A 8ª edição do Prêmio Empreendedor Social e a 4ª edição do Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro terão seus vencedores revelados no dia 7 de novembro (quarta-feira), às 19 horas, em cerimônia de premiação no Masp (Museu de Arte de São Paulo), na capital paulista, com transmissão ao vivo pelo UOL e pelas mídias sociais da Folha.
Dentre 335 inscritos, de 24 Estados e Distrito Federal, foram selecionados 5 líderes socioambientais para o Empreendedor Social e 3 para o Empreendedor Social de Futuro, de 6 organizações. Uma das novidades de 2012 é a categoria especial “Escolha do Leitor”, na qual o internauta pode votar com base em vídeos de um minuto gravados pelos finalistas.
O Prêmio Empreendedor Social, promovido no Brasil pela Fundação Schwab, em parceria exclusiva com a Folha de S.Paulo, valoriza líderes sociais que atuam há pelo menos três anos de maneira inovadora, sustentável e com forte impacto na sociedade e em políticas públicas, em áreas como agricultura, ambiente, cultura, desenvolvimento de negócios, educação, habitação, saúde.
Concorrem a esse prêmio em 2012: Almir Suruí e Ivaneide Cardozo, da Kanindé Associação de Defesa Etnoambiental, de Rondônia; Cybele Oliveira, do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa, da Bahia; Luís Fernando Guedes Pinto – Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola), de São Paulo; e Antonio Sergio Petrilli – Graacc (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), de São Paulo.
Público pode eleger líderes socioambientais do 8º Prêmio Empreendedor Social e do 4º Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro
Uma das novidades do 8º Prêmio Empreendedor Social e do 4º Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro é a criação da categoria especial “A Escolha do Leitor”. No site www.folha.com.br/empreendedorsocial, o internauta pode votar com base em vídeos de um minuto gravados com os 8 finalistas 2012.
O prazo de votação do público se encerra em 5 de novembro.
O Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro, realizado exclusivamente pela Folha de S.Paulo, reconhece e promove líderes sociais que atuam há, no mínimo, um ano e, no máximo, três anos, de forma inovadora, e que precisem de mais visibilidade para atingir ou consolidar a sustentabilidade de sua iniciativa, além de multiplicar seu impacto. Os finalistas de 2012 são: Fernando Botelho, da F123, do Paraná, e Mariana Madureira e Marianne Costa, ambas da Raízes Artesanato – Raízes Desenvolvimento Sustentável, de Minas Gerais.
“Os investimentos recentes que a Folha aportou no Empreendedor Social ? o lançamento do Prêmio Empreendedor Social de Futuro, em 2009, a criação da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, em 2011, a estruturação de uma editoria focada neste tema e, a partir deste ano, a introdução da categoria ‘Escolha do Leitor’ ? denotam o compromisso do jornal com a inovação social no Brasil, explica Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha de S.Paulo.
“Os resultados vieram com força em 2012: crescimento de 23% do número de inscritos em relação ao ano passado e a maior competitividade da história do concurso, em termos qualitativos”, avalia Dávila. De acordo com Abigail Noble, diretora para América Latina e África da Fundação Schwab, o calibre dos candidatos brasileiros continua a impressionar a entidade suíça. “Esses empreendedores sociais são exemplos de como um indivíduo ou grupo de indivíduos podem mudar o mundo. Esperamos que também inspirem outros jovens”, afirma.
Cerimônia de premiação
A partir das 19 horas, com um coquetel, começará a festividade de premiação no Masp. No local haverá exposição com fotografias dos projetos, assinada por Bruno Miranda e Renato Stockler. Além dos finalistas desta edição e das anteriores, estarão presentes representantes dos setores público e empresarial, acadêmicos e integrantes do terceiro setor.
Na sequência, haverá a abertura com a apresentação musical da Orquestra Jovem Heliópolis, projeto social do Instituto Baccarelli. A cerimônia passará então a ser conduzida por Cláudia Cotes, David Hertz e Fábio Bibancos, que integram a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais. Antes do anúncio dos vencedores deste ano, a plateia assistirá a documentários sobre cada um deles.
Finalmente, os troféus serão entregues aos vencedores de 2012 pelos ganhadores da edição 2011, a psicóloga Gisela Solymos, do Cren (Centro de Recuperação e Educação Nutricional), e Henrique Cardoso Saraiva e Phelipe Nobre, da Adaptsurf (Associação Adaptação e Surf).
Seleção rigorosa
A comissão julgadora de 2012 é formada por: Abigail Noble, economista, diretora para América Latina e África da Fundação Schwab; Armindo dos Santos de Sousa Teodósio, doutor em administração de empresas, professor da PUC-MG e especialista em gestão socioambiental; Daniela Mercury, cantora e compositora, embaixadora do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e do Instituto Ayrton Senna e presidente do Instituto Sol da Liberdade; Jayme Brasil Garfinkel, engenheiro civil, presidente do Conselho de Administração da Porto Seguro; Maria Cristina Frias, jornalista, com MBA em finanças, colunista da Folha; Roberto Kikawa, médico, empreendedor social 2010; Sheila Villas Boas Pimentel, psicóloga, presidente do Instituto Humanitare, que aproxima a sociedade civil aos temas propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas); e Weder de Oliveira, advogado e engenheiro civil, ministro-substituto do TCU (Trib unal de Contas da União).
Antes da submissão ao júri, uma equipe da Folha passou 32 dias nas regiões de atuação dos empreendedores sociais finalistas, sabatinando não só o líder como sua família, sua equipe de trabalho e seus parceiros, patrocinadores e beneficiários. Foram mais de 200 entrevistas. Com esse material, foram elaborados para o júri um vídeo e um relatório de 212 páginas, analisando os candidatos pelos critérios dos concursos: inovação, sustentabilidade, impacto social, influência em políticas públicas, perfil, alcance/abrangência e efeito multiplicador.
R$ 350 mil em benefícios
Além de terem seus perfis publicados em caderno especial que circula nacionalmente na Folha de 8 de novembro e na Folha.com, finalistas e vencedores receberão mais de R$ 350 mil em benefícios, entre eles auditoria financeira, assessoria jurídica e bolsas de estudo no Brasil e no exterior, para cursos, congressos, seminários e MBAs.
O ganhador do Prêmio Empreendedor Social também participará do Fórum Econômico Mundial para a América Latina em 2013 e da Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, e comporá a Rede de Empreendedores Sociais de Destaque da Fundação Schwab. Já o vencedor do Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro, igualmente ao ganhador do Empreendedor Social, integrará a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais.
Parceiros
Os prêmios sociais têm como parceiros: master Blue Tree, Ernst&Young Terco e TAM. O apoio estratégico é de Artemísia, Ceats/Fia, Escas/Ipê, IE Business School e ponteAponte. No apoio institucional estão: ABCR, Agora SP, Ashoka, Avina, Diálogo Social, Gife, Golfieri Reicher Storto, Iats, Instituto Gesc, UOL e Valor Econômico. A divulgação é de CEBDS, Dell, Endeavor, Envolverde, FGV/GVCenn, Filantropia, Neurônio, P&B Comunicação e sitawi.
Mais informações:
(11) 9 6291-1985
A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.