Paulo Stark | Siemens: Sistemas de compliance devem ser para valer, não apenas para constar

3 de novembro de 2016

Compartilhe:
Paulo Stark | Siemens: Sistemas de compliance devem ser para valer, não apenas para constar - Ideia Sustentável

O CEO da Siemens no Brasil, Paulo Stark, conta como o Sistema de Compliance estabelecido pela companhia em resposta a denúncias de irregularidades na Alemanha, em 2006, vem transformando a cultura da empresa, aprimorando sua reputação e, acima de tudo, despertando o orgulho dos colaboradores por pertencerem a uma empresa que inseriu a ética como prioridade na estratégia dos negócios.

Leia também: Sustentabilidade é estratégia para vencer a crise

No depoimento, Stark comenta sua trajetória na Siemens, especialmente duas passagens marcantes: a primeira, em 2006, quando liderava uma unidade de negócio na Alemanha e acompanhou os problemas éticos da companhia estamparem manchetes em jornais do mundo todo. Para corrigir condutas e recuperar a credibilidade, a Siemens apostou em uma reação radical, trocando o comando global imediatamente e estabelecendo um sistema de compliance rigoroso e reconhecido no mundo inteiro.

“O elo que liga o Sistema de Compliance à confiança da sociedade e das pessoas na empresa é a conseqüência”.

O segundo momento marcante da trajetória de Paulo na Siemens se deu quando ele, à frente da organização no Brasil, apresentou ao Comitê Global resultados de investigações internas que mostravam irregularidades na atuação da empresa no país e precisou decidir se a organização deveria compartilhar ou não as informações com as autoridades públicas.

“Não demorou nem 30 segundos para tomarmos a decisão unânime de realizar a denúncia. Porque estava de acordo com os nossos princípios. O problema é que o acordo de leniência não nos permitia divulgar que fomos nós quem fez a denúncia. Os colaboradores ficaram aflitos por um mês. Foi um período quase insuportável para mim”.

Stark chega a se emocionar durante sua fala, lembrando o apoio de seus colaboradores, recebido durante a fase de investigações, após saberem que as denúncias partiram da própria Siemens, seguindo uma postura de transparência e os princípios do Sistema de Compliance. Em um “evento-surpresa”, o CEO da Siemens ouviu a seguinte frase de um grupo de, aproximadamente, mil funcionários: “Paulo, nós estamos juntos com você nessa”.

Descubra como podemos ajudar sua empresa a ser parte da solução, não do problema.

A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.

    Entre em contato
    1
    Posso ajudar?