Cuidado com o marketing!

20 de outubro de 2009

Compartilhe:

Embora cada vez mais haja produtos considerados sustentáveis sendo oferecidos nas prateleiras das grandes varejistas, uma nova pesquisa mostra que a grandemaioria desses produtos correm o risco de cometer o que uma empresa chama de “Seven Sins of Greenwashing” (Sete Pecados do Greenwashing), ou seja, a divulgação de informação enganosa por uma organização para ocultar o seu abuso do meio ambiente, a fim de apresentar uma imagem pública positiva.
De acordo com a  TerraChoice Environmental Marketing, alguns produtos de diferentes marcas são intencionalmente vagos ou falham ao tentar evidenciar provas de suas afirmações verdes, incluindo produtos para bebês e crianças, como brinquedos – dois setores em que a empresa focou seus estudos. Foram analisados o mercado de marketing dos EUA, Canadá, Austrália e Reino Unido.
A pesquisa pretende além de estudar as ações do marketing ambiental, manter a pressão pela verdade e clareza nas campanhas. O levantamento atenta o consumidor para o perigo de idolatrar marcas falsas, e mostra que 23% dos produtos pesquisados estão cometendo o denominado “Sin of Worshiping False Labels” (O Pecado de Idolatrar Marcas Falsas).
Atitudes efetivas
De acordo com a pesquisa, os consumidores devem continuar a apoiar produtos verdes, já que o comportamento do cliente tem muito poder para moldar o mercado; procurar e escolher produtos com verdadeiras selos sustentáveis; optar sempre por produtos que ofereçam transparência, informação e educação ambiental; e nunca deixar de consultar pesquisas e levantamentos sobre a área.
Do mercado, a cobrança fica por conta da adoção de produtos realmente verdes; diminuição da concorrência ilegítima; e priorização pela honestidade nas campanhas.
Para conferir o estudo na íntegra, clique aqui.

Descubra como podemos ajudar sua empresa a ser parte da solução, não do problema.

A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.

    Entre em contato
    1
    Posso ajudar?