Marcos Madureira, vice-presidente executivo de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander, aposta no microcrédito para realizar macromudanças a favor do desenvolvimento sustentável.
“Os líderes têm de estar convencidos sobre a importância da sustentabilidade para instigar seus colaboradores e diretores e, assim, criar um efeito de cadeia. Eles devem ser exemplos. Hoje, não é mais possível ter o discurso dissociado da prática.”
Quando Marcos Madureira compartilhou tais palavras com o público do encontro anual da Plataforma Liderança com Valores, não restaram dúvidas de que o executivo foi fortemente influenciado pela passagem de Fábio Barbosa – um dos gurus do tema no Brasil – pela presidência do Santander.
Madureira teve seu primeiro contato com a questão da sustentabilidade no começo dos anos 1990, quando trabalhava com combustíveis em uma empresa e, logo em seguida, com controle de emissões de gases de efeito estufa – experiência basicamente focada na área ambiental. Depois, transferido para o setor financeiro, viu-se diante da tendência que despontava nas empresas: a responsabilidade social.
O líder mune-se dessas passagens e dos aprendizados com outros líderes atentos ao desenvolvimento sustentável para colaborar com a proposta do Santander, que, segundo ele, é unir simplicidade, eficiência, solidez e sustentabilidade.
No âmbito econômico, o banco privilegia o microcrédito, com um programa que oferece recursos e orientação financeira aos empreendedores de regiões de baixa renda.
“Assim, apoiamos seu sucesso e os ajudamos a ser protagonistas de verdadeiras mudanças, tanto da sua própria realidade como das comunidades onde atuam”.
Além disso, a instituição abraçou a causa das energias renováveis e é o maior financiador de energia eólica no Brasil. “Criamos também uma plataforma na qual é possível calcular as emissões de gás carbônico. Toda nossa atividade tem suas emissões compensadas”, ressaltou Madureira.
Leia também: Novo projeto de lei busca aumentar energia solar na matriz brasileira
Para ele, embora o Santander seja uma instituição nova no mercado brasileiro – se comparado à concorrência – e, consequentemente, não tenha uma identidade tão definida junto ao público, é cada vez mais reconhecido por apresentar sistemas muito modernos, pelo dinamismo comercial e, principalmente, pelos esforços de sustentabilidade.
A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.