A empresa Iguá Saneamento concluiu desembolso de R$ 880 milhões em emissões de duas debêntures sustentáveis para o setor de infraestrutura, destinadas para as concessões em Cuiabá e Paranaguá. Além de representarem as maiores debêntures de infraestrutura de saneamento privado no Brasil, elas são as primeiras debêntures sustentáveis para o setor, reconhecidas pela SITAWI Finanças do Bem.
Debênture é um título emitido por empresas de capital aberto a fim de conceder direito de crédito ao investidor, que é remunerado por meio de juros. Sua rentabilidade é superior a muitos investimentos de renda fixa. Esta é uma forma do investidor emprestar dinheiro para empresas e, no caso de uma debênture sustentável, os recursos são investidos em projetos com benefícios socioambientais.
Leia também: Debênture sustentável já é realidade no Brasil
“Mesmo na crise, tivemos a confiança de cinco bancos que deram a garantia firme para as operações. É um sinal da resiliência do setor e da solidez e capacidade financeira da companhia”, afirma Felipe Fingerl, diretor financeiro e de relações com investidores da Iguá.
De acordo com Fingerl, a demanda pelos títulos, que foram comprados por grandes investidores, superou três vezes a oferta, e contou com garantia gerada pelos bancos. Estes, ficaram com pouco mais de 40% da emissão.
A emissão das debêntures acontece em meio à uma crise, causada pela pandemia de covid-19, que evidencia a falta de infraestrutura e investimentos no saneamento básico do Brasil e que levou o Senado a aprovar, em 24 de junho, projeto do novo marco legal do setor.
Saiba mais: Crise do coronavírus evidencia urgência de investimento no saneamento básico e regulação do setor
A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.