O Instituto Conexões Sustentáveis (Conexsus) é uma organização sem fins lucrativos criada em 2018 com a missão de ativar o ecossistema de negócios de impacto socioambiental, especialmente os de base comunitária, para gerar renda no campo e, ao mesmo tempo, conservar florestas e outros biomas. Os negócios beneficiados são formados principalmente por cooperativas, associações e micro e pequenas empresas.
Entre 2018 e 2019, a Conexsus realizou uma iniciativa para mapear negócios de impacto socioambiental no Brasil e testar soluções para tornar esses empreendimentos mais estruturados e rentáveis, integrando-os a cadeias produtivas mais justas e sustentáveis.
Já neste ano de 2020, o Instituto criou o Plano de Resposta Socioambiental, em parceria com a Unicafes, CNS e Fundo Vale, para dar suporte a pequenos produtores e extrativistas afetados pela crise econômica provocada pela pandemia de covid-19. Um levantamento realizado com 131 negócios comunitários mapeou o impacto da crise na agricultura familiar e no extrativismo e orientou as prioridades do Plano.
De acordo com o levantamento da Conexsus, 70% desses negócios sofreram redução no volume de vendas, e 35% relataram dificuldades de logística na entrega dos produtos. Além disso, 80% dos empreendimentos não possuíam mais reservas de capital para operar a partir do mês de junho de 2020.
O Instituto Conexões Sustentáveis busca ajudar esses negócios em três frentes: desenvolvimento de modelos de impacto socioambiental; arranjos de comercialização para ampliação e fortalecimento das conexões entre produtores, indústria, varejo e consumidores; e soluções financeiras customizadas para o meio rural e florestal, e destravamento do acesso ao crédito público.
Leia também: A Amazônia é nossa e vale muito!
A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.