Whirlpool realiza evento para revelar conteúdo de cápsula enterrada há 15 anos

Whirlpool realiza evento para revelar conteúdo de cápsula enterrada há 15 anos

Cápsula continha materiais e reportagens de 2001 sobre problemas ambientais, para mostrar aos colaboradores e stakeholders como a empresa vem contribuindo com soluções sustentáveis para os desafios globais

capsula

Dia 21 de setembro, dia da árvore. Esta foi a data escolhida pela Whirlpool Latin America, proprietária das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, para realizar um evento em sua Unidade de Rio Claro, interior de São Paulo. Na ocasião, foi desenterrada uma “cápsula do tempo”, que continha reportagens e pesquisas do início dos anos 2000 sobre problemas socioambientais. A partir delas, a empresa compartilhou com o público práticas sustentáveis que desenvolveu para responder a esses desafios nos últimos 15 anos, como a definição de metas de redução de resíduos, criação de código de ética e publicação de relatórios de sustentabilidade.

Ao abrir a cápsula, representantes da Whirlpool retiraram, uma a uma, as publicações e leram as principais manchetes. Dentre os temas mais abordados nas reportagens, destacaram-se a escassez de água e o desperdício de energia, ainda hoje questões muito discutidas no cotidiano e nas organizações.

O objetivo da empresa foi demonstrar como seu processo de produção procurou contribuir com a solução dessas e outras questões ligadas à sustentabilidade nos últimos anos. Por exemplo: 80% dos produtos da Whirlpool, atualmente, têm o selo Procel A de eficiência energética, o melhor indicador de economia de energia do Brasil; e na unidade de Rio Claro, reutilizam-se 100% da água dos postos de testes de desenvolvimento de produtos.

Além disso, em 2015, a Whirlpool conseguiu zerar todo o envio de resíduos industriais e não industriais para aterros no Brasil, feito inédito entre as operações da companhia no mundo. A meta global prevê o cumprimento do objetivo para 2022. Vale lembrar que são considerados os resíduos gerados ao longo de todo o ciclo de vida dos produtos.

Para uma empresa do porte da Whirlpool, instituir a sustentabilidade e disciplinar os colaboradores com seus valores é uma tarefa diária, como explica Vanderlei Niehues, diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios da Whirlpool Latin America. “O grande desafio é trazer os pilares da sustentabilidade para dentro da empresa, fazendo com que não sejam só discurso. Como tornar isso uma prática do dia a dia? Não é a jornada de uma pessoa, mas da organização como um todo”, afirma.

capsula-2

Valendo-se do conceito do Triple Bottom Line – que considera as relações entre os impactos ambientais, sociais e econômicos ligados às atividades das empresas –, a Whirlpool também se preocupa com os interesses das comunidades ao redor de suas fábricas. Desde 2002, a empresa já apoiou 356 projetos sociais, com uma média de 34 mil pessoas beneficiadas. E temas como Ética e Diversidade também fazem parte da rotina da empresa. Segundo Armando Ennes do Valle Jr, vice-presidente de Novos Negócios e Sustentabilidade, “nós não temos vergonha de falar que copiamos todas as boas práticas que identificamos. Eu quero aprender todas as novas. E na semana passada, no evento da Plataforma Liderança Sustentável, eu aprendi um monte delas, com empresas que se destacam nesses temas”.

Ao final do evento, a Whirlpool estabeleceu um novo compromisso, com as futuras gerações, por meio de uma nova cápsula – desta vez, um pen drive –, que será aberta em 2022. Segundo Niehues, “depositamos nossos objetivos de sustentabilidade até 2022, com seis macrometas globais. Entre elas: alcançar 90% de transparência na composição de materiais até 2020; reduzir o consumo de energia e água em 15% nas manufaturas; levar a meta de resíduo zero para todas as fábricas da Whirlpool no mundo; aprimorar o desempenho dos processos com foco em reduzir as emissões de carbono; e ampliar os resultados e a visibilidade do Instituto Consulado da Mulher”.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?