A Schneider Electric, especialista global em gestão de energia, treinou mais de 50 mil pessoas no mundo por meio de seu programa de capacitação em eletricidade básica com foco em comunidades carentes, o BipBop. Este número excedeu a meta, que era de formar 40 mil pessoas até o fim deste ano. Das pessoas formadas até o momento, o Brasil lidera o ranking entre todos os países, com 30% de todos os capacitados, totalizando 15 mil pessoas em 120 escolas conveniadas, em mais de 100 municípios de 24 estados brasileiros.
“Estamos muito satisfeitos com estes excelentes resultados na formação de pessoas na base da pirâmide, e eles nos incentivam a intensificar os nossos esforços. Treinamento é a chave para o sucesso de todas as ações que tomamos por meio do BipBop”, disse Gilles Vermot Desroches, Vice-Presidente Sênior de Sustentabilidade da Schneider Electric. “Isso permite que as comunidades locais obtenham as competências de longo prazo necessárias para manter e vender soluções de acesso de energia. Por meio da difusão desse know-how, a iniciativa empresarial social lançada pela Schneider Electric anos atrás está gerando frutos gradativamente”, completa.
A iniciativa global, lançada em 2009, tem como missão ajudar a resolver a questão do acesso à energia por meio da implementação de ações baseadas em três pilares: investimentos sociais (negócios), criação de produtos específicos (inovação) e formação (pessoas).
No pilar ‘formação’, o BipBop busca apoiar e desenvolver programas de treinamento em atividades ligadas à gestão de energia (eletricidade, manutenção industrial, entre outros), visando qualificar pessoas que vivem em países de economia emergente, além de melhorar as condições de vida da população de comunidades carentes.
O BipBop trabalha em duas vertentes:
– Na criação de centros de treinamento equipados com o material elétrico e de ensino necessário para o aprendizado e trabalho prático. Graças aos recursos didáticos, estes centros de ensino oferecem aulas à noite (120 horas por pessoa), cursos de formação de curta duração para a certificação (até 4 meses) e cursos de formação conducentes a uma qualificação (1 a 3 anos) dedicado às negociações de energia;
– No treinamento de pessoas por meio de envolvimento de voluntários e funcionários ativos da Schneider Electric, que estabelecem uma plataforma para compartilhar experiências entre os especialistas da companhia e entidades de ensino.
Os projetos e ações liderados pelo BipBop são financiados pela Fundação Schneider Electric, como parte de seu compromisso em apoiar a integração profissional da população carente. Cada iniciativa é implementada em parceria com ONGs e autoridades locais.
Sobre a Schneider Electric
Como especialista global em gestão de energia em mais de 100 países, a Schneider Electric oferece soluções integradas para diversos segmentos de mercado, obtendo posições de liderança em Energia e Infraestrutura, Indústrias e Fabricantes de Máquinas, Data Centers e Networks e Prédios residenciais e não-residenciais. Focada em oferecer energia mais segura, confiável, eficiente, produtiva e sustentável, a Schneider Electric tem mais de 150 mil colaboradores em todo o mundo e faturou globalmente 24 bilhões de euros em 2013, dado o seu compromisso de ajudar as pessoas e organizações a fazerem o máximo de sua energia, utilizando o recurso de maneira mais eficiente. Presente no Brasil há mais de 65 anos, possui cerca de 5 mil colaboradores, 13 filiais comerciais e 10 unidades fabris: Guararema (São Paulo), Sumaré (São Paulo), Curitiba (Paraná), Fortaleza (Ceará), Blumenau (Santa Catarina), Porto Alegre (Rio Grande do Sul), Manaus (Amazonas) e três na cidade de São Paulo. Mais informações em www.schneider-electric.com.
A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.