Preservação ambiental

Preservação ambiental

A Somar – Sociedade Mineradora, em parceria com o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Baixo Jacuí, está sensibilizando proprietários de terras da região a se engajar a um grande mutirão de replantio de mata nativa nas margens do rio.  Sem nenhum custo ou burocracia, donos de áreas de 39 municípios vizinhos podem contar com o apoio da empresa para disponibilização de mudas, orientação técnica e manutenção dos canteiros.  Para ingressar no projeto Elo Verde, basta se candidatar junto ao Comitê pelos telefones (51) 3731-3744 ou pelo e-mail [email protected].
Desde 2003, a Somar desenvolve o Margens Vivas,  projeto dedicado à conscientização ambiental de crianças e jovens por meio do  plantio de mudas nativas em áreas ribeirinhas e em municípios integrantes da Bacia do Baixo Jacuí. A experiência resultou no  primeiro arboreto didático implantado em uma escola do Brasil. Os estudos envolveram os temas Formações Florestais do Rio Grande do Sul, Ecossistemas Brasileiros, Reinos Florísticos do Mundo e Espécies Emblemáticas.
Bacia Hidrográfica do Baixo Jacuí
A Bacia Hidrográfica do Baixo Jacuí tem área de 17.345,15 km² e população estimada em 385.496 habitantes. Os principais cursos de água são os arroios Irapuã, Capané, Botucacaí, Capivari, do Conde, dos Ratos, dos Cachorros e Ibacurú. A principal atividade desenvolvida na região é a lavoura de arroz, incluindo também a de milho, fumo e hortigranjeiros.
Municípios que compõem o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Baixo Jacuí e que podem participar do projeto:
Agudo, Arroio dos Ratos, Barão do Triunfo, Butiá, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Candelária, Cerro Branco, Charqueadas, Dom Feliciano, Dona Francisca, Eldorado do Sul, Encruzilhada do Sul, Faxinal do Soturno, General Câmara, Ibarama, Ivorá, Júlio de Castilhos, Lagoa Bonita do Sul, Mariana Pimentel, Minas do Leão, Montenegro, Nova Palma, Novo Cabrais, Passo do Sobrado, Passa Sete, Pântano Grande, Pinhal Grande, Restinga Seca, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Santana da Boa Vista, São Jerônimo, São João do Polêsine, Sertão Santana, Silveira Martins, Sobradinho, Triunfo, Vale Verde.
Mais informações:
Lina Colnaghi
[email protected]
51 3388.1935/ 51 9117.7172

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?