Sustentabilidade e RH: 10 desafios

img-rh-artigo-rv

A mudança para um modelo mais sustentável de negócios só será possível com colaboradores seguros, felizes e engajados; com respeito à diversidade e à transparência; e com um ambiente de valorização dos talentos humanos. Pensando nisso, coordenei, na consultoria Ideia Sustentável, um estudo especial sobre tendências de sustentabilidade para RH e propus, a partir dele, 10 questões fundamentais para que você possa avaliar a realidade de sua empresa. Quanto mais respostas SIM você assinalar, mais perto a sustentabilidade e o RH estão caminhando na sua organização; no entanto, sempre que a resposta for NÃO, consulte nosso estudo (acesse http://goo.gl/AT6f7M ou solicite o arquivo pelo e-mail fabio@ideiasustentavel.com.br) e se inspire para promover transformações na sua companhia.

Questão 1: Em sua empresa, a sustentabilidade está no planejamento estratégico a ponto de influenciar visão, missão e metas de cada colaborador? 

De um lado, a empresa deve gerenciar os colaboradores de modo sustentável, visando ao seu bem-estar, à inclusão, salário digno, diálogo aberto e engajamento. De outro, o RH deve atuar para que cada colaborador esteja ciente de como suas funções impactam a agenda de sustentabilidade.

Questão 2: Sua empresa possui programas de educação corporativa ou ações de desenvolvimento/autodesenvolvimento focados em sustentabilidade?

O departamento de RH tem papel decisivo no desenvolvimento de competências (conhecimento, habilidades e atitudes) para a sustentabilidade. As principais ferramentas são programas de educação corporativa, ações on the job e iniciativas estruturadas de desenvolvimento de valores e de autodesenvolvimento.

Questão 3: Sua empresa engaja os profissionais em projetos de reciclagem, eficiência energética, redução de desperdícios e inovação sustentável?

Um possível começo para o trabalhado do RH com foco em sustentabilidade pode ser o desenvolvimento de programas bem comunicados de reciclagem, eficiência energética e redução de desperdícios. Mas é importante estimular que, cada vez mais, os colaboradores se tornem intraempreendedores do tema.

Questão 4: Sua empresa incorpora a sustentabilidade a um plano de incentivos com impacto na remuneração variável?

Para criar um ambiente organizacional favorável à sustentabilidade, o RH deve integrar o conceito a um plano de incentivos, visando recompensar os colaboradores, via condicionamento de remuneração variável baseada em resultados focados no triple bottom line e não mais apenas no bottom line.

Questão 5: Sua empresa está conseguindo comunicar a sustentabilidade para envolver os colaboradores?

O setor de RH deve atuar em completa sinergia com o de Comunicação para facilitar o engajamento das pessoas e criar uma cultura de sustentabilidade, que será construída por meio da definição de uma linguagem compartilhada – centrada em negócios – e do desenvolvimento de novos modelos mentais. Comunicação completa educação.

Questão 6: Sua empresa tem conseguido treinar/envolver os gestores de nível médio ligados a funções relacionadas com sustentabilidade?

A média gerência é a grande responsável por traduzir a mensagem da sustentabilidade na empresa, pois lida com as operações cotidianas. Ao mesmo tempo, o RH deve se esforçar para envolver todas as áreas e partes interessadas com o tema, como a cadeia de suprimentos e a logística.

Questão 7: Na sua empresa, a sustentabilidade está no planejamento estratégico?

É papel do RH contribuir para integrar a agenda de sustentabilidade ao plano estratégico da empresa, contribuindo para definir os pontos de convergência e apresentando os benefícios tangíveis de recrutamento, retenção, bem-estar e impactos dos colaboradores nas metas de sustentabilidade.

Questão 8: Sua empresa está conseguindo atrair e contratar colaboradores identificados com o tema e com valores alinhados ao seu propósito?

Uma prática cada vez mais comum tem sido demonstrar preocupações com propósito já nos programas de estágio. Jovens profissionais estão interessados nas chamadas “carreiras de impacto”, à procura de significado e oportunidade de fazer contribuições positivas para o mundo por meio do seu trabalho.

Questão 9: Sua empresa incentiva os funcionários a fazer escolhas mais conscientes em relação a consumo, saúde, comunidade e planeta?

Uma das novas atribuições do RH é estimular que as pessoas adotem um estilo de vida mais sustentável também fora do ambiente profissional. Afinal, ninguém pode ser mais sustentável no trabalho se não tiver uma vida mais sustentável fora dele.  Sustentabilidade tem a ver com valores.

Questão 10: Sua empresa mede regularmente a percepção do público interno quanto à sustentabilidade?

O setor de RH deve inventariar as ações da empresa em sustentabilidade e ajudá-la a alcançar os objetivos ligados ao conceito, o que pressupõe examinar a relação entre o tema, o envolvimento dos funcionários e os resultados da companhia, visando gerar ganhos de produtividade e satisfação de clientes.

Ricardo Voltolini é diretor-presidente de Ideia Sustentável: Estratégia e Inteligência em Sustentabilidade, palestrante, idealizador da Plataforma Liderança Sustentável e autor de Conversas com Líderes Sustentáveis (Senac-SP) e Escolas de Líderes Sustentáveis (Elsevier).




Compartilhar:

 

twitter

Parcerias