“Viva mais retornável” é a atual campanha da Coca-Cola em prol da sustentabilidade. A empresa utiliza, pela primeira vez, a força da bebida Coca-Cola, sua principal marca, para estimular o uso de embalagens retornáveis por seus clientes.
“Estamos usando a grande força da marca nesse compromisso, que será acelerado com o investimento na linha de garrafas PET retornáveis. Essa agenda é urgente para o planeta e para a sustentabilidade do negócio”, afirma Poliana Sousa, diretora de Marketing da Coca-Cola no Brasil.
A campanha, que estreou com um vídeo lançado em maio na TV aberta e nas plataformas digitais da empresa, conta com diversos conteúdos sobre o processo de fabricação e o ciclo de vida das garrafas retornáveis. Assista ao vídeo da campanha:
Além disso, para incentivar os consumidores a optarem pelas garrafas retornáveis, a Coca-Cola sorteia 01 casa por semana, até o final de mês de julho.
As embalagens retornáveis têm um preço bem mais acessível, custando até 30% mais barato que as garrafas PET tradicionais. Além disso, duram, em média, 12 trocas no ponto de venda. Ao final de sua vida útil, as garrafas retornáveis são encaminhadas para a reciclagem.
Segundo dados da campanha “Viva mais retornável”, as embalagens retornáveis são reutilizadas diversas vezes e emitem 62% menos carbono, além de não gerarem resíduos, o que evita o descarte de milhões de garrafas por ano.
Em 2017, antes da empresa assumir uma nova visão a respeito de suas embalagens, a companhia vendeu cerca de 128 bilhões de garrafas PET, e muitas acabaram desperdiçadas, de acordo com Ben Jordan, diretor sênior de Política Ambiental da The Coca-Cola Company. “A questão do resíduo das embalagens – e, especificamente, dos detritos marinhos – está mais latente do que nunca, e representa uma ameaça para o nosso planeta. O mundo tem um problema de embalagens, e nós – assim como outras companhias – temos a responsabilidade de ajudar a resolver isso e garantir que garrafas e latas não irão parar onde não devem. Todos nós precisamos ajudar a coletar e reciclar mais embalagens, mantendo esse material girando na economia e fora do meio ambiente”, explica.
A campanha “Viva mais retornável” faz parte do compromisso assumido pela Coca-Cola com a Agenda 2030 e seus Objetivos de desenvolvimento Sustentável. Em 2018, a companhia anunciou sua missão de coletar e reciclar o equivalente a 100% de suas embalagens até o ano de 2030.
Tanto a companhia quanto a sua rede global de engarrafadores assumirão essa ousada meta. Com o plano “Mundo sem resíduos”, a empresa passa a focar em todo o ciclo de vida de suas embalagens, desde a etapa em que são pensadas e produzidas até o momento de reutilização e reciclagem. Para cumprir esse objetivo, o Sistema Coca-Cola Brasil, apostando em inovação, conta com um investimento de aproximadamente R$ 3 bilhões em 2019.
“Consumidores do mundo inteiro se preocupam com o planeta. Eles querem e esperam que companhias como a nossa sejam líderes e contribuam para que um mundo livre de resíduos seja possível”, afirma James Quincey, presidente e CEO global da The Coca-Cola Company. “Através dessa visão ‘Mundo sem resíduos’, estamos investindo no planeta e em nossos recipientes para ajudar a transformar o problema das embalagens em algo do passado”.
Além da campanha, a empresa está envolvida em outras ações, alinhando sua política de sustentabilidade com diversos ODS.
A Coca-Cola trabalha, por exemplo, para oferecer cada vez mais opções com menos açúcar e também no incentivo a iniciativas que melhorem o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua. Uma ação executada pela companhia, por meio do Instituto Coca-Cola, é a Aliança Água + Acesso, em que por meio de parcerias com outras instituições, a companhia leva o acesso à água potável e saneamento à regiões isoladas do Brasil. A iniciativa foi case apresentado na edição de 2019 do Líder 2030 Talks, um dos encontros anuais da Plataforma Liderança com Valores.
A Coca-Cola Brasil é patrocinadora da Plataforma Liderança com Valores, maior movimento brasileiro de lideranças para a sustentabilidade, e já esteve presente em outros de seus encontros. Em 2018, por exemplo, Henrique Braun, CEO da Coca-Cola Brasil, esteve no palco do evento CEO com Propósito, também da Plataforma, para apresentar a campanha interna da empresa pela diversidade.
Escrito por Marcos Cardinalli
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