Moda e sustentabilidade combinam? A Lunelli mostra que sim! 

agosto de 2022

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Com 40 anos de existência, a Lunelli é, atualmente, uma grande indústria responsável pela administração de marcas fortes e reconhecidas, como: Lunender, Lunelli Malhas e Tecidos, Lez a Lez, Alakazoo, Hangar 33, Fico, Graphene e Vila Flor. A consolidação da Lunelli como referência na indústria têxtil e do varejo não teria sido possível sem o seu comprometimento com ações de cunho social e ambiental. Viviane Cecilia Lunelli, vice-presidente da empresa, ressalta esse compromisso: 

“Na trajetória da Lunelli, sempre estivemos comprometidos em estabelecer relações responsáveis entre pessoas e meio ambiente. Olhamos para o passado com orgulho de tudo que nos trouxe até aqui, certos de que nossas escolhas de hoje e nossa visão de futuro nos levarão a um crescimento sustentável. Fazemos moda com significado com o objetivo de promover impacto positivo no mundo e, principalmente, para as pessoas conectadas com a gente.”

Sustentabilidade em foco

A agenda de Sustentabilidade sempre esteve presente na Lunelli e, em 2021, foi definida a plataforma de sustentabilidade conectada ao planejamento estratégico.  O desenvolvimento da plataforma incluiu a reestruturação da política corporativa, definição de estratégias de sustentabilidade, elaboração de plano de ação e relatório de sustentabilidade. Viviane detalha: 

“Essa plataforma consolida nossa visão no tema e da importância da agenda ESG na organização. Começamos mapeando nosso nível de maturidade em cada aspecto, o que nos possibilitou, de forma consciente e consistente, definir a escala de evolução do nosso posicionamento e da proposta de valor em sustentabilidade que queremos incorporar ao negócio até 2026.”

Assim como toda atividade industrial, o setor têxtil encara desafios para a sustentabilidade, o que só ressalta a importância da adoção de uma agenda ESG por empresas do setor. Por compreender os desafios, a Lunelli tem seus compromissos com a sustentabilidade estruturados para garantir ações efetivas. 

O novo Relatório de Sustentabilidade, que mostra os resultados de 2021, expõe os compromissos ESG da Lunelli. Eles estão organizados em cinco eixos: assegurar governança íntegra e sustentável; assegurar o cuidado e valorização das pessoas na cadeia de valor; promover operações ecoeficientes e responsáveis; inovar em materiais e produtos sustentáveis; e engajar a rede de relacionamento para a cultura da moda com significado. 

Lunelli e sua agenda ESG 

Em linhas gerais, a Lunelli tem como proposta para a esfera ambiental a diminuição de impactos das operações e o desenvolvimento de produtos sustentáveis. Segundo o Relatório, as principais iniciativas da empresa estão relacionadas ao uso de tecnologias para redução de consumo de água, tratamento de efluentes, economia de energia, reutilização e destinação correta de resíduos, além da redução de desperdícios, processos ecoeficientes e inovação em matérias-primas com menor impacto. 

Segundo o documento, em 2021, houve uma redução de 50% do consumo de água no processo de limpeza dos cilindros de estamparia rotativa. Em termos de reutilização de materiais, o Relatório informou que, no último ano, 54 toneladas de resíduos plásticos foram reciclados e retornados para embalagem e uso interno, e 1500 toneladas de resíduos têxteis foram desfibrados e transformados em um novo fio. 

Para o campo social, a empresa tem como compromisso a promoção de um ambiente diverso e seguro, além do aprimoramento da gestão do investimento social. Como parte do compromisso social, a Lunelli investiu quase 40% do seu valor para gestão de pessoas. Só em 2021, foram doados R$ 1,6 milhões para projetos sociais e comunidade em todas as regiões em que a empresa está presente. A companhia também investe em bolsas de estudo para colaboradores e conta com um sistema de previdência privada próprio. Como resultado do investimento no campo social, a Lunelli recebeu, em 2021, o selo Great Place To Work. 

No âmbito da governança, a Lunelli busca aprimorar a gestão de risco e compliance. Para isso, a empresa conta com uma Política de Governança Corporativa e Auditoria. A partir da implementação de um Mapa de Riscos foram definidas estruturas, responsabilidades e procedimentos para atuação na gestão de riscos da organização.

Moda com significado

Com mais de 4500 colaboradores – sendo 69% mulheres – espalhados pelas unidades em Santa Catarina, Ceará, São Paulo e Paraguai, a Lunelli conquistou, em 2021, um faturamento de R$ 1,25 bilhão, mesmo com os entraves da pandemia. Isso prova que faturamento e sustentabilidade não se excluem. Muito pelo contrário. Viviane Lunelli ressalta a importância das ações ESG para toda a indústria têxtil. 

“Nós acreditamos na mudança sistêmica, em que é necessário, além de fazer a nossa parte, influenciar nossa cadeia de valor. A sustentabilidade em si não acontece quando apenas uma ou duas empresas do setor tomam a iniciativa da mudança. É preciso que toda cadeia contribua. O setor têxtil no Brasil tem se mostrado muito engajado à agenda ESG, como uma oportunidade de negócio e como demanda do consumidor.”

A adoção de compromissos ESG pela Lunelli reforçam a visão de sustentabilidade da empresa: “fazer moda com significado que promova impacto positivo no mundo e para todos”. Essa visão foi inspirada pelo movimento “Moda com Significado”, lançado em 2016, que tem como objetivo traduzir para os clientes que quem compra uma peça das marcas da Lunelli, leva mais que uma nova roupa para casa.

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