Tabajara Bertelli | Ultragaz: Não é sobre sustentabilidade. É sobre pessoas…

10 de dezembro de 2019

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Tabajara Bertelli | Ultragaz: Não é sobre sustentabilidade. É sobre pessoas… - Ideia Sustentável

Venho acompanhando com muito interesse, notadamente nos últimos anos, a mudança que tem se caracterizado pela preocupação com engajamento. Essa preocupação é cada vez mais contundente, a ponto de se tornar praticamente um pré-requisito, uma condição básica, manifestada já nas primeiras entrevistas de emprego pela pergunta: “vocês desenvolvem programas de sustentabilidade?”

Com respostas convincentes, há grande possibilidade de interesse; caso contrário, mesmo considerando as necessidades de sobrevivência, recebemos um “muito obrigado, mas não me interessa”. Isto porque temos toda uma geração que está mais interessada em propósitos e causas do que no sucesso profissional puro e simples. O papel que a empresa desempenha na sociedade dá a verdadeira margem de quanto ela se preocupa e se empenha em ter a sustentabilidade como um pilar para sua estratégia de desenvolvimento e qual é o seu propósito.

Se num passado nem tão distante assim o desafio era conseguir um estágio, ser efetivado e desenvolver uma carreira, o trabalhar pela sociedade era um objetivo subjacente que permeava todo o esforço do indivíduo, junto com o sobreviver, ampliar conhecimentos, desenvolver novas habilidades. A preocupação com o outro, com o meio ambiente, com a postura sustentável era desejável, sim, mas ainda estava longe de atingir o grau de importância que hoje vemos presente na cultura dos profissionais, das empresas e na própria sociedade como um todo – uma mudança inclusive bem acelerada, se considerarmos que ocorreu em pouco mais de uma geração e que, mais importante, não se limitou a ficar na teoria.

Empresas com visão sustentável dedicam boa parte de seu tempo à condução de um processo de transformação que visa à inclusão de todos os níveis nessa cultura. Eu não fui exceção: em mais de duas décadas trabalhando para uma empresa voltada para serviços e, desde sempre, fortemente preocupada em manifestar responsabilidade ambiental, aprendi que seu foco tem que estar voltado também para as pessoas. Só assim a questão passa a ser holística, permitindo crescimento consciente e não apenas um amontoado de iniciativas esparsas.

O fato de atendermos mais de 11 milhões de residências e a 52 mil clientes empresariais, que, juntos, consomem mais de 1,7 milhão de toneladas de GLP, e de atuarmos em todo território nacional, nos dá uma base de relacionamentos extremamente diversificada, que nos permitiu o desenvolvimento de um amplo programa com foco em três frentes de trabalho: educação e cultura para crianças, jovens e adultos de classes menos favorecidas, de abrangência nacional ou regional; apoio ao desenvolvimento sociocultural das comunidades, principalmente do entorno das unidades da companhia; e, finalmente, campanhas educativas sobre saúde, bem-estar e preservação ambiental, direcionadas à sociedade como um todo. Cada uma dessas escolhas traz uma identidade que está no nosso DNA, seja da entidade empresarial em si, seja de cada um de nós. Essa postura, deve se refletir em todos os níveis da empresa, interna e externamente, inclusive no caso de nossos mais de 5 mil revendedores em todo o país. Em conjunto com eles e em parceria com o Ministério da Saúde, já ajudamos a mobilizar a população divulgando temas como estímulo à amamentação, combate ao Zika Vírus e campanhas diversas de vacinação.

Essa preocupação com a condição de vida das comunidades, tão presente em todas as nossas permanentes orientações sobre segurança – um tema que rege nossas atividades –, atinge, agora, uma nova dimensão.

Pelo programa de Empoderamento Feminino, capacitamos mulheres no desenvolvimento de suas carreiras, ampliando a qualidade e quantidade de ações que garantem melhor condição de vida para todos e gerando impacto mensurável na sociedade. É a disposição em ouvir que orienta a ampliação do diálogo e a promoção dos impactos positivos nas comunidades da região de nossas plantas.

Por isso, realizamos, periodicamente, uma pesquisa para identificar os reais desejos e necessidades dessas comunidades, localizadas no entorno de todas as nossas bases de produção. A pesquisa utiliza dados quantitativos e qualitativos, que são obtidos a partir de indicadores socioeconômicos e ambientais e por meio de consultas a representantes do Poder Público (Prefeituras e Secretarias Municipais), Organizações da Sociedade Civil e Lideranças Comunitárias. Os resultados desse processo são utilizados para a melhoria da nossa atuação social nas regiões onde a companhia está presente.

Diante dos desafios e oportunidades identificados, criamos e revisamos projetos, com o objetivo de mitigar carências observadas nas comunidades e valorizar as pessoas como agentes transformadores na construção de uma sociedade mais sustentável e consciente.

Outra importante avaliação que fazemos a cada três anos, por meio de entrevistas, é sobre o êxito dos projetos implementados nas comunidades em relação aos objetivos preestabelecidos. A avaliação desenvolvida em 2018 abrangeu 13 projetos e conquistou um Índice Geral de Satisfação de 8,42 (em uma escala de zero a 10), a partir dos critérios relevância (8,68), qualidade das estratégias (8,05), resultados (8,41), contribuição da Ultragaz (8,46) e perspectiva para o futuro (8,49).

Adicionado a estes movimentos, ressignificamos o nosso propósito, um processo que envolveu os colaboradores numa ampla discussão, capaz de nos conectar de forma explícita com a razão de ser da nossa companhia. Foi inspirador. Tive a oportunidade de participar ativamente destes momentos e posso assegurar que foi uma experiência emocionante, seja pelo compromisso que ele por si só representa, seja pela própria vivência de cada um sobre o tema.

“Usamos nossa energia para mudar a vida das pessoas” demonstra mais claramente essa empatia com o outro – presente em nosso DNA desde sempre – que deve permear todas as nossas atitudes e como traduzi-las em ação e resultados. Só em 2018, por exemplo, mais de 10 milhões de pessoas, de diversas comunidades, foram atingidas por 23 programas de sustentabilidade diferentes, com a participação de centenas de voluntários cadastrados, reforçando a percepção de que somos uma empresa que cultiva relações e cria soluções que mudam a vida das pessoas.

Essa evolução constante, mais do que motivo de orgulho, é garantia de que o conceito de sustentabilidade, que escolhemos incorporar, continue a integrar permanentemente nossas vidas. Porque, no fim, tudo tem a ver com as pessoas.

Descubra como podemos ajudar sua empresa a ser parte da solução, não do problema.

A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.

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