Cristina Palmaka é a presidente da SAP no Brasil. Formada em Ciências Contábeis pela Fundação Armando Álvares Penteado, concluiu sua pós-graduação e MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), e também fez uma extensão na Universidade do Texas. Além de uma excelente gestora, Cristina é atleta! Ela se dedica a corridas de longa distância e, entre suas competições, participou da tradicional São Silvestre. Palmaka é líder na Plataforma Liderança com Valores desde 2018, quando participou do evento CEO com Propósito.
Durante o CEO com Propósito de 2018, evento idealizado pela Plataforma Liderança com Valores, a SAP Brasil esteve presente. Cristina Palmaka falou sobre as ações e projetos da empresa em diversidade e inclusão.
Cristina Palmaka tem mais de 30 anos de atuação profissional. Antes de ser nomeada presidente da SAP Brasil, passou por outras empresas multinacionais, também do segmento tecnológico, como HP, Philips e Microsoft.
É uma das poucas mulheres líderes a assumir o posto mais alto de uma grande empresa no Brasil, especialmente no segmento de tecnologia. Por isso, é uma grande inspiração para a representatividade feminina.
Em entrevista ao UOL, Cristina discorre sobre o seu papel como uma das mulheres mais influentes no mundo corporativo. “A minha missão é criar um ambiente inclusivo. Para as mulheres, particularmente, minha direção é: trabalhem muito, preparem-se, coloquem os objetivos que vocês querem, as suas ambições, corram atrás desses seus sonhos, estejam abertas aos ‘trade-offs’, às trocas que terão que fazer nessa jornada, mas não deixem nada, nenhum pré-conceito, tirá-las dessa jornada de crescimento”.
Leia também: Mulheres líderes – elas estão cada vez mais empoderadas
Para ela, que sempre atuou com a tecnologia, a transformação digital é, para as empresas, uma questão de sobrevivência. A tecnologia deve estar sempre – e cada vez mais – associada a valores de sustentabilidade, como ética, respeito à diversidade e ao outro, e cuidado com o meio ambiente. E é para isso que a tecnologia deve ser usada, criando soluções inovadoras para as questões que afligem o mundo.
Uma das suas grandes motivações é a possibilidade de liderar e treinar equipes para a criação de soluções que impactem positivamente a vida das pessoas.
Entretanto, para que essa transformação ocorra, a tecnologia em si tem papel secundário, segundo Cristina. A líder defende que a mudança deve ocorrer nas pessoas, nos gestores e na alta liderança das empresas. Os líderes, de modo especial, precisam adotar uma visão voltada para a sustentabilidade e para a inclusão, segundo Palmaka, pois eles irão guiar os colaboradores e todos os processos institucionais para essa transformação.
“A forma de incluirmos as pessoas precisa ser genuína. Isso deve ser refletido nos processos, no recrutamento e na seleção de uma forma normal. Precisamos discutir abertamente esse tema, com muita clareza e preparação de nossos líderes e funcionários”
Escrito por Marcos Cardinalli
A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.