Itaú Unibanco lança relatório anual e traz avaliação de impacto de seus financiamentos

27 de abril de 2018

Compartilhe:
Itaú Unibanco lança relatório anual e traz avaliação de impacto de seus financiamentos - Ideia Sustentável

O Itaú Unibanco lança nesta sexta-feira, dia 27, seu Relatório Anual Consolidado e Relato Integrado de 2017. Os materiais, disponíveis no site http://www.itau.com.br/relatorio-anual, trazem informações sobre desempenho financeiro e não financeiro, estrutura, atividades, operações e estratégia de geração de valor aos diversos stakeholders da instituição.

Os relatórios conectaram seus principais temas com a agenda global dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Cada vez mais o desafio das empresas é desenvolver negócios que gerem impacto positivo para a sociedade. Com essa mentalidade, avaliamos produtos, processos e serviços e seu respectivo potencial de impulsionar o desenvolvimento, criar oportunidades, e ser relevante na economia e na sociedade. Este é o nosso propósito: estimular o poder de transformação das pessoas. Queremos, por meio dele e dessas iniciativas, conectar nossas ações, avaliar impactos  e contribuir cada vez mais para a agenda Global dos ODS”, afirma Denise Hills, superintendente de Sustentabilidade e Negócios Inclusivos do Itaú Unibanco.

Destaque para o capítulo referente à Responsabilidade Bancária, no qual o banco amplia a ótica de mensuração de impactos socioambientais, por meio de estudos que avaliam as principais consequências da sua atuação. Com isso, o Itaú volta as atenções para os impactos que suas atividades causam para a sociedade no seu entorno. Como consequência, a instituição consegue mitigar riscos gerados para o meio ambiente. Entre os resultados apresentados foi identificado que as agências digitais são mais eficientes em termos de emissão de gases de efeito estufa nas suas atividades, apresentando um impacto na pegada de carbono 26% menor que as agências físicas. Atualmente, o Itaú conta com 160 agências digitais, um crescimento de 19% comparado ao ano de 2016. Os objetivos do desenvolvimento sustentável contemplados aqui são: 6) água potável e saneamento; 7) energia limpa e acessível; 8) trabalho decente e crescimento econômico; 9) indústria, inovação e infraestrutura; 12) consumo e produção responsáveis; e 13) ação contra a mudança global do clima.

Outra novidade é a avaliação de impacto social com olhar para os Direitos Humanos. Essa análise foi realizada no formato Due Diligence, um processo de avaliação e análise da gestão de direitos humanos do banco com seus diversos públicos de atuação. O objetivo é assegurar o respeito aos direitos humanos, de acordo com os Princípios Orientadores da ONU sobre Empresas e Direitos Humanos. O Itaú mantém parcerias e compromissos formais com iniciativas como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos; Pacto Internacional sobre os Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, e Organização Internacional do Trabalho (OIT), entre outras. O objetivo do desenvolvimento sustentável contemplado aqui é o 3) saúde e bem-estar

No site http://www.itau.com.br/relatorio-anual, formatado também para mobile, é possível baixar a íntegra dos relatórios em PDF nas versões português e inglês, além de assistir aos vídeos com mensagens do presidente executivo da instituição, Candido Bracher, e dos presidentes do Conselho de Administração, Roberto Setubal e Pedro Moreira Salles.

Relato Integrado e Relatório Anual Consolidado

O Itaú Unibanco foi pioneiro entre as instituições financeiras brasileiras e um dos primeiros bancos do mundo a aderir, em 2013, ao programa piloto para relatos integrados do International Integrated Reporting Council (IIRC). Em 2014, o banco publicou a primeira versão de seu Relato, segundo as diretrizes do framework do IIRC. No mesmo ano, divulgou também seu primeiro Relatório Anual Consolidado, fruto da unificação do Relatório Anual de Sustentabilidade, do Formulário 20F e do Prospecto de Dívida (Medium Term Notes).

“Reformulamos o conteúdo de uma série de temas nesta edição do Relatório Anual Consolidado 2017, com o objetivo de refletir sobre a gestão atual da organização e, com base nos questionamentos e análises sobre nossa operação por diversos agentes do mercado de capitais. São eles: remuneração, estratégia, fatores de risco, gestão de risco, governança corporativa, pontos forte competitivos, negócios e análise financeira da operação. O objetivo é aumentar a qualidade da informação e simplificar a linguagem adotada para comunicarmos estes assuntos. Anunciamos também nossa agenda estratégica de médio e longo prazos, pautada em seis frentes de atuação e baseada em governança corporativa e sustentabilidade. No capítulo de estratégia, descrevemos cada uma dessas frentes”, afirma Alexsandro Broedel, diretor-executivo de Finanças e Relações com Investidores do Itaú Unibanco.

O Relato Integrado promove uma abordagem mais coesa e eficiente ao processo de elaboração de relatos corporativos, visando melhorar a qualidade da informação disponível aos provedores de capital financeiro permitindo a alocação de capital de maneira mais eficiente e mais produtiva. O objetivo principal de um relatório integrado é explicar aos provedores de capital financeiro como uma organização gera valor ao longo do tempo. “O Relato Integrado é uma importante ferramenta para exercer o diálogo transparente com nossos públicos de relacionamento. Utilizamos para responder aos nossos provedores de capital financeiro como criamos e compartilhamos valor de forma sustentável”, afirma Broedel.

No Relato Integrado, destacamos que o Itaú gerou R$ 67,2 bilhões em valor adicionado em 2017, que é o quanto o banco distribuiu na economia do País por meio de receitas, remuneração de colaboradores e acionistas, impostos, doações e investimentos na comunidade.

Por ter adotado o Relato Integrado, o Itaú Unibanco já conquistou três prêmios – beyondBanking Awards (concedido pelo BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento); Latin American Excellence Awards (Revista Communication Director); e Prêmio Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial). Além disso, o material produzido pelo banco tem sido benchmark para empresas de diversos setores, entre elas BNDES e EDP, e tem sido pesquisado pelo meio acadêmico.

Sobre o Itaú Unibanco

Com mais de 90 anos de história, o Itaú Unibanco é o maior banco privado da América Latina e está presente em 19 países das Américas, Europa e Ásia. Dispõe de uma extensa rede de atendimento composta de mais de quatro mil agências e postos de atendimento bancário e 46 mil caixas automáticos em todo o País, atendendo clientes pessoa física e jurídica de todos os segmentos. Além disso, o objetivo do Itaú é se tornar uma instituição cada vez mais digitalizada. A visão do Itaú é ser um banco líder em desempenho sustentável e satisfação do cliente. Seu objetivo é promover mudanças positivas nas vidas das pessoas e na sociedade como um todo. As ações do banco são negociadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova York, e a instituição há 18 anos consecutivos compõe a carteira do Dow Jones Sustainability World Index. Para mais informações, visite: http://www.itau.com.br.

Descubra como podemos ajudar sua empresa a ser parte da solução, não do problema.

A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.

    Entre em contato
    1
    Posso ajudar?