Quem não se lembra – ou não tem no armário pelo menos um exemplar – da máscara feita com tecido antiviral que ficou famosa durante a pandemia de Covid-19? Por trás de um produto que ganhou celebridade em uma época turbulenta que todo mundo quer deixar no passado, há uma empresa de que mira no futuro: a Insider, que, não por acaso, acaba de lançar o slogan “Made for the Future”. A aposta da companhia agora nada mais tem a ver com o coronavírus: a ideia é pesquisa e desenvolvimento para criar peças essenciais que gerem impacto positivo na vida das pessoas e no planeta.
O investimento está valendo a pena. A Insider é hoje a maior marca 100% digital do Brasil, a décima maior entre todos os varejistas de moda do país, e grande destaque entre as mais sustentáveis do ramo.
A VOLTA POR CIMA
Fundada em 2016 pelo ex-tenista profissional Yuri Gricheno e sua noiva para produzir e comercializar “undershirts” (camisetas usadas por baixo de camisas sociais para protegê-las de suor e odores, muito comuns nos Estados Unidos), que raramente eram encontradas no mercado brasileiro, a marca sentiu o impacto da crise sanitária. Se as pessoas passaram a não sair mais de casa para trabalhar, também não vestiam mais roupa social, e nem viam mais necessidade do produto carro-chefe da marca.
Foi preciso olhar para o presente para pensar no futuro. Gricheno passou três meses entre o laboratório e o contato com fornecedores para fazer, testar, conseguir laudos e colocar no mercado a máscara de tecido antiviral que virou hit em todo país.
Com o fim da pandemia, as máscaras deixaram de ser itens essenciais, mas a semente já estava plantada, e a Insider se consolidava como uma marca baseada em inovação e sustentabilidade: o portfólio foi ampliado, com o crescimento da linha masculina e o lançamento da feminina, e o desenvolvimento de novas tecnologias em prol da praticidade e do consumo consciente.
“Hoje o mercado da moda é marcado por dois extremos: de um lado, existe a ultra fast fashion, especialmente com marcas chinesas; de outro, o crescimento da moda autoral, de luxo, e produção artesanal. Mas, no meio do caminho, não se vê nenhuma marca de roupas essenciais para um dia-a-dia prático. É aí que entra a Insider, com o propósito de facilitar a rotina das pessoas, com roupas sustentáveis, que não precisam ser lavadas tantas vezes, não desbotam, desamassam no corpo e são antibacterianas, ou seja, não causam odor.”
O investimento inicial de R$ 50 mil feito pelo casal, sem nunca ter levantado nenhum capital, logo se tornou irrelevante frente ao crescimento acelerado e ao que a empresa se tornou hoje.
PRODUTOS PRÁTICOS E SUSTENTÁVEIS
Especialmente em comparação com marcas de fast fashion, o portfólio da Insider é minimalista, com peças que combinam entre si. A ideia é que cada produto seja desenvolvido lentamente e com alto nível de excelência para durar o máximo possível e permanecer no catálogo – é isso que mantém os clientes satisfeitos, além de gerar marketing orgânico, com indicação boca a boca. Todos os produtos possuem as certificações CO2 control, Oeko-Tex e o selo eureciclo.
“Acreditamos muito que nossos produtos precisam ser perenes e estar sempre presente no portfólio – eles não são feitos para morrer ou serem substituídos por novas coleções porque queremos que as pessoas tomem decisões mais conscientes em relação à moda”.
Poliéster e algodão estão fora da lista de matérias-primas – há opções mais sustentáveis e funcionais, garante Gricheno. A camiseta mais vendida da Insider, a Tech T-Shirt, por exemplo, é feita com tecido modal, a partir de madeira de reflorestamento certificada, que obviamente não requer pesticidas e inseticidas como acontece na produção de algodão.
É também carbono negativa, com todas as suas emissões compensadas e geração de crédito extra, e não toca em um dos grandes desafios da moda atual, que é a devastação da Amazônia para o plantio da famosa fibra natural, que requer uma grande quantidade de terra (e, aliás, quatro vezes mais água).
“Nosso tecido modal é naturalmente antiodor porque evita a proliferação de bactérias, demandando menos frequência de lavagens, com grande volume de água e uso de amaciantes tóxicos, e não desbota porque o tingimento penetra mais e permanece por mais tempo nas fibras, permitindo o uso por longos períodos.”
TECNOLOGIA PARA A NASA
Outros exemplos de tecnologias utilizadas pela Insider são a Outlast, desenvolvida para a NASA, que lança mão de materiais que absorvem, armazenam e liberam o calor na medida certa. E ainda a Emana, com minerais bioativos incorporados à fibra, que absorvem o calor do corpo e o transformam em raios infravermelhos longos, melhorando a performance esportiva.
A marca evita também a poliamida que gera os temidos microplásticos, que vão parar nos mares e oceanos e contaminam pessoas e animais. O único tecido do tipo utilizado é o nylon 6.6, primeira fibra de origem petroquímica biodegradável do mundo.
Com estes exemplos, a Insider se consolida cada vez mais como um negócio sustentável, com propósito, de sucesso, e que tem foco no futuro, sim. Mas atua no aqui e no agora.
A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.