7º Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável acontece nos dias 7 e 8 de maio

7º Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável acontece nos dias 7 e 8 de maio

Nos dias 7 e 8 de maio o Minascentro recebe o SUSTENTAR 2014 – 7º Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável. O evento propõe reunir 200 palestrantes e a expectativa é que aproximadamente 5 mil pessoas passem pelo local nos dois dias de evento. Para participar, basta entrar no www.sustentar.net e realizar sua inscrição.

Considerado o maior fórum de sustentabilidade da América Latina, o evento vai receber 11 atividades simultâneas. Entre elas estão painéis, workshops, mesas redondas, palestras sobre temas como mudanças climáticas, economia verde, sustentabilidade ambiental, mobilidade urbana, entre outros.

Confirmaram presença representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), do governo, iniciativa privada, setores empresarial e industrial, pesquisadores, ONGs, acadêmicos, estudantes e civis.

Este ano, o Instituto Sustentar, responsável pela concepção e organização do fórum, elegeu o tema “Cidades Sustentáveis” para nortear as discussões. A finalidade é promover um debate sobre projetos e soluções para melhorar a qualidade de vida, mobilidade urbana, o consumo sustentável e o futuro das cidades.

A coordenadora institucional do SUSTENTAR, Jussara Utsch, enfatiza que o projeto objetiva colaborar na construção de uma sociedade mais articulada, responsável e protagonista na construção de um futuro desejado e coerente com as grandes mudanças no cenário mundial. “Facilitar a organização da sociedade e fornecer estímulos com base em modelos que promovam a sustentabilidade é a nossa meta. Outro objetivo é conectar, convidar e inspirar pessoas, governos e mercados para dar concretude a um futuro sustentável e fazer a diferença na vida diária de cada cidadão”, reforça.

Entre os conferencistas internacionais que participarão de fóruns no Minascentro está o ambientalista australiano Paul Gilding. Considerado o líder do pensamento internacional e militante da sustentabilidade, ele trabalhou como diretor do Greenpeace International e atualmente é membro do corpo docente do Programa de Sustentabilidade da Universidade de Cambridge. Ele é o autor do livro A Grande Ruptura, que aborda a insustentabilidade ambiental do consumo moderno e teve edição publicada na Alemanha, Estados Unidos, Holanda, Inglaterra e Austrália.

Outro palestrante internacional é o americano radicado no Brasil, Philip Fearnside, cientista especializado em climatologia e pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Além disso, ele ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 2007. Ele vai falar sobre o impacto das mudanças climáticas e o desmatamento na Amazônia.

Entre os palestrantes nacionais está Virgílio Viana, engenheiro florestal e PhD em biologia evolutiva da Universidade de Harvard. Virgílio publicou mais de 10 livros e centenas de trabalhos e artigos. Atualmente ele é consultor internacional na international institute for Environment and Development (IIED/UK) e Professor Convidado do Instituto de Pesquisas da Amazônia (INPA).

Ranking de Produtos e Tecnologias Sustentáveis 2014

Com a finalidade de avaliar o impacto das boas práticas de sustentabilidade no cenário empresarial brasileiro, o SUSTENTAR 2014 — Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável — desenvolve, pelo segundo ano consecutivo, o Ranking de Produtos e Tecnologias Sustentáveis. Os três primeiros colocados serão homenageadas no auditório principal do Fórum, durante a solenidade de abertura.

As informações registradas sobre produtos, serviços ou tecnologias sustentáveis darão origem ao ranking e ao Guia de Boas Práticas de Sustentabilidade, um catálogo de Produtos e Serviços de todas as empresas inscritas.

O Ranking premiará três categorias: produto, serviço e iniciativa sustentável. De acordo com a coordenadora do Instituto Sustentar, Jussara Utsch, a elaboração do ranking envolve critérios como utilização racional de recursos naturais e de matérias-primas e insumos verdes, métodos de produção sustentável, inovação, criatividade, dentre outros. “O ranking colabora para que as empresas possam ter uma ferramenta de benchmarking para buscar modelos sustentáveis para seus produtos e serviços. Além disso, ele reforça a questão da produção e do consumo sustentável na sociedade”, afirma.

Ao desenvolver a iniciativa, o Instituto Sustentar também busca difundir as técnicas que tenham potencial de replicabilidade. Vale lembrar que todas as informações fornecidas pelas empresas são confidenciais e serão utilizadas somente para os fins da pesquisa.

As empresas vencedoras participarão do debate: Como promover Negócios Sustentáveis Inovadores? Na ocasião, as instituições poderão debater os meios e ferramentas para o desenvolvimento de iniciativas sustentáveis, que servirão de referência para outras empresas, que poderão adotar ou adaptar tecnologias que já são modelos eficazes de sustentabilidade corporativa. O debate faz parte da programação do Sustentar 2014.

Sobre o Sustentar 2014

7º Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável é realizado pelo Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental, com o patrocínio da Vale, Oi, Fiemg, Correios, Invepar, Samarco, Gasmig, Cenibra, Arcelor e Vallourec.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?