O que é ética empresarial e como ela pode influenciar os negócios das empresas? Nesta vídeo-palestra, o professor Robert Henry Srour, doutor em Sociologia pela USP, discute os benefícios de uma conduta empresarial ética e os riscos de não inserir o tema na estratégia dos negócios.
Leia também: Demissões de CEOs por falta de valores atingem índice recorde
Em sua apresentação, Srour convida o público a refletir sobre questões essenciais para o mercado de hoje, como capital reputacional, credibilidade e negócios de impacto, para defender uma tese provocativa: “A conduta ética vale dinheiro”. Segundo o professor, se utilizada de maneira profissional, científica, sem subjetividade, a ética pode ajudar as empresas a entender – e a solucionar – os impactos produzidos por suas atividades.
Em sua palestra, Srour apresenta acepções equivocadas sobre ética – muitas vezes confundida com códigos de conduta ou com valores morais, por exemplo – e explica que, na verdade, trata-se de uma disciplina teórica, um corpo de saberes.
“Como cientista social, minha abordagem é científica, não filosófica. Precisamos sair do juízo de valor e utilizar o juízo de realidade. A ética científica oferece as ferramentas para essa mudança de visão e de comportamento”.
De acordo com o professor, se todas as empresas do mercado têm como objetivo principal o lucro financeiro, o que irá diferenciá-las – cada vez mais – é a capacidade de compreender as implicações éticas de seus processos, isto é, qual tipo de resultado econômico estão atingindo: ético ou antiético? Ou os dois ao mesmo tempo?
Saiba mais: Líderes empresariais se reunem para discutir ética e diversidade nas empresas
A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.