Com presença na cidade de Caxias há 14 anos, a Brasil Kirin, uma das maiores fabricantes de bebidas do país, dará início a reformas na escola municipal Jerônimo Castro, facilitando o acesso à água e a mobilidade de crianças com deficiência física às salas de aula.
Com o começo das obras previsto para o dia 23 de março, a Brasil Kirin construirá duas salas de educação inclusiva seguindo a premissa de acessibilidade às crianças deficientes. Também será construído um poço artesiano para captação de água e instalados painéis fotovoltaicos para geração de energia elétrica do sol, garantindo independência no abastecimento da escola. “O projeto foi desenvolvido junto à Prefeitura de Caxias e parceiros locais para entendermos as prioridades da escola e assim ampliar o acesso à agua e contribuir para a melhoria da qualidade de vida de alunos e profissionais que dela usufruem”, declara Rogério Grecco, Diretor de Engenharia da Brasil Kirin. A conclusão do projeto está prevista para quatro meses após o início das obras.
Outras obras
Além da escola, a empresa também revitalizará o emissário de efluentes líquidos tratados da fábrica que está em atividade há muitos anos. A estrutura sofreu desgaste natural pela ação do tempo e do uso, principalmente nas caixas de passagens e bocas de visitas. Com a revitalização serão recuperadas as características originais do emissário, garantindo condições seguras até o ponto de descarte – realizado em conformidade com as leis ambientais do município.
“A revitalização do emissário de efluentes líquidos tratados vai concentrar os trabalhos por segmentos: uma parte da reforma se conclui para que só assim comece a próxima. Essa estratégia visa minimizar os incômodos para a comunidade concentrando os esforços em trechos reduzidos e encurtando o espaço de tempo”, explica Grecco.
Brasil Kirin em Caxias
Atualmente a fábrica emprega cerca de 350 pessoas em Caxias e é um importante investidor em projetos sociais na região. “Um deles foi o Qualifica, que promoveu a capacitação profissional de mais de 100 pessoas da comunidade Soledade e Vila Esperança em parceria com SENAI, por exemplo. Além disso, em parceria com a Prefeitura, apoiamos diversas iniciativas como a Semana da Árvore, o Dia da Água e a campanha de Outubro Rosa, que tem como objetivo combater o câncer de mama”, reforça Lisandro Hunter, gerente da fábrica.
Lisandro lembra que a Brasil Kirin tem como diretriz criar valor compartilhado, fomentando o desenvolvimento local por meio da geração de emprego, da capacitação de mão de obra, do acesso à educação, saúde e infraestrutura e do impacto na economia do município. “A Brasil Kirin é hoje uma das empresas mais reconhecidas e premiadas por suas ações nas fábricas e projetos sustentáveis no Brasil. Nossas fábricas e profissionais realizam todas as operações visando também impactar positivamente no desenvolvimento humano e na economia local”.
A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.