Sustentabilidade nas empresas: Santander – Marcos Madureira

“Os líderes têm de estar convencidos sobre a importância da sustentabilidade para instigar seus colaboradores e diretores e, assim, criar um efeito de cadeia. Eles devem ser exemplos. Hoje, não é mais possível ter o discurso dissociado da prática.” Quando Marcos Madureira compartilhou tais palavras com o público do encontro anual da Plataforma Liderança Sustentável, não restaram dúvidas de que o executivo foi fortemente influenciado pela passagem de Fábio Barbosa – um dos gurus do tema no Brasil – pela presidência do Santander.

Vice-presidente executivo de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do banco, Madureira teve seu primeiro contato com a questão da sustentabilidade no começo dos anos 1990, quando trabalhava com combustíveis em uma empresa e, logo em seguida, com controle de emissões de gases de efeito estufa – experiência basicamente focada na área ambiental. Depois, transferido para o setor financeiro, viu-se diante da tendência que despontava nas empresas: a responsabilidade social.

Madureira mune-se dessas passagens e dos aprendizados com líderes atentos ao desenvolvimento sustentável para colaborar com a proposta do Santander, que, segundo ele, é unir simplicidade, eficiência, solidez e sustentabilidade.

No âmbito econômico, o banco privilegia o microcrédito, com um programa que oferece recursos e orientação financeira aos empreendedores de regiões de baixa renda. “Assim, apoiamos seu sucesso e os ajudamos a ser protagonistas de verdadeiras mudanças, tanto da sua própria realidade como das comunidades onde atuam”, explicou.

Além disso, a instituição abraçou a causa das energias renováveis e é o maior financiador de energia eólica no Brasil. “Criamos também uma plataforma na qual é possível calcular as emissões de gás carbônico. Toda nossa atividade tem suas emissões compensadas”, ressaltou Madureira.

Para ele, embora o Santander seja uma instituição nova no mercado brasileiro – se comparado à concorrência – e, consequentemente, não tenha uma identidade tão definida junto ao público, é cada vez mais reconhecido por apresentar sistemas muito modernos, pelo dinamismo comercial e, principalmente, pelos esforços de sustentabilidade.




Compartilhar:

 

twitter

Parcerias