Na manhã do dia 26 de abril, executivos das mais diversas áreas se reuniram com um propósito: discutir novas ações e melhorias para as atividades da Plataforma Liderança Sustentável. Foi a primeira reunião do mais novo Conselho Consultivo da PLS, que teve, como foco, uma rica discussão voltada para a seguinte pergunta: “Como podemos melhorar a relevância e ampliar os impactos da Plataforma?”.
Vale salientar que as opiniões dos membros do Conselho tinham um olhar voltado para o novo lema do projeto. Em 2017, A Plataforma Liderança Sustentável assumiu, como bandeira, uma mensagem que sempre fez parte de sua missão: a de “Líderes com Valores, Negócios Com Valores”.
Entre os participantes estava Jorge Soto, que relatou os impactos que as redes sociais e o marketing para que sua mensagem chegue aos clientes. É uma estratégia para definir seu público e atingí-lo. Já Elisa Prado relembrou a grande história que Ricardo Voltolini e a equipe da Ideia Sustentável construíram, ao longo de 8 anos, realizando novas edições e compartilhando novos cases e experiências com o público. Daniela Gentil acredita que a Plataforma deve propagar suas ações através da educação de jovens.
Glauco Requião, exemplificou o depoimento de Daniela através de uma ação de sua companhia, na qual o objetivo da companhia era disseminar o esporte de base. No caso, a ação pretendia que os jovens pudessem enxergar ídolos do vôlei como inspiração. E o executivo acredita que os cases da Plataforma Liderança Sustentável possuem um papel similar aos do projeto feito pela Sanepar.
Ricardo Voltolini, diretor-presidente da Ideia Sustentável, também contou um pouco sobre as atividades que a Plataforma Liderança Sustentável realiza, principalmente sobre o Líder Geração P, novo programa de formação de jovens que chegou, recentemente, ao Baixo Sul da Bahia para capacitar 100 meninos e meninas da Casa Familiar de Tancredo Neves.
Ademar Bueno, logo complementou Ricardo, falando sobre a importância do programa e expôs a importância do “jovem falando para o jovem”. Segundo Ademar, ao ser ensinado por um jovem, o aluno passa a acreditar que também pode realizar uma determinada ação imediatamente, sem precisar esperar chegar na idade de um orientador mais experiente.
Regina Magalhães, mostrou-se preocupada com o processo de educação digital, e acredita que as empresas deveriam utilizar, cada vez mais, as tecnologias modernas em busca de soluções de problemas dos âmbitos social, ambiental e econômico.
Aproveitando o assunto levantado por Regina, Denise Hills, fez um questionamento para todos: “O que realmente importa quando falamos de sustentabilidade nas empresas?”. Com isso, afirmou que a Plataforma pode unir diferentes ODS para criar novos produtos, respeitando as necessidades das pessoas, mais uma vez com a ajuda das redes sociais. Por fim, Juliana Nunes afirmou que um dos desafios da Plataforma é fazer com que os valores das empresas se conectem aos valores pessoais de colaboradores e clientes.
A Plataforma agora se prepara para seu próximo evento, a ser realizado no dia 28 de junho, o Líder 2030 Talks! Este ano, a temática será sobre o RH e Cultura de Sustentabilidade.
A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.