7ª edição da Maratona Universitária da Eficiência Energética

7ª edição da Maratona Universitária da Eficiência Energética

Vai começar a 7ª edição da Maratona Universitária da Eficiência Energética e os alunos do Instituto Mauá de Tecnologia estão apostando alto em seus protótipos para vencer e subir no disputado pódio da competição. No evento, que ocorre no Kartódromo Ayrton Senna, de 21 a 24 de julho, alunos de diversas instituições competirão entre si para verificar quem possui o veículo mais econômico e ecológico.
E, como em todas as edições passadas, ganha a prova a equipe que conseguir percorrer o maior trecho de forma mais eficiente. Os alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção Mecânica e Design do Produto da Instituição criaram e desenvolveram os protótipos EcoMauá 1 e EcoMauá 2 que competirão, respectivamente, nas modalidades gasolina e elétrica.
Além do desenvolvimento estratégico de cada um dos carros, as equipes também contaram com os equipamentos de aferição da Mauá. De acordo com os professores orientadores das equipes, Éd Cláudio Bordinassi e Sergio Ribeiro Augusto, que acompanharam de perto todas as participações da Mauá no evento, os carros desenvolvidos pelos estudantes tiveram grandes evoluções a cada edição. “Na categoria gasolina, melhoramos a cada ano. Já fomos vice-campeões uma vez, e a expectativa é que possamos melhorar nossa marca sempre”, pontua Sergio.
A competição

A Maratona Universitária da Eficiência Energética é dividida em três modalidades: gasolina, elétrica e a nova categoria, etanol. Seu objetivo é envolver os futuros engenheiros e designers no desafio de criar veículos mais econômicos e ecológicos. Nas modalidades gasolina e na etanol, as equipes campeãs serão as que consumirem menos combustível, após completar oito voltas no Kartódromo, com uma velocidade média mínima de 24 km/h. Já na modalidade elétrica o objetivo é completar o mesmo percurso com o menor consumo de energia elétrica fornecida por uma bateria, a uma velocidade mínima de 15km/h.
No projeto, além da eficiência energética, questões como inovação tecnológica, segurança do piloto e impacto ambiental são determinantes para a avaliação das equipes. Em cada categoria serão premiadas as três equipes que alcançarem o menor consumo energético.
Outras informações no site www.maratonadaeficiencia.com.br
Mais Informações:
Andréa Tucunduva – [email protected]
Adriana Vasconcellos – [email protected]
(11) 5052.3004

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?