Artigos

Aqui você encontra conteúdos que tratam de temas como liderança, consumo consciente, planejamento, inovação, gestão, comunicação, reputação, mudanças climáticas, educação, energia, água, resíduos, relatórios, investimento social privado, diversidade, economia verde e economia circular.

“Pessoas negras não têm reserva financeira por conta da baixa expectativa de vida”, diz CCO da Conta Black

Executiva que empreende em finanças voltadas para a população negra conta os desafios de chegar nas necessidades que o sistema tradicional não vê

Startup cria sistema que destina parte de compras online para instituições. E ninguém paga mais caro por isso

Empresa mineira conhecida como “Shopping Online do Bem” incentiva doações durante vendas por e-commerce e desenvolve ferramentas para melhorar a captação de recursos de organizações sociais.

“Não dá para fechar os olhos”, diz fundador da Médicos da Floresta, que ajuda indígenas a recuperarem a visão

O oftalmologista Celso Takashi Nakano, de 46 anos, fundou uma organização multidisciplinar que leva cuidados fundamentais de saúde para as populações nativas das áreas mais remotas do Brasil

“Se eu acredito, eu vou”, diz Marina Peixoto, ex-executiva da Coca-Cola, que hoje comanda movimento pela equidade racial

Aos 46 anos, a mineira Marina Peixoto conta de que forma sua trajetória profissional, que tem hoje o compromisso de gerar 10 mil cargos de lideranças negras até 2030, passa pela sua vida pessoal.

“Um sonho que tirei do papel: empreender para reduzir a fome no Brasil”, diz Lucas Infante, CEO da Food to Save

Em dois anos de funcionamento, startup movimenta mais de R$ 5 milhões e “salva” mais de 300 toneladas de alimentos que, em vez de serem descartados, são vendidos com até 70% de desconto.

Como levar a inovação produzida dentro das salas de aula para a agenda das empresas? É o que explica a EMERGE

Em funcionamento desde 2016, EMERGE Brasil defende que é preciso destrancar as portas da academia para que a ciência ofereça soluções reais a problemas que já comprometem produtos e serviços na indústria.

“Uma empresa nasce ESG se a gente olhar os problemas ao nosso redor”, diz Mariana Silva, CEO da Planty Beauty

Biomédica conta como saiu do interior da Bahia, estudou dentro e fora do Brasil, e agora fundou uma startup de sucesso, que usa a biotecnologia para produzir cosméticos mais limpos do que os desenvolvidos pela indústria.

“Não existe ESG em grande escala sem digitalização”, diz Juliana Minorello, do Movimento Inovação Digital

Grupo que já conta com mais de 140 empresas defende a chamada “economia do compartilhamento” e pretende mostrar que práticas socioambientais devem estar alinhadas a um processo de transformação digital.

“Diversidade traz lucro para empresas”, diz advogada trans, que oferece consultoria sobre inclusão para grandes corporações

Gabriela Augusto, que dirige a Transcendemos, ensina como um quadro diverso pode ser promovido no ambiente corporativo, e aponta a riqueza da contratação étnico-racial, de gênero, LGBTQ+ e de pessoas com deficiências.

ESG ou EG: de que forma um RH estratégico faz toda a diferença em um modelo sustentável de negócio

Neste artigo, Ricardo Voltolini, um dos primeiros consultores em sustentabilidade empresarial do Brasil, aponta uma tendência para o mercado: a importância de valorizar os Recursos Humanos quando o assunto é ESG.

“Levamos à ONU um novo olhar para a mesma questão: a representatividade em altos cargos”, diz CEO da Tereos

Kwami Alfama marcou presença do país no SDGs in Brazil, evento do Pacto Global da ONU, e conta com exclusividade de que forma provocou a discussão da importância de pessoas negras em lideranças empresariais.

Nestlé aposta em plataforma de inovação que pretende ajudar a resolver problemas da alimentação do futuro

No hub Panela Nestlé a empresa convida startups, fornecedores e outros stakeholders para pensar em toda a cadeia de alimentos e desenhar um ecossistema alimentar regenerativo que funcione de acordo com a economia verde.

Por que alterar as fontes de energia se tornou uma questão de sobrevivência para o mundo – e também para as empresas

Durante um mês, NetZero trará as reportagens e as informações mais relevantes sobre um tema que está mobilizando todo o planeta e que precisa estar na pauta de prioridades de todas as companhias: a transição energética

“Desmatar está mais barato do que replantar: é preciso subir este custo para as empresas”, defende procuradora

Ana Carolina Haliuc, do Ministério Público Federal do Amazonas, propõe método da calculadora de carbono, uma brecha jurídica prevista na legislação, que prevê sanções mais severas para quem promove o desmatamento.

Brasil tem abundância de recursos naturais, mas isso não basta para dominar o mercado de energia, analisa especialista

Luciano Losekann, professor da UFF que coordenou estudo sobre transição energética dos BRICS, defende que, apesar de estar na liderança no setor, Brasil ainda precisa investir em tecnologia para não ficar para trás.

“Faltam dois pilares ao ESG: lucro e espiritualidade”, provoca Pedro Moura, da Viana & Moura Construções

Filho dos fundadores do Grupo Moura, fábrica que começou no quintal de sua casa, o empresário decidiu investir no sonho de garantir casa própria a famílias de baixa renda. Agora ele aposta também na primeiríssima infância.

Descarbonização, descentralização, digitalização e democratização: os 4 desafios da transição energética

Conhecidos como 4 Ds, os desafios impostos pela emergência de reduzir as emissões de carbono do planeta estão na ordem do dia – a tarefa é complexa, demanda longo prazo, e diversos setores trabalhando em conjunto.

1 ano de NetZero: Ricardo Voltolini estreia coluna Legado, uma série de entrevistas inspiradoras com líderes ESG

De maneira leve e bem-humorada, neste primeiro episódio, Leonel Andrade, CEO da CVC Corp, conta como lidera o grupo, a importância do respeito e da diversidade e, sobretudo, do aprendizado contínuo com os mais jovens.

Ganha-ganha: app de delivery aposta em relações justas para restaurantes, entregadores e consumidores

AppJusto nasceu a partir de reivindicações de entregadores de grandes aplicativos, que lutam contra a precarização, por condições melhores de trabalho, remuneração e transparência, especialmente no pós-pandemia.

Especialistas debatem: com foco na agenda ESG, quais os caminhos mais viáveis para eletrificar a frota do Brasil?

Guilherme Hannud, consultor da Cicloway, e Paulo Cardamone, CEO da Bright Consulting, falam sobre os prós e contras dos veículos elétricos e concordam sobre a necessidade de uma mobilidade sustentável.

“O mundo não vai resolver questões climáticas sem o Brasil”, diz Marina Cançado, CEO da Future Carbon Group

A especialista em investimentos sustentáveis e de impacto, que liderou o Brazil Climate Summit, afirma que investidores devem crer que o país tem o potencial de se tornar o maior gerador de créditos de carbono do planeta.

“A fome é urgente”, diz Alcione Pereira, que leva excedentes do varejo para a mesa de quem precisa

Connecting Food captura alimentos das cadeias de distribuição, que iriam para o lixo, e os direciona para organizações. A foodtech atua hoje em mais de 600 pontos de varejo, garantindo 14,4 milhões de refeições.

Analistas alertam para pobreza energética e apontam que transição deve lembrar da população que não pode pagar

Para especialistas, tarifas mais pesadas recaem sobre famílias de baixa renda e migração para novas matrizes de energia precisa incluir no planejamento quem hoje tem que escolher entre comer ou pagar a conta de luz.

Executiva trans estuda como Inteligência Artificial influencia decisões e está conectada com ESG

Danielle Torres, sócia-diretora da KPMG e mestranda em Analytics no Instituto de Tecnologia da Geórgia (EUA), aponta que algoritmos tem vieses e refletem o comportamento da sociedade, chegando na gestão das empresas.

Gigantes do setor de alimentos apresentam ao mundo um plano para reduzir emissões e limitar aquecimento global

Roteiro, que foi foi prometido em Glasgow, no ano passado, traz ações para os setores de óleo de palma, soja e pecuária, visando proteger sistemas alimentares, meios de subsistência dos produtores e a biodiversidade.

Marco Dalpozzo, o executivo que descobriu o vento: “Líderes devem ter um lado B. Porque só o lado A não basta”

Italiano radicado no Brasil há mais de 20 anos, ele já dirigiu grandes corporações como a Unilever e a CBF; hoje investe no turismo sustentável e prova que é possível ter um negócio de sucesso sem derrubar uma árvore.

COP 27: ainda há esperança de recuperar o tempo perdido e escapar do pior caos climático da história?

Tom alarmista deve caracterizar as próximas duas semanas do mais importante evento sobre mudanças climáticas do mundo. Números comprovam que falta ambição e senso de urgência na condução do assunto.

“Estamos diante de uma COP decisiva no aspecto de implementação”, diz Eduardo Ferlauto, da Renner

Empresa, convidada pela conferência a apresentar suas iniciativas, no painel “Usando o Poder ESG para Mudar o Mundo”, pretende se posicionar como protagonista ao mostrar ao mercado o caminho para chegar lá.

Análise sobre a COP 27: injustiça climática, retórica diplomática, showroom egípcio, e o efeito Marina-Lula

Fora das plenárias e dos painéis, a conferência do Egito lembra uma feira de negócios: repleta de estandes suntuosos, países tentam vender suas potenciais contribuições para um mundo com menos carbono.

Grupo de empreendedores lança primeiro aplicativo de relacionamento para pessoas pretas no Brasil

Denga foi criado para ser um “Tinder” da comunidade – a ideia é melhorar a experiência das pessoas negras ao criar um espaço livre de rejeições racistas relatadas nos aplicativos de encontros tradicionais.

Desconfortos da COP: desigualdade climática, ceticismo em alta, escassez de senso de urgência e empatia

Países do G20 são responsáveis diretos por 80% das emissões. Os números dão a medida da injustiça climática - uma solução seria reconhecer responsabilidades e agir agora. Para isso, no entanto, é preciso empatia.

Suzano, Itaú, Vale, Marfrig, Santander e Rabobank se unem e anunciam nova empresa de preservação florestal

A Biomas, que propõe um modelo de negócio baseado em comercialização de créditos de carbono, foi apresentada oficialmente durante a COP 27, e terá investimento inicial de R$ 20 milhões de cada empresa.

ONU alerta: construção civil atinge recorde de emissões e não deverá cumprir metas de descarbonização

Empresas do setor devem ficar atentas e tomar medidas recomendadas pelas Nações Unidas. Entre elas estão investimento em capacitação e cadeias de suprimentos que incentivem projetos com eficiência energética.

Brazilian Industry Day: em dia dedicado às indústrias brasileiras, destaque foi para fontes de energia renovável

Promovido pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), evento levou 19 palestrantes para discutir hidrogênio verde; economia de baixo carbono; bioeconomia e florestas; neutralidade climática; e transição energética.

Discurso de Lula na COP 27 revela desejo do país de liderar corrida pela descarbonização

Entre as melhores passagens da fala do presidente eleito estão as que associam os efeitos das mudanças climáticas sobre as populações mais pobres do planeta e apontam o propósito do Brasil de ser um agente de soluções.

“Pela primeira vez na história, empresas pressionam Estado por regulação”, diz Carlos Almiro, da BRK

Direto da COP 27, o head de Sustentabilidade e Gestão de Riscos da empresa fala sobre a necessidade de uma legislação sobre o mercado de carbono e o protagonismo do setor na maior conferência climática do planeta.

“Um recado deixado pela COP 27: biodiversidade é valor, não problema”, relata Denise Hills, da Natura

A diretora global de sustentabilidade da Natura analisa as discussões da COP 27: quais foram os pontos de tensão e, enfim, o que todo mundo quer saber: será que desta vez as implementações sairão do papel?

Ricardo Voltolini: A COP 27 e a inevitável sensação do ‘fica para depois’

Acordos rascunhados em quartos de hotel, negociados de madrugada, chegaram ao que era possível. Menos do que o esperado, frise-se, a considerar a urgência por compromissos firmes que reduzam emissões de carbono.

“Quero que meninos e meninas sonhem em ser presidentes da Microsoft”, diz a CEO Tânia Cosentino

Em um bate-papo exclusivo com Ricardo Voltolini, a CEO da Microsoft fala de forma sensível sobre suas experiências profissionais, valores, além de sua maneira de pensar e sentir os temas da sustentabilidade empresarial.

“As pessoas ligam saúde mental à doença, mas ela está atrelada ao bem-estar”, diz Michele Franca, da Ambev

Diretora de diversidade e inclusão e saúde mental da empresa conta de que forma toda a trajetória de sua carreira está ligada às suas escolhas pessoais, ao racismo e, principalmente, à maternidade.

Pantys aposta na diversidade e cria primeira cueca absorvente sustentável destinada a homens trans

Em respeito ao público consumidor de múltiplas orientações, empresa brasileira lança roupa íntima destinada a homens trans que passam pela menstruação - e, com tecido absorvente, peça dispensa descartáveis poluentes.

“Manter florestas em pé custa cada vez mais caro”, diz David Canassa, diretor da Reservas Votorantim

Executivo conta, direto da COP da Biodiversidade, as razões que levaram a empresa a lançar a primeira metodologia de crédito de carbono para a Mata Atlântica, e quais serão os desafios daqui por diante.

Inclusão digital: Microsoft aposta na acessibilidade em recurso de linguagem de sinais no Teams

Com a pandemia, plataforma de reuniões virtuais ganhou mais destaque, e comunidade com deficiência auditiva se queixava da dificuldade de compreensão - acessibilidade é tema de cinco pontos estabelecidos pela ONU.

Empresária baiana cria dispositivo premiado pela ONU que filtra água de cisterna por radiação solar 

Equipamento é carro-chefe da Sustainable Development & Water for All (SDW), startup que desenvolve projetos sócio-ambientais para populações que não têm acesso a água e a esgoto tratado.

MRV&CO investe em educação e quer zerar o número de trabalhadores analfabetos em seus canteiros de obras

Projeto Escola Nota 10, foi reconhecido pelos relatórios das Nações Unidas, já formou 4.800 alunos desde 2011, e vem reduzindo significativamente os acidentes de trabalho na companhia.

“Caso Americanas expõe fratura na governança e lança dúvidas sobre mercado varejista”, diz Jandaraci Araújo

Professora de finanças corporativas, escritora e conselheira de diversas organizações, a executiva fala sobre investimentos com propósito e analisa o rombo recente em uma das empresas mais conhecidas dos brasileiros.

“Demissão é um assunto tabu: quase 70% dos gestores não estão preparados para demitir alguém”, revela consultor

Especialista em programas de demissão responsável explica por que o desligamento corporativo deve ser planejado com mais respeito e por que ele é capaz de impactar não apenas o indivíduo como também toda uma economia.

Por que a falta de segurança psicológica no trabalho pressiona cada vez mais colaboradores e fragiliza corporações

Preocupação de não parecer ignorante, incompetente ou desagradável aos olhos da empresa prejudica desempenho - especialista aponta que 61% dos funcionários se sentem inseguros dentro das organizações.

Tendências de ESG para 2023 no pós-Americanas: revisões profundas das organizações estão na ordem do dia

O caso despeja temas que devem virar preocupação dos atores da cena ESG brasileira. Mais do que isso, no plano dos grandes debates, inspira reflexões importantes sobre o tipo de capitalismo que estamos dispostos a aceitar.

“Uso todas as oportunidades que tive até agora para colocar comida na mesa de quem precisa”, diz CEO da Infineat

Com a missão de erradicar a fome e o desperdício de alimentos, primeira filantech do Brasil conecta empresas que trabalham com alimentos a instituições que os recebem e os distribuem a famílias em vulnerabilidade.

Broder App oferece transporte, companhia (e um bom papo) para idosos e pessoas com deficiência irem onde quiserem

Aplicativo que atua em Curitiba capacita e cadastra profissionais para dirigir, transportar e acompanhar este público em atividades como passeios, consultas, exames e até em viagens de turismo.

“Muitos funcionários endividados acabam forçando a demissão porque precisam do FGTS”, diz especialista em investimentos

Alan Soares, fundador e CSO do Black Money, afirma que antes de as empresas discutirem educação financeira, elas deveriam pensar nas más políticas remuneratórias e nas diferenças salariais entre seus colaboradores.

“Livros trazem sustentabilidade para a alma”, diz professor que leva literatura para humanizar o mundo dos negócios

Com o programa Laboratório de Leitura, educador propõe a empresas uma imersão de seus colaboradores em livros clássicos que trazem a essência de questionamentos humanos - o resultado é um profundo processo transformador.

Confira e monte sua biblioteca básica: 50 livros que você precisa ler se quiser entender a sustentabilidade

Para melhorar o repertório e trazer insights na vida profissional, Ricardo Voltolini, um dos primeiros consultores sobre o assunto no Brasil, montou uma biblioteca básica (e imprescindível) para sua estante.

“Diversidade não é só boa intenção: é preciso dinheiro, sim”, alerta executiva que cunhou o termo diversity washing

Reconhecida em 2022 como uma das 50 mulheres de impacto na América Latina, a conselheira e consultora Liliane Rocha critica a diversidade de fachada e defende a importância de um plano estruturado de gestão no tema.

“O consumidor precisa questionar o que fazemos: só assim a indústria vai mudar”, diz Guilherme Weege, CEO do Grupo Malwee

Há 15 anos à frente da empresa de roupas, em uma gestão marcada pela sustentabilidade, o executivo fala sobre o que vem fazendo para diminuir os impactos da indústria da moda, uma das mais poluentes do mundo.

“Não basta seguir a legislação: é preciso ir além”, diz diretor do Soma, sobre os cuidados com rede de fornecedores

Grupo que congrega dez grandes marcas de destaque na moda ensina de que forma uma empresa deve se responsabilizar por seus fornecedores: isso inclui auditorias, treinamentos e programas de incentivo.

“Tem que aprender a lucrar menos”, diz Roberta Faria, CEO da MOL, uma das maiores empresas de impacto do país

Em 15 anos, Editora MOL já doou quase R$ 60 milhões de suas vendas para mais de 180 organizações sociais - empresa agora se reposiciona como plataforma e de negócios e lança coleção de livros.

Empreendedora indígena se destaca com gastronomia ancestral cravada no meio da floresta amazônica

Peixes pescados na hora, frutas colhidas no pé - assim Neurilene Cruz da Silva, da etnia Kambeba, comanda o restaurante Sumimi, na margem do rio Cueiras com o Rio Negro, um negócio que vem chamando a atenção de turistas.

Inclusão social e educação com sustentabilidade: empresa ensina detentas como produzir (e usar) bioabsorventes

Projeto de startup que fabrica calcinhas e moda praia absorventes já impactou mais de 2.000 mulheres no Ceará, Minas Gerais e Rondônia - objetivo é a ressocialização e uma nova fonte de renda para encarceradas.

Foundever conta os benefícios de contratar refugiados: “Eles nos trouxeram motivação, engajamento e lealdade”

Subsidiária brasileira de empresa de customer experience conta com 700 refugiados em seu quadro - iniciativa gerou melhoria de satisfação de colaboradores, retenção de talentos e força para a cultura do negócio.

Como a L’Occitane fortalece a cultura e a liberdade de mulheres que extraem matérias-primas de seus produtos

Marca francesa apoia mulheres no mundo inteiro - em Burkina Faso, as extratoras de manteiga de karité são orientadas com técnicas de agrofloresta e geram renda que vem mudando a realidade de toda a comunidade.

“Agora existe metodologia: se a empresa não diminuir a desigualdade corporativa, a sociedade saberá”, diz Guibson Torres

Gerente executivo da Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial fala sobre o IEER, a primeira e única ferramenta de medição de desigualdade nas empresas em todo o mundo, já adotada por 40 grandes organizações no país.

“É preciso educar o cliente e o mercado sobre as escolhas que trazem para dentro de suas empresas” diz CEO da Zentys

Executiva de distribuidora de produtos hospitalares com alta tecnologia explica a importância de fazer com que o segmento de saúde entenda que o ESG não deve estar conectado apenas aos ganhos na ponta.

“Sustentabilidade rima com lucro”, defende Mauro Munaretti, executivo da Ecolab com foco em soluções para água

Gerente da divisão Nalco Water Light da empresa afirma que o investimento em práticas sustentáveis, como tecnologias para a redução do consumo e desperdício de água, não são sinônimos de um custo a mais para o empresário.

O que é cradle to cradle?

Também conhecido como C2C e design regenerativo, é a iniciativa de conceber produtos e negócios inspirado nos ciclos biológicos, a fim de gerar menos danos socioambientais.

“O marketing regenerativo pode ser um forte aliado da pauta ESG”, defende Dilma Souza Campos, head da B&Partners.co

Executiva descreve sua trajetória de sucesso e aponta que a verba de marketing deve também servir para regenerar a relação entre marcas, sociedade e meio ambiente.

Não à exploração de petróleo na foz do rio Amazonas: diante dos riscos, uma decisão acertada do Ibama

Como justificar um investimento de alto risco para a costa brasileira diante do preço de petróleo que tende a cair? Vale investir nessa exploração com tamanho risco ambiental de consequências terríveis para o Brasil?

“Marcas ativistas têm o poder de mudar uma lógica e salvar vidas”, diz executiva sobre projeto da La Roche Posay em Goiás

Helen Pedroso fala de ação no povoado com maior incidência do xeroderma pigmentoso no mundo. Iniciativa une expertise da marca com a possibilidade de construir uma resposta a uma questão de saúde pública.

Com água tratada, é possível economizar até 13% em gastos com internações, diz estudo inédito do IDB Invest e BRK

Pesquisa aponta aponta ainda que, no caso do esgoto, esta redução pode chegar a 7% - no Brasil, são 200 mil hospitalizações por ano na rede pública somente em consequência da falta de saneamento básico.

Hub que leva serviços e educação para quase 2 mil pessoas em área remota na Amazônia se torna referência mundial

Intitulado Solar Community Hub, projeto feito em parceria entre a Dell, Intel e FAS (Fundação Amazônia Sustentável) fornece acesso a internet, atendimento em telessaúde, monitoramento ambiental e propostas educacionais.

Sextou com folga: empresas aderem ao movimento de 4 dias de trabalho por semana e garantem mais produtividade

4 Day a Week, que nasceu na Nova Zelândia e se espalhou por centenas de companhias no mundo, chega ao Brasil com a proposta de que um dia a mais de descanso pode trazer ganhos relevantes na saúde mental dos colaboradores.

“As pessoas precisam entender que resíduos geram dinheiro”, diz CEO do Wastebank, fintech direcionada a catadores

Fundada em Campinas (SP), startup quer levar cidadania financeira a estes agentes ambientais desbancarizados, oferecendo transações e meios de pagamento seguros e acessíveis, além de também engajar novos recicladores.

Empreendedorismo sustentável que mantém a floresta em pé: Hydro aposta na autonomia das comunidades amazônicas

Projeto Embarca Amazônia, realizado pela empresa que tem sede no Pará e atua na cadeia do alumínio, já beneficiou mais de 1.200 pessoas em sete municípios - proposta é fomentar e acompanhar negócios locais.

“As empresas estão em busca de conexões que façam sentido”, diz Daniela Benoit, do Manas, coletivo feminino focado em ESG

Consultoria é formada apenas por mulheres executivas negras e promove networking entre empresas e pessoas interessadas em desenvolver projetos de impacto.

Mulheres no front: DuPont desenvolve tecnologia para coletes à prova de balas mais flexíveis apropriados aos corpos femininos

Engenheiro da empresa especializado em defesa explica que boa parte das policiais no Brasil ainda usam o equipamento de proteção feito para homens - isso afeta performance e traz riscos de segurança.

“É ingênuo achar que governo vai dar conta de toda a questão ambiental sozinho”, diz diretor de novas economias do MDIC

Em entrevista exclusiva, Lucas Ramalho Maciel, do Ministério do Desenvolvimento, aponta o papel da iniciativa privada nas mais recentes tendências que devem mudar o rumo da economia.

Mentoria especial – Parte 1: “Quer trabalhar com ESG? Seja intelectualmente honesto”

Neste primeiro capítulo de uma série de mentoria aberta, Ricardo Voltolini fala sobre a importância de um valor imprescindível para quem pretende migrar sua carreira para a sustentabilidade empresarial.

Tacada de mestre: por que você deve fazer (logo) a transição da economia linear para a circular dentro da sua empresa

A partir de hoje, NetZero trará uma série de reportagens sobre a mudança mais profunda que os negócios estão vivendo no momento: sai de cena o jogo em que tudo se descarta. A bola da vez é a economia circular.

Mentoria especial – Parte 2: “Quer trabalhar com ESG? Pratique valores e atitudes ESG”

Anote, para o começo da conversa: valores empresariais são tão importantes para as corporações quanto os valores éticos e morais são para os indivíduos. Moldam atitudes, hábitos, decisões e políticas internas.

Mentoria especial – parte 3: “Quer trabalhar com ESG? Atue com e para empresas orientadas por valores”

Hoje vou contar duas histórias que fortalecem a seguinte recomendação: trabalhe para organizações que valorizam o humano que há (ou deve haver) nos processos de sustentabilidade empresarial.

“Precisamos desta discussão: qual modelo de negócios da Petrobras a gente quer, afinal?”, provoca Guilherme Syrkis

Filho do lendário ambientalista brasileiro Alfredo Sirkis, Guilherme hoje comanda o Centro Brasil no Clima e lidera boa parte das discussões sobre políticas públicas sustentáveis dentro e fora do país.

“Para serem absorvidos pelo mercado, refugiados precisam aprender português”, diz diretora do Einstein

Hospital oferece aulas gratuitas do idioma para pessoas em situação de refúgio, especialmente vindas do Afeganistão - programa já contratou 55 imigrantes na instituição para as mais diversas funções.

Água: por que a fonte da vida agoniza e dá sinais de que não vai suportar o impacto das mudanças climáticas

Existe pouca água doce disponível no mundo e ela não é distribuída de forma equânime - as altas temperaturas e falta de gestão adequada agrava a crise hídrica, sobretudo em períodos de estiagem ou extremos de seca.

Mentoria especial – parte 4: “Quer trabalhar com ESG? Evite a procrastinação, acelere o passo”

A procrastinação, isto é, o vício de empurrar para depois o que precisa ser feito agora, está intimamente ligada à história da sustentabilidade empresarial no Brasil - os motivos são sempre muito racionais.

Multinacional lança projeto inédito de apoio interno à retificação de nome e gênero de pessoas colaboradoras trans

A CI&T, em parceria com a Casa Neon Cunha, aprovou a iniciativa “Meu Nome, Meu Direito”, proposta pela analista de marca Antonia Moreira, travesti, que faz parte do grupo de ação LGBTQIAPN+ da empresa.

“Começamos a construir uma estrada”, diz executiva PCD que acaba de ser nomeada para um cargo de liderança na Petrobras

Nascida com ​​osteogênese imperfeita congênita, condição conhecida como “ossos de vidro”, Thais Pessanha tem hoje pela frente o desafio de dar sequência a políticas afirmativas já existentes na estatal.

“O que você vê como lixo, é um luxo que transforma vidas”, diz líder da maior cooperativa de coleta seletiva do país

Telines Basilio, conhecido como Carioca, viveu 12 anos nas ruas revirando lixo para sobreviver. Hoje ele gera emprego e renda para 355 cooperados, responsáveis por separar 40% do material reciclável de São Paulo.

Até a última gota: apesar de ser o maior manancial do planeta, Brasil tem distribuição irregular e sofre com falta de água

Temos mais de 13% de toda a água doce do planeta. Porém, esta aparente abundância não garante o abastecimento para toda a população: a escassez já bate à nossa porta e vivemos a urgência de uma gestão hídrica eficiente.

Mentoria especial – parte 6: “Quer trabalhar com ESG? Aprenda a escutar”

Ouvir, com o desejo de servir, demanda tempo, presença, atenção e cuidado genuíno. Implica abrir mão da posição de protagonista na relação. Requer ferramentas, processos, medidas concretas.

O que são soluções baseadas na natureza (SbN)?

SbN são ações para proteger, gerenciar e restaurar ecossistemas de modo sustentável, beneficiando a humanidade e a biodiversidade.

Em iniciativa inédita, agência brasileira lança programa com foco nas lideranças femininas no Web Summit Lisboa

PinePR vai levar grupo com cerca de 20 executivas para o maior evento de inovação do mundo - com curadoria personalizada, objetivo é oferecer networking e fortalecimento da comunidade feminina nos negócios.

Descubra por que as embalagens circulares desafiam a tecnologia e estão no centro do debate da sustentabilidade

Mais de 25 mil toneladas de embalagens vão parar todos os dias nos aterros sanitários do Brasil - infográfico aponta os caminhos para uma produção de menos impacto e mais circularidade.

“É preciso trazer o ESG para uma linguagem mais simples e prática”, diz Paulo Pompilio, VP da ABRAS

Executivo que coordenou o primeiro guia ESG da Associação Brasileira de Supermercados lembra que o setor conta, em sua maioria, com negócios regionais - por isso é preciso ligar sustentabilidade à prosperidade.

Diversidade: conheça o software que usa Inteligência Artificial para evitar discriminações na hora do recrutamento

Jobecam é uma plataforma de recrutamento totalmente voltada para a inclusão - candidatos a empregos usam avatares 3D dinâmicos que interagem com os recrutadores durante a entrevista e evitam práticas discriminatórias.

“A partir de uma peça de Lego criei tijolos de plástico reciclado que hoje se transformaram em casas”, conta CEO da Fuplastic

Em parceria com a ONG TETO Brasil, indústria de construção civil que já atua em 15 países pretende entregar mil casas feitas com blocos de plástico modulares de encaixe 100% reciclados retirados do meio ambiente.

O que acontece com o recurso mais precioso do planeta? A escassez de água afeta você, sua vida – e, claro, seus negócios

Cerca de 3,6 bilhões de pessoas no mundo hoje sofrem com a falta de água e saneamento básico - um número que tende a dobrar nos próximos anos. Este cenário quase de guerra ainda tem solução - mas é preciso agir rápido.

“Histórias bem contadas mudam o mundo”, diz Roberto Nascimento, executivo da indústria da comunicação

Com mais de 40 anos de experiência no setor, Nascimento fala da hiperconectividade dos tempos atuais e da potência de conscientizar as pessoas por meio de histórias do mundo real.

“Um dia decidi: não quero enviar currículo para lugar nenhum. Sou empresária, quero criar soluções”, diz Monique Evelle

Executiva e jurada do programa Shark Tank Brasil conta sua trajetória, por que acredita em investimentos voltados para o ESG, e de que forma os negócios de impacto social têm rentabilidade.

“Temos vários futuros, no plural, para desenhar”, diz Michelle Geraldo de Araujo, mentora de Futuros Regenerativos

A atual Head de Sustentabilidade e External Affairs LATAM da Petronas fala sobre a construção de futuros, o papel do resgate de soluções ancestrais, e como as ações colaborativas podem mudar o rumo das empresas.

Estudo com mais de 60 empresas propõe uma “revolução” nos hábitos de consumo: o resgate das embalagens retornáveis

Além de diminuir a emissão de gases de efeito estufa, o uso de embalagens reutilizáveis poderia resultar em uma queda de cerca de 20% na quantidade total de plástico despejada anualmente no oceano até 2040.

“O papel do setor privado é independente de qualquer acordo entre governos”, provoca Marcel Fukayama

Empreendedor de impacto e head de global policy no B Lab, executivo - que também é membro do conselhão da Presidência da República - lembra que empresas devem seguir implementando mudanças e assim puxando a opinião pública.

COP28 em Dubai: quais foram os principais avanços e desafios que ficaram para a agenda da transição energética global

É evidente que as entidades públicas enfrentam dificuldades em ações tangíveis. A iniciativa privada surge como protagonista, impulsionada por incentivos econômicos e pela capacidade ágil de implementação.

O desafio das mudanças climáticas no mundo corporativo: está na hora de repensar a forma de fazer negócios

Se olharmos para trás e observarmos o que aconteceu durante este ano, é possível encontrar diversos exemplos de crises e adversidades que, na verdade, representam oportunidades de grandes negócios.

O verão a favor da mobilidade: saiba o papel vital da energia solar na ascensão dos veículos elétricos no Brasil

Toda a frota elétrica vai precisar de infraestrutura de recarga. E esse é um negócio que gera grandes oportunidades para a cadeia solar: o carregador veicular pode ser oferecido junto com o sistema fotovoltaico.

Carta aberta a lideranças empresariais sobre as mudanças climáticas: “Somos todos responsáveis”

Estamos falando também sobre a nossa segurança alimentar, sobre o impacto dos desastres naturais na vida de mulheres e meninas, sobre a preservação dos direitos dos povos originários e das florestas.

O Brasil precisa de uma metodologia que traga medição precisa do estoque de carbono nas florestas e outros biomas

Somente desta forma teremos uma noção real do valor deste tão valioso ativo ambiental nas florestas e biomas preservados, impactando comunidades, biodiversidade e iniciativas de proteção ambiental em todo o planeta.

Quem paga a conta das catástrofes climáticas? O retrato da crise global que vivemos é a desigualdade

Líderes precisam compreender que não podemos tratar a agenda ESG focando apenas na frente ambiental. É necessário encarar o investimento na educação como um compromisso que deve ser assumido desde já.

COP 28: uma primeira semana com poucos e lentos avanços; ONU sobe o tom e pede que países acelerem o passo

Sem rodeios, Simon Stiell, secretário-executivo da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (UNFCCC), diz que é preciso que negociadores entreguem um “trem-bala” para ação climática.

Um motivo a mais para investir em ESG: a possibilidade de redução considerável de dívidas com o Fisco

O alinhamento positivo entre a administração fiscal e a pauta ESG é benéfico para todos, além do fato de a transação tributária ser um elemento de construção de relações cooperativas entre fisco e contribuintes.

NetZero: 2 anos olhando para o futuro dos negócios, tendências e histórias inspiradoras do universo ESG

Para celebrar o segundo aniversário de NetZero preparamos um presente exclusivo para você: o ESGPedia, um ebook com os principais termos que estão em nosso glossário.

Quando a Inteligência Artificial vai ser, de fato, inteligente para entender os conceitos de Diversidade e Inclusão?

Algoritmos que tentam imitar e se aproximar cada vez mais do comportamento humano trazem consigo vieses de uma sociedade que ainda exclui pessoas por suas características.

Empresas de energia renovável dependem de operações a céu aberto e enfrentam o desafio das mudanças climáticas

A energia limpa exige a exploração de recursos com comportamentos diversos como vento, água e sol. O clima interfere na disponibilidade de geração destas fontes e impactam o preço de referência da energia no mercado.

Brasil pode liderar a produção mundial de biomassa para gerar biocombustíveis, aponta estudo da McKinsey

Trabalho que será apresentado durante a COP 28 afirma que o mercado potencial brasileiro de biomassa deve atingir US$ 59 bilhões em 2040 - país é o mais competitivo do mundo na recuperação de terras degradadas.

Estudo recente aponta: igualdade racial no mercado de trabalho só deverá acontecer daqui a 167 anos (ou mais)

Os números são inquietantes, mas também são um chamado à ação: a renda de 80% dos profissionais negros não ultrapassa dois salários mínimos e o empreendedorismo muitas vezes é um ato de sobrevivência.

A revolução da longevidade: como é possível explorar oportunidades de negócios 50+ além da área de saúde

O mercado de Agetech, abreviação de "Age Technology", é um setor de rápido crescimento que se concentra em criar soluções inovadoras para atender às necessidades e melhorar a qualidade de vida das pessoas maduras.

Uma reflexão importante pós Prêmio Nobel de Economia: onde estão as mulheres na construção do ESG?

Mulheres estudam mais tempo, são mais especializadas, mas são raras em cargos altos de gestão. Na maioria das empresas, a prometida diversidade não chega nas tomadas de decisões.

Pesquisador brasileiro descobre produto sustentável que elimina o petróleo na composição do asfalto

Startup CarbonExplore criou o ligante asfáltico ecológico – constituído por polímeros combinados com grafeno e borracha reciclada. Empresa também desenvolve baterias, tintas e revestimentos.

Minha vida como anfíbio: ao não se fixar num só ambiente, você não dilui seu talento – ao contrário, você o fortalece

Você tem medo de ser um outsider? Saiba que, quando você não está amarrado a uma única versão de si mesmo, pode ser muitas coisas bacanas nesta vida.

Mercado de carbono – oportunidades e desafios desta valiosa ferramenta para a Amazônia na COP28

Para ser efetivo na redução das emissões, o mercado de carbono precisa estar inserido em uma política de mitigação, de esforços para a regularização fundiária, incentivos à bioeconomia.

“O PL do mercado de carbono foi construído sem ouvir os povos que mais serão impactados”, aponta especialista

Segundo Luciana Sonck, mestra em planejamento territorial, apesar da aprovação do texto ser urgente e estratégica no momento, é preciso observar a fiscalização e seu impacto nas comunidades tradicionais.

Quem você é de verdade – o que sobra quando tira os crachás que foi pendurando no peito vida afora?

Ao longo da vida, vamos colecionando papéis sociais que “definem” quem somos – mas só na superfície. Quando foi a última vez que você se despiu dessas personas e se viu no espelho? Ou enxergou quem estava ao seu lado?

Firjan: “Participação da alta liderança em estudo demonstra o engajamento com a pauta ESG e fortalece a governança”

Pesquisa da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, importante termômetro para medir a aplicação de critérios e métricas na indústria fluminense, aponta elevado nível de conhecimento das empresas.

“A aprovação do PL neste momento é mais importante do que seu conteúdo”, diz Elbia Gannoum, da ABEEólica

Texto do Projeto de Lei que regulamenta o mercado de carbono tem pontos controversos, mas, segundo a presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica, representa um avanço para o setor de renováveis e para o Brasil.

Todos na mesma página: consultoria EY defende padronização dos relatórios de sustentabilidade no Brasil

EY publicou análise sobre acertos e deficiências das instituições financeiras na hora de reportar indicadores de sustentabilidade. A conclusão: há poucas informações e dúvidas ficam no ar.

Feminismo regenerativo: tudo o que aprendi com minha filha sobre como (não) tratar as mulheres

Sou pai de uma menina e de um menino. E percebo o tanto de problemas a mais que minha filha precisa enfrentar, desde muito cedo, no seu dia a dia, simplesmente pelo fato de ser mulher. Isso é injusto demais. Inaceitável.

ESG para RH: maior evento do ano discute engajamento e traz um novo olhar para a diversidade e competências

Fórum da ABRH Brasil trouxe 6 painéis, uma palestra magna e 18 especialistas, que trouxeram a importância do profissional de Recursos Humanos liderar o protagonismo do ESG das corporações.

Como o ESG e uma abordagem orientada a dados podem ajudar a Defesa Civil na prevenção de desastres

Diante da magnitude e severidade das tragédias que vem atingindo o Sul do país, fica evidente que a solução para a mitigação de riscos não seja apenas de responsabilidade do governo, mas de uma iniciativa mais ampla.

Solo saudável gera plantas e pessoas mais saudáveis: para ter comida de qualidade, precisamos cuidar da terra

Os solos saudáveis são a primeira condição para a produção dos nossos alimentos e para a nossa qualidade de vida: fornecem nutrientes aos vegetais, contribuem para regular a qualidade da água e do clima.

“É um erro separar a estratégia econômica da ambiental: a governança deve ser única”, defende especialista

Segundo Roberto Gonzalez, consultor independente de governança corporativa e ESG, professor e escritor, o principal motivo das empresas caírem na cilada da separação de governanças é a falta de informação.

“Queremos incomodar as marcas grandes”, diz CEO da Nuu, que resgatou receita ancestral de pão de queijo no Brasil

Startup mineira comandada por mulheres aposta na sustentabilidade, na economia circular, e acredita na valorização das origens do país, priorizando a mandioca como matéria-prima de seus alimentos em substituição ao trigo.

“Uma comunicação é ESG quando o líder sabe, em um conflito, respeitar opiniões diferentes das dele”, diz especialista

A fonoaudióloga Juliana Algodoal orienta a comunicação no ambiente de trabalho - segundo ela, empresas precisam comunicar melhor o que fazem, além de mudar lideranças que só dão atenção para aquilo que querem ouvir.

“Com redução de custos e descarbonização, queremos liderar a transição energética no país”, diz Camilo Reis, da Raízen

Empresa anuncia o início da operação de duas usinas de energia renovável para a solução de Geração Distribuída Compartilhada, em Alagoas - plantas têm capacidade de oferecer descontos e abastecer 40 mil pessoas.

Em busca de um novo modelo, economia afetiva quer repensar a cadeia produtiva, dividir lucros e promover mudanças

Sistema opera a partir de uma rede em que um dos pilares é o trabalho coletivo - o valor está na humanização das empresas, e a principal moeda é a maneira como podemos afetar o meio ambiente de forma positiva.

“A maternidade despertou meu olhar para um investimento sustentável”, diz Deborah Secco, sócia do Peça Rara Brechó

Em entrevista exclusiva a NetZero, atriz e empresária conta por que decidiu ir na contramão da indústria fast fashion, uma das mais poluentes do planeta, e empreender na moda consciente.

Sem barulho, trânsito, poluição: descubra por que as scooters elétricas podem ser uma alternativa para desafogar as cidades

Bicicletas, scooters e motos elétricas já podem ser carregadas em tomadas comuns, têm mais tempo de autonomia, custam cerca de R$ 0,30 o quilômetro rodado, e aparecem cada vez mais nas ruas brasileiras.

Mentoria especial – parte 5: “Quer trabalhar com ESG? Pratique o walk the talk”

Não me lembro a primeira vez que ouvi a expressão em inglês que significa, em tradução livre, fazer o que se fala - ou a coerência radical entre discurso e prática. Em sustentabilidade, coerência produz valor.

Vida Veg compra polpa de coco que seria descartada por fornecedores para produzir alimentos 100% vegetais

Foodtech de alimentos plant based alternativos aos lácteos, inaugura nova fábrica, amplia modelo de negócio baseado em redução de emissões de carbono, e vem duplicando faturamento a cada ano.

ERT cresce 15 vezes em 3 anos e torna-se a maior produtora de bioplástico totalmente compostável da América Latina

Com um produto à base de cana-de-açúcar que se transforma em matéria orgânica, empresa aposta na sustentabilidade como modelo de negócio e hoje tem capacidade para produzir 3.500 toneladas por ano de bioplástico.

Brasil tem um “pré-sal” verde: áreas degradadas que podem ser recuperadas e voltadas à produção de biocombustíveis

São mais de 31 milhões de hectares para o cultivo sustentável da palma de óleo, uma solução ecologicamente correta que permite a produção de biocombustíveis, biotecnologia e geração de energia renovável.

Fazenda da Toca quer aumentar a produção para reduzir o preço e democratizar cada vez mais os ovos orgânicos no Brasil

Empresa, que foi adquirida da família Diniz pelo Grupo Mantiqueira há seis meses, aumentou seus investimentos em sustentabilidade e agora conta com um plano agressivo de crescimento.

Não há mais tempo a perder: encontro internacional aponta tom extra de urgência aos desafios da humanidade

13º Social Business Day 2023 lembra que o fato de vivermos uma era de problemas que afligem a todos nós, habitantes da Nave Terra, impõe estarmos conectados globalmente - se pretendemos ser parte da solução.

O buraco é mais embaixo: se o saneamento, como o próprio nome diz, é básico e tão importante, por que estamos atrasados?

Para que sejam eficientes e abasteçam a população, as redes de água e saneamento demandam muito investimento - o problema é que a grande maioria dos Estados e municípios estão com as finanças em desordem.

Um dos principais caminhos para a redução de emissões está nas mãos do agro, diz levantamento do BCG

Soluções Baseadas na Natureza, as SbN, são iniciativas de baixo investimento e que, combinadas à agricultura sustentável, seriam capazes de diminuir cerca de 1,83 bilhões de toneladas de emissões de CO2 até 2030.

Gestão de terceiros: quais são os desafios e as melhores práticas para uma cadeia de fornecedores segura

A terceirização traz riscos significativos, que podem afetar a reputação, a segurança e o sucesso de uma empresa - para evitar este problema, é preciso estabelecer critérios rigorosos de avaliação.

Empresa que ganhou força com máscaras anti-Covid se destaca em sustentabilidade e é hoje maior marca 100% digital do país

Insider investe em tecnologia, pesquisa e desenvolvimento para criar peças duráveis, que não precisam ser lavadas tantas vezes, não desbotam, desamassam no corpo e são antibacterianas.

“Zerar tarifa de ônibus pode ajudar a reduzir desigualdades e melhorar o ar dos centros urbanos”, diz especialista

De acordo com Itamar Marques, coordenador da Comissão de Mobilidade Urbana do CREA-RJ, ao liberar as catracas, as vias deixam de ser usadas pelos carros individuais, diminuindo as emissões de gases poluentes.

Mantenha a casa limpa: lixo digital desperdiça energia com dados não utilizados e coloca em risco a segurança da empresa

Se fossem impressos todos os dados contidos em um data center na nuvem, seriam necessárias 14 trilhões de árvores e a quantidade de papel utilizado seria suficiente para embrulhar o planeta 7 vezes.

Com a maior frota sustentável da América Latina, Mercado Livre investe em tecnologia para aumentar a eficiência de entregas

Empresa se antecipa ao futuro e aposta em veículos elétricos que têm sua rota traçada por programas de Inteligência Artificial - são mais de 1.000 circulando na região além de mais de 200 pontos de recarga.

Insetos podem ser um caminho sustentável para solucionar (com saúde) a crise da alimentação mundial

Insegurança alimentar, pressões ambientais, sustentabilidade dos sistemas produtivos, esgotamento dos recursos naturais: sociedade precisa antecipar soluções alternativas para as atuais fontes de proteína animal e vegetal.

“Biometria de bovinos pode ser usada para rastrear desmatamento ilegal e trabalho escravo”, aponta especialista da CNA

A tecnologia voltada para rebanhos reforça a segurança e garante que a procedência da carne não tenha nenhuma ligação com questões ambientais e trabalhistas – exigência frequente no mercado internacional.

ESG e Reforma Tributária: Brasil ainda precisa avançar nesta agenda para se tornar uma potência mundial

Texto aprovado na Câmara dos Deputados traz tópicos que envolvem o tema, com mudanças positivas - entretanto, não se sabe como estas leis irão regulamentar as questões que ficaram em aberto.

“Não há ESG sem uma métrica organizada”, aponta Ingrid Cicca, gerente de sustentabilidade da Rede D’Or São Luiz

Em oito anos, grupo nacional de saúde implanta sistemas e faz planejamentos para medir impactos ambientais - hoje comemora resultados financeiros positivos, além de diversas premiações na área.

“Lua de mel entre colaborador e empresa passa rápido. Logo vem a frustração”, diz Frederico Lacerda, da Pin People

Levantamento com quase 400 mil profissionais no país constata: há uma grande diferença entre o que a empresa vende no processo seletivo e o que ela de fato entrega no dia a dia.

Triatlo no rio Sena e tocha na Torre Eiffel: saiba como Paris planeja os jogos olímpicos mais sustentáveis da história

Presidente francês promete metade das emissões de carbono dos eventos anteriores e estratégias inovadoras como 95% de reutilização de estruturas e proibição total de uso de plásticos.

Dos vasinhos na janela para o prato: empresa explica como os microverdes são uma tendência da gastronomia sustentável

Vegetais ultrajovens, atrativos e coloridos, ricos em sabor e nutrientes, crescem rápido e podem ser uma alternativa para resolver (com mais saúde) a alimentação do futuro.

“Construir de forma mais eficiente significa grana no bolso”, diz executivo de fundo de investimentos inédito no Brasil

Aurea Finvest é fruto de uma parceria entre executivos de relevância no mercado com o MIT (Massachussets Institute of Technology) e pretende fomentar startups de clima focadas no mercado imobiliário.

“Bancos devem ser parte da solução e não do problema: eles escolhem para onde os recursos são direcionados”

A recente divulgação da Febraban que autorregula a cadeia de carnes integra esforço histórico do setor: iniciativa orienta bancos a não oferecerem crédito a quem estiver ligado ao desmatamento ilegal.

“Eletromobilidade é um caminho sem volta e agora mercado nacional vem com força”, diz presidente da Eletra

Com nova sede inaugurada pelo presidente Lula, empresa de ônibus elétricos quer ampliar veículos de transporte de passageiros no país e recuperar o lugar do Brasil como maior fornecedor da América Latina.

Sem medo de mostrar tudo: Nude estampa pegada de carbono nas embalagens e lança desafio ao mercado

Foodtech que desenvolve alimentos a partir de aveia foi a primeira empresa a usar rotulagem climática, que calcula as etapas da cadeia e informa aos consumidores o impacto do produto no ambiente.

“Quando o assunto é assédio, é preciso explicar o óbvio”, afirma Laura Gibin, gestora de compliance da Sinqia

Empresa desenvolvedora de software para o mercado financeiro lança uma intensa ação interna para evitar práticas de assédio moral e sexual. Os pontos de partida: escuta ativa e comunicação bem estruturada.

Pequeno notável: fabricante reduz ainda mais o tamanho de chip de dispositivos, diminui lixo e gera uma economia de 50%

A Kore, que atua em soluções de Internet das Coisas, vai cortar o SIM Card pela metade, além de incentivar a reutilização do produto - medidas devem reduzir pela metade o lixo plástico e o descarte.

Não existe ESG sem governança: qualquer prática ambiental ou social depende de planejamento e estratégia

A governança se refere à forma como uma empresa é dirigida e controlada. É ela que irá definir os direitos e responsabilidades, a estruturação de processos de decisão e a implementação de mecanismos de controle interno.

Denise Hills: “COP no Brasil em 2025 será o evento mais potente da década e uma grande oportunidade de negócios”

Mais importante evento ambiental do planeta trará para a Amazônia o centro das decisões - é preciso que as empresas brasileiras se preparem para estarem à frente deste palco com suas soluções.

Quem cala, consente: qualquer marca que não se posicione com uma atitude antirracista, favorece o racismo

Se uma companhia patrocinadora não se pronuncia em casos de discriminação racial, corre um triplo risco de impacto: na imagem, na reputação e ainda perante os investidores, acionistas, empresários e a sociedade.

“Não é para ser feliz 100% do tempo”, diz diretora da Edenred Brasil, que acompanha sentimentos de colaboradores

Empresa criou “Felicitômetro”, métrica baseada na psicologia positiva, que segue de perto mais de mil funcionários. A ideia trouxe um olhar personalizado ao dia a dia, aumentando o propósito e a retenção de talentos.

“Se o Brasil quiser continuar vendendo alimentos para a China, vai ter que diminuir o uso de químicos”, diz diretor da SoluBio

Empresa que oferece soluções para que o agricultor produza seu próprio bioinsumo participou da comitiva do governo em visita ao país e mostrou de que maneira é possível recuperar o solo degradado pelas pastagens.

Mais ESG, menos resultado a qualquer custo: como esta lógica pode melhorar o futebol – dentro e fora dos campos

Cuidados sociais e ambientais, ativismo de causas públicas, educação de torcedores e políticas de proteção da ética e da transparência distribuem valor a todos os stakeholders do mais importante esporte nacional.

“Descarbonização é o maior desafio da siderurgia”, diz gerente de sustentabilidade da ArcelorMittal Brasil

A meta é que até 2050 tecnologias como o vergalhão 50S XCarb, produzido com 100% de energia elétrica renovável e 100% de sucata, estejam totalmente estruturadas e a empresa seja neutra em carbono.

“Para construir times engajados em ESG é preciso criar rituais de gestão”, defende líder de sustentabilidade da Vedacit

Fabricante de produtos para o setor de construção civil trabalha no maior projeto de sua história: uma nova fábrica inteira pautada por acessibilidade e ecoeficiência. Investimento totaliza R$ 210 milhões.

O que você acharia se o significado de ESG fosse Equilíbrio, Sensibilidade e Generosidade?

Minha frase favorita para a liderança é “cuidar de quem cuida” - e a palavra equilíbrio revela uma atividade poderosa de gestão de polaridades que deveria ser matéria obrigatória em qualquer curso de administração.

Relatório internacional aponta que BC pode determinar iniciativas relacionadas às mudanças climáticas no Brasil

Intitulado “ESG sob Tensão”, elaborado pelo Thomson Reuters Institute, cita o papel do Banco Central nas políticas de riscos sociais e ambientais. Também foi mencionada a Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Startup cria modelo inédito de venda de tokens de cannabis para que a planta revitalize solos contaminados

Kanna oferece um sistema de venda de tokens: quem comprar ganha benefícios exclusivos e o valor segue para financiar cultivo e produção de cannabis visando redução de danos ambientais.

ESG além das fronteiras: o impacto global das demandas sociais e ambientais no comércio exterior brasileiro

Grandes instituições financeiras internacionais têm pressionado empresas a adotarem práticas mais sustentáveis. Esses investidores usam seu poder de voto nas assembleias de acionistas para exigir novas políticas.

Gol de placa: como um ex-jogador saiu na frente e criou o primeiro time de futebol vegano (e ESG) das Américas

O gaúcho Gustavo Nabinger conta como decidiu fundar o Laguna, clube situado nas proximidades de uma paradisíaca praia do Rio Grande do Norte, totalmente voltado para a sustentabilidade e o veganismo.

Em encontro histórico para a agenda ESG do país, CEOs colocam na mesa propósito, valores e humanização

Uma análise apurada dos 10 depoimentos de CEOs que emocionaram a plateia no evento da Plataforma Liderança com Valores, realizado no último dia 26 de abril, na Faap, em São Paulo.

O fim da hierarquia tradicional: empresa do interior de SP inova e inaugura o modelo de autogestão

A CPI Tegus, fabricante de fitas de borda que atua no mercado há 40 anos, decidiu apostar em um sistema raro: sem a figura do chefe, o poder passou a ser distribuído entre todos. O resultado é surpreendente.

O que você perguntaria para aquela liderança que tanto admira? Saiba o que os CEOs mais inspiradores deste país diriam a você

A Plataforma Liderança com Valores reuniu nada menos do que 21 CEOs, que deram aulas sobre o que significa estar à frente do compromisso de mudar o mundo de dentro para fora de seus negócios.

Lideranças falam por que uma gestão sustentável deve ter cada vez mais ética, propósito e, sobretudo, amor

Workshop reúne líderes para uma aula aberta, na FAAP, em São Paulo, em que expuseram a forma como os negócios devem ser comandados a partir de agora.

Green Eletron aposta na campanha Eletrônico Não é Lixo e reaproveita quase 100% de todo o material coletado

Entidade gestora de logística reversa é mantida por 84 gigantes do setor eletrônico para dar um destino correto a seus resíduos - já foram mais de 6 mil toneladas de eletroeletrônicos coletados e 2 mil toneladas de pilhas.

Saiba quem são os “Piratas do Carbono”: empresas que usam a compensação para enganar indígenas na Amazônia

Cada vez mais comuns no Brasil, golpistas foram denunciados pela imprensa internacional por prometerem a povos originários benefícios financeiros com a venda de créditos de carbono em troca de suas terras.

10 obrigações que definem o compromisso das lideranças corporativas com a agenda ESG dos dias atuais

Pesquisa mostra relação entre papel da liderança e o sucesso em sustentabilidade empresarial. Como saber se os CEOS, presidentes e vice-presidentes estão, de fato, liderando a agenda nas empresas?

Banho mais limpo: Grupo Boticário quer diminuir ingredientes tóxicos de produtos que escoam pelo ralo e poluem as águas

Empresa lança o selo “Fórmula Amiga das Águas”, elaborado com embasamento científico, que vai indicar na embalagem dos produtos enxaguáveis aqueles com ingredientes de menor risco ambiental para todo o sistema aquático.

O que sua empresa deve ter para ser considerada top em ESG?

Pesquisa recente aponta um seleto grupo de companhias que melhor desempenham seu papel social, ambiental e de governança no país. Saiba de que forma elas chegaram lá.

Lixões são depósitos de materiais tóxicos a céu aberto e precisam acabar: pela saúde pública e pelo meio ambiente

Há cidades brasileiras nas quais os resíduos sólidos representam de 10% a 20% das emissões de carbono, localidades em que, à revelia dos interesses da sociedade e ambientais, são mantidos os famigerados lixões.

Gestão inovadora dá vida a parques esquecidos de SP usando parte do lucro (e da fama) do gigante Ibirapuera

A Urbia, que ganhou a concessão para administrar seis parques paulistanos, aposta em um modelo de distribuição de valores chamado Robin Hood, que transfere parte da remuneração dos grandes para os menores.

Quem é e quanto ganha o profissional ESG? Saiba tudo sobre este mercado de trabalho em crescimento no mundo inteiro

Há, sim, muitas oportunidades. Pesquisas mais recentes mostram salários de até R$ 28 mil. São números que enfeitiçam jovens profissionais. Mas nunca é demais lembrar: ninguém começa uma carreira do topo.

Empresa de data center sai na frente no mercado externo ao investir em redução do consumo de água e energia

ODATA abre filial no Chile e aposta na técnica de condicionamento de ar em circuito fechado, um sistema de excelência na reutilização da água – capta-se o recurso apenas uma vez, e quase nada se perde.

“Frear as mudanças climáticas no momento é um diferencial competitivo para empresas”, analisa professor da FGV

Especialista em sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas analisa o último relatório do IPCC e pontua que os agentes econômicos que estiverem mais bem preparados para os desafios sairão na frente.

Novelis investe R$ 20 milhões em hub tecnológico de inovação e quer chegar em latas 100% sustentáveis

A latinha de alumínio, que hoje carrega cerca de 80% de conteúdo reciclado, pode ir mais longe e ficar melhor - em novos laboratórios, empresa concentra pesquisas na reciclabilidade da tampa.

Rock ESG: ColdPlay minimiza impacto ambiental de seus shows e apresenta a turnê mais sustentável do mundo

Cada etapa da “Music Of The Spheres World Tour” foi pensada para a diminuição das emissões de CO2, a redução do consumo, o aumento da reciclagem e o investimento em novas tecnologias ecológicas, como o biocombustível.

Saiba de que forma a Teoria de Mudança pode ajudar a construir o impacto desejado na sua organização

Cada vez mais popular nos negócios, em políticas públicas e em empresas com propósito, a Teoria de Mudança (às vezes chamada de modelo lógico) exerce um papel estratégico e traça um plano de transformação da realidade.

“Não queime uma lavoura de café erradicada: saiba como aproveitá-la”, provoca fundador da Wood n’ Coffee

Empresário encontra destino sustentável para madeira proveniente de cafeeiros que seriam incinerados: colheres para cupping (prova de café), copos, pires e até mordedores para cachorros.

Recursos marinhos e costeiros são responsáveis por 5% do PIB mundial, alerta secretário-geral das Nações Unidas

Países assinam texto para garantir a conservação e o uso sustentável da diversidade biológica marinha de áreas fora da jurisdição nacional - projeto de “Tratado do Alto Mar” quer proteger 30% dos oceanos do mundo.

Ecosia, buscador alternativo ao Google, investe 80% dos lucros em organizações que plantam árvores pelo mundo

Criado em 2009, a Ecosia se orgulha de plantar uma árvore a cada 45 buscas - já foram quase 170 milhões de mudas, de 900 espécies, em 35 países de todos os continentes, a maioria na América do Sul e Africa.

“Tudo o que acontece no meio oceano respinga em nós”, diz responsável pela sustentabilidade da Gomes da Costa

Marca líder no setor de pescados enlatados explica por que é preciso investir na responsabilidade direta com seus fornecedores, que participam de um sistema que garante a idoneidade de toda a cadeia produtiva.

Massfix comemora novo decreto do governo sobre reciclagem de vidro: “Agora sim existem metas estabelecidas no setor”

Embora seja um material menos poluente que o plástico, mais de 1 bilhão de garrafas de vidro são descartadas por ano no país de forma inadequada - elas podem demorar até 5 mil anos para se decompor.

Sexo consciente: preservativo 100% sustentável faz sucesso na Europa e gera receita milionária a empresa alemã

Startup Einhorn produz desde 2015 camisinha que utiliza lubrificante natural feito a partir de plantas, além de adquirir látex extraído de forma ecológica por uma rede de pequenos produtores na Tailândia.

Corpos que brilham: a carioca Pura Color Beauty traz sustentabilidade ao Carnaval com o primeiro glitter biodegradável do Brasil

Para evitar as toneladas de microplástico que contaminam os oceanos e vão parar diretamente no organismo da população, startup desenvolveu uma receita caseira de glitter natural a partir de algas e pó de pedra.

Mapa da mina: como a Vivara aposta no rastreamento de 100% de seus fornecedores para cortar o garimpo ilegal pela raiz

Com uma agenda ESG bem estruturada, a maior joalheria do país investe em economia circular e garante: nenhuma matéria-prima entra na produção sem que todos os fornecedores tenham sido auditados com rigor.

No rastro do carbono: startup inova e cria primeira plataforma que facilita ações por créditos de plástico

Greentech busca projetos ao redor do mundo e os insere em seu banco de dados para que empresas ou até pessoas físicas adquiram créditos plásticos e patrocinem ações que evitem que o material volte para o ambiente. 

Tibii, empresa de nutrição para pets, inova no mercado mundial e lança embalagem sem nenhum uso de plástico

Primeira embalagem sustentável para ração do mundo foi feita em parceria com a Klabin e utiliza um tipo de papelão ondulado, um papel kraft de alta qualidade que leva em sua composição uma resina natural da madeira.

Empresa capacita povos indígenas para gerar renda com produto inovador: a borracha biodegradável da Amazônia

Com material inovador, que mistura látex e fibras, a Seringô produz calçados e artesanato feitos pelas comunidades locais, um processo que gera renda com inclusão, evita o desmatamento e resgata a identidade seringueira.

Penetron aponta que impermeabilização do concreto evita novas obras e diminui pegada de carbono na construção civil

Em estudo, Penetron Internacional revela que durabilidade do concreto é o maior desafio da sustentabilidade na construção civil: para evitar excessivos reparos, a empresa investe em protetores de estruturas.

Fim da papelada: software para reembolso economiza tempo, evita fraudes e acaba com a burocracia dos recibos

Aliada do compliance, plataforma VSoft oferece aplicativo e cartão para funcionários registrarem suas despesas e organiza a gestão dos gastos - o resultado é uma economia que pode chegar a 25%.

Que tal um hambúrguer? Fazenda Futuro mostra que carne de plantas pode ser deliciosa (além de sustentável)

Com mais de uma dezena de produtos, todos sem carne de boi, frango, peixe e nenhum transgênico, a empresa plant based investe em tecnologia para oferecer produtos saborosos, saudáveis, e com mínimo impacto ambiental.

Ponto cego do ESG: questões socioambientais terão poucas conquistas se mercado não educar pessoas

Pesquisador, CEO e fundador da Humanizadas defende em artigo que as organizações precisam abrir espaço para a educação de lideranças que sejam capazes de realizar uma profunda mudança em toda cultura empresarial.

Documento inédito de normas ESG lançado pela ABNT deverá ajudar agenda de pequenas e médias empresas

Associação Brasileira de Normas Técnicas pretende desmistificar o ESG para organizações menores, mostrando que as práticas são simples, aplicáveis, e fundamentais de serem incorporadas em qualquer modelo de gestão.

Produtora de cachaça artesanal une fabricação histórica de aguardente brasileira a práticas ESG

Família proprietária da Fazenda das Palmas, onde fica a sede da produção da Pindorama, investiu R$ 3 milhões na revitalização de um alambique histórico e no plantio da cana-de-açúcar em sistema agroflorestal.

Brasil tem potencial e recursos para liderar mercado de carbono voluntário mundial, diz pesquisa da McKinsey

Estudo da consultoria indica que, até 2030, país pode abocanhar 15% deste mercado – um valor de até US$ 15 bilhões - com potencial de chegar a US$60 bilhões até 2050. É preciso, porém, investir em regulação.

Conheça a empresa brasileira premiada por reciclar embalagens de óleo lubrificante sem usar água

Solução inédita no mundo utiliza solvente ecológico à base de casca de laranja orgânica e é 30% mais barata do que os processos de reciclagem tradicionais - startup venceu o Energy Globe World Award deste ano.

Países fecham acordo histórico para a biodiversidade, mas mantêm tensões sobre financiamentos

Em intensa negociação, com a liderança da China, a COP 15, em Montreal, terminou com texto assinado por 190 nações, e que prevê a proteção de 30% do planeta até 2030 - distribuição de recursos gerou discórdia.

Cada peça no seu lugar: como a economia verde depende da classificação de atividades socioambientais

Especialista em finanças sustentáveis explica, em artigo, por que é importante classificar de forma sistêmica atividades econômicas sob o viés da sustentabilidade, como age o mercado, e de que forma é possível fazer isso.

Educação corporativa ESG: precisamos falar (e com urgência) sobre a formação de lideranças

O tema é novo e ações pontuais de treinamento podem não bastar; o que vale é um processo contínuo de formação, que aposte em estratégias de desenvolvimento de uma cultura ESG focada em pessoas.

Tecnologia ESG: como os supercomputadores podem colaborar para a eficiência energética mundial?

Uma das soluções para reduzir o consumo de datacenters, que gastam cerca de 3% da energia do mundo, tem sido máquinas como o Pégaso, da Petrobras, que se tornou o maior e mais ecoeficiente da América Latina.

Desafio ESG: Melhoramentos mostra como conciliar crescimento econômico com práticas sustentáveis

Empresa que produziu o primeiro livro colorido da América Latina dá exemplo de inovação e conta de que forma está transformando suas operações e criando novas frentes de negócios com rentabilidade.

Copa do Mundo se compromete a práticas sustentáveis, mas não entrega o principal: transparência 

Segurança do trabalho, direitos humanos, respeito à diversidade, redução do uso de recursos naturais e de emissões de gases. Todas estas são pautas ESG. O que o Catar colocou em prática e o que ficou só no papel?

COP da biodiversidade: empresas pressionam governos e querem acordo histórico com políticas mais claras

Investidores e representantes do setor privado desembarcaram no Canadá exigindo que líderes dos países assinem um acordo com políticas públicas e regulações para companhias que pretendem cumprir uma agenda ESG.

Em estudo inédito, ONU propõe comércio de “biocréditos” para financiar biodiversidade mundial

Documento lançado às vésperas da COP 15 sugere a mesma lógica dos créditos de carbono: um ativo financeiro em que as empresas compensam impactos sobre a biodiversidade investindo em programas de conservação.

BSBIOS, maior produtora de biodiesel do país, ensina como montar uma estratégia ESG de sucesso

O presidente da empresa, Erasmo Battistella, consolidou com sucesso a área de ESG há dois anos; aqui ele mostra o passo a passo desta estruturação, além de apontar seus principais desafios e planos para o futuro.

Após 60 anos de mercado Sprite decide mudar uma história: a tradicional garrafa verde fica transparente

Coca-Cola aposta alto e opta pela sustentabilidade como uma de suas estratégias ESG ao alterar um padrão esteticamente já conhecido pelos brasileiros - mas garante que bebida seguirá com o mesmo sabor limão.

Como o setor pecuário pretende se organizar para diminuir emissões e entrar na agenda sustentável

Considerado o principal vetor de desmatamento da Amazônia, a pecuária decidiu se unir e formar o GTPS (Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável) para traçar diretrizes tanto para insumos como para produção.

Momento de reflexão: qual papel você e a sua empresa estão assumindo – de fato – diante da agenda ESG?

Neste artigo, o pesquisador da USP, CEO e fundador da Humanizadas, convida executivos a aproveitarem a agenda ESG não para solucionar todos os problemas e sim para uma jornada de transição cultural.

COP 27 será marcada pela tensão: a humanidade não tem mais tempo para uma aterrisagem suave

O ambientalista e economista Sérgio Besserman Vianna fala sobre suas expectativas para a conferência no Egito. “Haverá dois grandes temas: a justiça climática e a falta de implementação de metas assumidas”, projeta.

COP 27: conheça a história e as principais decisões da mais importante conferência climática do mundo

Historicamente, a Conferência das Partes vem firmando acordos entre países que representaram avanços nos compromissos para a diminuição da emissão de gases de efeito estufa – mas ainda há muitos desafios a cumprir.

Na vanguarda do ESG, HP ganha prêmio e mostra como a estratégia da circularidade vem dando certo desde 1991

Somente no Brasil, em 20 anos, a companhia coletou 8,4 toneladas de cartuchos e hardwares para serem reutilizados na manufatura de 10 milhões de impressoras; números grandiosos consolidam a aposta na economia circular.

American Tower mostra como usa uma planta solar para manter operação de fibra óptica 100% livre de emissões 

Multinacional especializada em torres de comunicação, transmissão de dados, e Internet das Coisas aposta em fazendas de energia limpa, que podem gerar 3.400 MWh ao ano, para compensar o restante de seu consumo.

Usaflex lança linha de sapatos com palmilhas feitas a partir de cana-de-açúcar e produzidas com redução de 40% de insumos

Linha Reconforto utiliza apenas seis componentes em sua fabricação, é feita com cores neutras, que requerem um processo mais simples de tingimento e evitam a poluição da água, além de reduzir sobras de couro e tecido.

Indra, empresa de tecnologia e consultoria espanhola, mostra como investe no combate à corrupção e ao suborno

Mais de 90% dos profissionais no Brasil apontam que estas práticas criminosas ocorrem com frequência no mundo dos negócios; saiba como atua o compliance da Indra, que acaba de ser certificada em seu sistema de gestão.

Empresa brasileira levará à COP27 o uso da tecnologia para a descarbonização da mobilidade

Scipopulis, que atua na área de cidades inteligentes, propõe mudança de foco de carros para ônibus elétricos, reduzindo pela metade as emissões de gases de efeito estufa em cidades grandes como São Paulo e Rio de Janeiro.

“Não adianta valorizar a sustentabilidade se os líderes não estiverem engajados”, diz Carolina Zwarg, diretora da Porto

Empresa cria jornada crescente de conhecimento, que envolve o planejamento estratégico até 2025, para envolver lideranças e fazer com que o ESG esteja cada vez mais integrado na cultura de todos os funcionários.

ESG em campo: Coritiba mostra de que forma um time de futebol deve cumprir seu papel social e implantar uma gestão sustentável

Clube paranaense estabelece um modelo inovador de gestão socioambiental, é o primeiro no Brasil a aderir ao Pacto Global da ONU, e lembra que o foco do esporte não deve estar apenas nos resultados de um jogo.

Vivo mostra como criou um programa de incentivo ao voluntariado que se tornou referência no Brasil

Há 17 anos, a empresa promove, por meio da Fundação Telefônica Vivo, programa que oferece a chance de que todo o quadro profissional esteja engajado - de uma base de cerca de 33 mil funcionários, 20 mil aceita o desafio.

Algodão dá exemplo de agro sustentável: mais de 80% da produção é certificada segundo critérios sociais e ambientais

Segundo Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), para conseguir a certificação, existem 183 itens divididos em 8 critérios; quem não consegue o documento perde vantagens financeiras e competitivas.

Rock In Rio ensina ao mundo como fazer um festival de música entrar na agenda da sustentabilidade. Confira o infográfico.

A cada edição do evento, um plano rigoroso é traçado e novas metas são estabelecidas para os anos seguintes, como reciclar 100% do lixo em 2030. No infográfico, você vai ver o que já foi feito e o que ainda está por vir

Indústria de papel descobre um personagem inusitado para a manter a produção de seu negócio sustentável: as abelhas

Para preservar sua matéria-prima, ou seja, as árvores nativas, a multinacional West Rock investiu junto a apicultores na manutenção e cuidado dos insetos responsáveis pela polinização da floresta.

O que é black money?

Este é um termo usado para um movimento que visa fortalecer a população preta financeiramente, fazendo o dinheiro circular mais pela comunidade para incentivar o empreendedorismo.

Pioneira em ESG, Mercur ensina as lições de um negócio sustentável há mais de 15 anos: é preciso romper padrões

Empresa começou a estruturar projeto em 2007 e hoje entende que a responsabilidade socioambiental deve estar em todas as áreas, desde sua produção até a relação com fornecedores, clientes e funcionários

“No Nordeste, uma placa solar pode mudar a vida de uma criança”, diz Ricardo Cavalcante, da Federação das Indústrias do Ceará

Industrial cearense anuncia investimentos no projeto que pretende revolucionar a economia, e tornar a região brasileira no maior polo produtor e exportador de energia com hidrogênio verde do mundo.

Unilever lança aposta: reduzir pela metade o plástico virgem nas embalagens até 2025. Saiba como chegar lá

Fórmulas mais concentradas e uma complexa cadeia de inovação tecnológica estão por trás desta meta da multinacional, que conta com 2,5 bilhões de consumidores no mundo.

“É impossível produzir embalagens sem pensar em melhorar a vida das pessoas”, afirma CEO da Smurfit Kappa 

Com o propósito de criar, proteger e cuidar, empresa de embalagens sustentáveis de papéis e papelão anuncia investimentos de mais de R$ 320 milhões no país

Por que ESG também deve estar na pauta das pequenas empresas? O Sebrae responde: “Para garantir a continuidade do negócio”

Gerente de Negócio Sustentáveis do Sebrae garante que a agenda ESG é peça fundamental para o sucesso dos micro e pequenos empreendedores

Tendências de ESG para 2023 no pós-Americanas: revisões profundas das organizações estão na ordem do dia

Liderança sustentável: por que e como exercer?

A liderança aderente ao conceito ESG tem alto impacto na cadeia de stakeholders - do colaborador ao investidor -, gerando resultados expressivos

Ricardo Voltolini | Ideia Sustentável: Em tempo de CEOs ativistas, desafios socioambientais representam causas

Um panorama das histórias de líderes e empresas cujos “valores não estão à venda”
Entre em contato
1
Posso ajudar?