A empresa possui produtos sustentáveis/ verdes destinados ao mercado
brasileiro (leia-se soluções já disponíveis no mercado ou com data de
lançamento no Brasil)?
No Brasil, temos o exemplo da Fundação Espaço ECO, que atua conforme
os pilares da diretriz estratégica da empresa e contribui para que a
BASF transfira conhecimento e tecnologia para seus parceiros e para a
sociedade. É o primeiro Centro de Excelência para Ecoeficiência Aplicada na
América Latina e é uma iniciativa pioneira no setor químico e se torna cada vez mais um centro de referência em sustentabilidade. A análise
de ecoeficiência foi desenvolvida e aplicada pela BASF em mais de 350 casos
no mundo e 20 no Brasil já concluídos.
Quais são esses produtos sustentáveis/ verdes, suas vantagens e a que
públicos se destinam?
A Suvinil, marca de tintas imobiliárias
da BASF, líder de mercado no segmento premium, assumiu o desafio de atender a um importante pedido dos consumidores: solucionar o problema do forte cheiro da tinta depois da aplicação. Após mais de 1.500 horas
de desenvolvimento e cerca de oito meses de pesquisa, a empresa passou
a comercializar as tintas “sem cheiro”, por meio das linhas Toque de
Seda, Limpa Fácil, Fosco e Semi-Brilho. Além disso, o produto é à base de água, ou seja, apresenta menor emissão de compostos orgânicos voláteis (VOC) na atmosfera, o que contribui para a preservação do meio ambiente e também para a saúde dos consumidores.
Também temos o EcobrasTM, um plástico biodegradável e compostável
de fonte renovável. Trata-se de um combinado de Ecoflex® (plástico
totalmente biodegradável e compostável da BASF) e um polímero vegetal a base de milho. O produto alia a tradição da BASF na indústria de plásticos e a
competência da filial brasileira da Corn Products International Inc. no
processamento de matérias-primas vegetais.
Durante a decomposição, o EcobrasTM comporta-se como um composto orgânico normal. Versátil, o plástico pode ser aplicado em embalagens injetadas, filmes para a produção de tubetes para reflorestamento, sacolas plásticas, embalagens para cosméticos, entre outras alternativas.
A análise de ecoeficiência, ferramenta que permite que este gerenciamento seja feito, foi desenvolvida e aplicada pela BASF em mais de 350 casos no mundo. A metodologia é pioneira na América do Sul e possibilita a avaliação dos impactos de um produto, processo ou serviço, desde a retirada de matéria prima do ambiente até a disposição final dos rejeitos.
Com propósito de promover melhorias, fornecer informação para o público e alavancar a sustentabilidade das empresas e instituições que a utilizam, ela contribui na identificação das melhores soluções que combinam aspectos econômicos e ambientais.
Qual o investimento destinado ao desenvolvimento desses produtos?
São 62 bilhões de euros contabilizados em 2008 mundialmente.
Destes, cerca de 1.3 bilhão de euros foram investidos em pesquisa e desenvolvimento. Como temos a ambição de crescer de forma sustentável com foco nas oportunidades regionais, temos planos para investir 200 milhões de euros na região no período 2007-2011. A maioria desses investimentos será destinada à modernização de nossos processos de produção nos segmentos de produtos para agricultura e dispersões.
A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.