No início do ano, a Microsoft anunciou um compromisso de, até o ano de 2030, zerar suas emissões de carbono. A empresa, contudo, vai além e pretende, também, remover do meio ambiente todo o carbono que emitiu, diretamente ou por consumo elétrico, desde a sua fundação em 1975.
“Embora o mundo precise atingir o zero líquido, aqueles de nós que podem se dar ao luxo de se mover mais rápido e ir além devem fazê-lo. É por isso que anunciamos uma meta ambiciosa e um novo plano para reduzir e, finalmente, remover a pegada de carbono da Microsoft”
Brad Smith, presidente da Microsoft, em carta no site da corporação
Para atingir esse objetivo, uma das iniciativas adotadas pela empresa é o programa “Centros Circulares”, que visa a reutilização e reciclagem de 90% do resíduo de suas fábricas, principalmente os servidores utilizados nos data centers.
Além disso, a Microsoft também lançou uma iniciativa, que utiliza de sua própria tecnologia e inovação, para ajudar seus clientes e fornecedores de todo o mundo a também reduzirem suas pegadas de carbono.
Leia também: O que é Mercado de Carbono e como isso pode beneficiar o Brasil?
Um novo fundo de inovação climática também foi anunciado pela Microsoft. A empresa investiu US$ 1 bilhão para acelerar o desenvolvimento global de tecnologias de redução, captura e remoção de carbono do meio ambiente.
Os avanços em todas essas frentes serão publicados, a partir do próximo ano, no novo relatório de sustentabilidade da empresa, que irá detalhar essa jornada de impacto positivo e redução de carbono.
“A partir do próximo ano, a Microsoft também fará da redução de carbono um aspecto explícito de nossos processos de compras para nossa cadeia de suprimentos. Um novo relatório anual de sustentabilidade ambiental detalha o impacto de carbono e a jornada de redução”
Lucia Rodrigues, líder de Filantropia da Microsoft Brasil, ao Canaltech
Para cumprir esse compromisso de zerar emissões de carbono e removê-lo do meio ambiente, a Microsoft determinou sete princípios a serem seguidos por toda a empresa:
A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.