Itaú Unibanco é reconhecido como uma das empresas que mais promove igualdade de gênero no mundo

24 de janeiro de 2020

Compartilhe:
Itaú Unibanco é reconhecido como uma das empresas que mais promove igualdade de gênero no mundo - Ideia Sustentável

Pelo quarto ano consecutivo, o Itaú Unibanco integra o Bloomberg Gender-Equality Index (GEI), lista de empresas de capital aberto que estão comprometidas com a promoção da igualdade de gênero no universo corporativo.

“A igualdade de gênero faz parte dos nossos esforços para promoção de um ambiente de trabalho cada vez mais inclusivo, diverso e saudável. Estar mais uma vez no Bloomberg Gender-Equality Index é um reconhecimento da consistência das nossas ações, dos avanços que temos conquistado nessa direção e da transparência com que os reportamos para o mercado e a sociedade como um todo”, afirma Valéria Marretto, diretora de Recursos Humanos do Itaú Unibanco.

Apesar de compor o índice pela quarta vez consecutiva, a companhia tem se empenhado em promover cada vez mais uma cultura corporativa voltada para a diversidade. Recentemente, o Itaú Unibanco lançou 8 Compromissos de Impacto Positivo, que consistem em um conjunto de iniciativas, com diretrizes e metas, para a geração de impacto positivo na sociedade. Um desses compromissos diz respeito à gestão inclusiva, cuja uma das metas é aumentar o número de mulheres em cargos de liderança.

“O lançamento dos 8 compromissos representa uma mudança de paradigma na nossa forma de atuar em sustentabilidade. Os compromissos representam desafios reais dos nossos negócios e da sociedade, que serão acompanhados e monitorados por todo o banco”, explica Luciana Nicola, superintendente de Relações Institucionais, Microcrédito e Sustentabilidade da companhia.

Além disso, o Itaú Unibanco promove a igualdade de gênero no mercado de trabalho por meio de programas de impacto social, como o Itaú Mulher Empreendedora. O programa é voltado para mulheres donas de empresas e que sejam clientes do banco como pessoa física ou jurídica.

Leia também: Estudo do Itaú revela números expressivos sobre empreendedorismo feminino

O Programa Itaú Mulheres Empreendedoras é voltado para mulheres donas de empresas e que sejam clientes do banco como pessoa física ou jurídica. Imagem: divulgação

Bloomberg Gender-Equality Index

O Bloomberg Gender-Equality Index, abreviado pela sigla GEI, é um índice global que acompanha e avalia a performance financeira de empresas de capital aberto que promovem a igualdade de gênero.

Leia também: Goldman Sachs só apoiará empresas com diversidade na diretoria do conselho

O relatório do GEI mede a igualdade de gênero no ambiente corporativo em cinco dimensões:

De acordo com Bloomberg, empresa de tecnologia e dados para o mercado financeiro que criou o GEI, à medida que a demanda dos investidores por produtos ESG aumenta, o índice passa a representar uma importante oportunidade para as empresas atraírem novo capital e ampliarem sua base de investidores. Muitas empresas tem usado sua inclusão no índice para demonstrar seu compromisso com a equidade de gênero, um dos temas da sustentabilidade.

A edição de 2020 do GEI, anunciada em janeiro, lista 325 empresas, que somam uma capitalização de mercado no valor de US$ 12 trilhões. No Brasil, há 4 companhias que integram o GEI 2020, entre elas o Itaú Unibanco. Na edição passada, o GEI contava com 230 empresas.

Saiba mais: Sustentabilidade é palavra de ordem na nova carta de Larry Fink, CEO da BlackRock

Descubra como podemos ajudar sua empresa a ser parte da solução, não do problema.

A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.

    Entre em contato
    1
    Posso ajudar?