Estados Unidos. Com 293 colaboradores, atua na produção e comercialização de energia elétrica por meio da administração de oito usinas hidrelétricas instaladas ao longo do rio Paranapanema: Jurumirim, Chavantes, Salto Grande, Capivara, Taquaruçu, Rosana, Canoas I e Canoas II (estas últimas operadas em consórcio com a Companhia Brasileira de Alumínio – CBA). Com capacidade total instalada de 2307 MW, a companhia é considerada uma das maiores geradoras privadas do país, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) respondendo, aproximadamente, por 2,3% da energia total produzida no país.
Mais informações:
Máquina Public Relations
Leonardo Campos – leonardo.campos@maquina,inf.br
(11) 3147 74 08 / 3147 7907

Descubra como podemos ajudar sua empresa a ser parte da solução, não do problema.

A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.

    Entre em contato
    1
    Posso ajudar?