1º GHG Protocol Energia

1º GHG Protocol Energia

O Ambiente Energia (www.ambienteenergia.com.br), portal de informação sobre fontes alternativas de energia, sustentabilidade, meio ambiente e inovação no setor de energia, promoverá no dia 19 de agosto, no Rio de Janeiro, o 1º GHG Protocol Energia – Práticas com Inventários de Emissões de GEE no Setor de Energia.
O fórum vai colocar em foco os cases das cinco empresas do setor energético que participam do Programa Brasileiro GHG Protocol – Petrobras, Furnas, EDP no Brasil, Cesp e Copel. Elas integram uma seleta lista de 35 empresas brasileiras que participam do Registro Público de Emissões de GEE (Gases do Efeito Estufa). O objetivo do fórum é difundir para as empresas de energia os conceitos e a metodologia do GHG Protocol, considerada a ferramenta mais usada para a elaboração de inventários de GEE.
Além de apresentar as práticas desenvolvidas pelas empresas do setor de energia, o 1º GHG Protocol Energia vai mostrar as variáveis consideradas pelo planejador na direção de uma matriz limpa e com baixo nível de emissão de carbono. É o que mostra a participação do diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Amilcar Guerreiro, que fará palestra sobre “Planejamento da Matriz Energética e Economia de Baixo Carbono”.
O papel das instituições financeiras na criação de mecanismos que possam ampliar os mercados de carbono também estará em foco, com a palestra da diretora de Sustentabilidade da BM&FBovespa, Sonia Favaretto, sobre “Sustentabilidade e Mercado Financeiro”.
A instituição, junto com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), está desenvolvendo o Índice Carbono Eficiente (ICO2). Segundo a BMFBovespa, o índice vai mensurar o retorno de uma carteira teórica constituída por papéis do IBrX-50 reponderados em função do grau de eficiência da emissão de gases de efeito estufa (GEE) das empresas. A entidade também tem um sistema de leilões para a negociação de créditos de carbono no mercado a vista.
Adaptado para a realidade brasileira, o GHG Protocol tem compatibilidade com as normas ISO e as metodologias de quantificação do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). A metodologia do GHG Protocol permite que as informações geradas sejam usadas nos relatórios e questionários de iniciativas como Carbon Disclosure Project, Índice Bovespa de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e Global Reporting Initiative (GRI).
Segundo informações do Progrmaa Brasileiro GHG Protocol, entre os motivos para adotar esta metodologia estão a busca por vantagem competitiva enquanto negócio sustentável, a possibilidade de participar do mercado de crédito de carbono e a preservação do registro histórico dos dados sobre GEE para enventuais regulações adotadas no futuro.
O evento já conta com o apoio do Fórum de Meio Ambiente do Setor Elétrico (FMASE), da Associação Brasileira de Companhias de Energia Elétrica (ABCE), da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Energia Elétrica (Apine) e da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Carbono (Abemc).
Programação:

Planejamento da Matriz Energética e Economia de Baixo Carbono

Amilcar Guerreiro – Diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais da EPE
Programa Brasileiro GHG Protocol: resultados e perspectivas
Roberto Strumpf* – Coordenador do Programa  Brasileiro GHG Protocol
Apresentação da Petrobras
Rodrigo Chaves Cardoso de Oliveira*
Apresentação da Furnas
André Cimbleris – Assistente da Superintendência de Gestão Ambiental
Sustentabilidade e Mercado Financeiro
Sonia Favaretto – Diretora de Sustentabilidade da BM&F BOVESPA
Reflexos do GHG Protocol para os Índices de Sustentabilidade Empresarial
Representante do CEBDS*
Apresentação da EDP no Brasil
Representante da empresa*
Apresentação da Cesp
Milton Roberto Estrela*
Apresentação da Copel
Paulo Sérgio Pereira, coordenador do Comitê Técnico do Programa de Gestão Corporativa de Mudanças Climáticas
(*a confirmar)
Serviço:

1º GHG Protocol Energia
Práticas com Inventários de emissões de GEE no Setor de Energia
Data: 19 de agosto – Rio de Janeiro
Local: APIMEC/Rio – Av. Rio Branco, 103/21º andar – Centro – RJ
Inscrições com desconto até o dia 31 de julho
www.ghgprotocolenergia.com.br
21 3872-0355
Mais informações:
Julio Santos
[email protected]
21 2581-0312 / 9315.99.01
Portal: www.AmbienteEnergia.com.br
Twitter: www.twitter.com/AmbienteEnergia
Canal de Vídeos: www.youtube.com/AmbienteEnergia1

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?