A Vivo, que utiliza em suas operações 100% de energia limpa e renovável, anunciou que irá produzir a própria energia consumida, expandindo o modelo de negócio sustentável implantado em 2018 nas suas operações de Minas Gerais para todas as regiões do país. A proposta é consumir a própria energia e apenas de fontes limpas e renováveis, sendo 61% de origem solar, 30% de hídrica e 9% de biogás.
O projeto prevê a utilização de um sistema de geração distribuída de energia, em que as usinas contratadas irão fornecer energia para as lojas da empresa, locais onde há equipamentos de telecomunicações, torres e antenas da operadora, e também para os escritórios, por até 20 anos.
Essa iniciativa está alinhada à política de sustentabilidade da companhia, por meio de qual a Vivo se compromete em adotar melhores práticas para estimular a transição energética para um modelo mais sustentável.
Em 2019, a empresa economizou cerca de 7% no uso de energia, por meio de ações como a modernização da rede, uso de tecnologia avançada e substituição de equipamentos. As medidas da empresa compensaram, no último ano, energia suficiente para abastecer 57 mil residências. Além disso, o uso de energia limpa gerada por fontes renováveis permitiu a redução de 50% de emissões diretas e indiretas de gases de efeito estufa, possibilitando à empresa neutralizar sua pegada de carbono.
A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.