Ideia Sustentável lança segundo Estudo NEXT – 8 Tendências de Sustentabilidade para MPE

Ideia Sustentável lança segundo Estudo NEXT – 8 Tendências de Sustentabilidade para MPE

Por Ricardo Voltolini
Sustentabilidade e futuro dos negócios para pequenas e microempresas

Esta edição traz o segundo estudo temático do NEXT – Observatório de Tendências em Sustentabilidade, ferramenta com a qual a consultoria Ideia Sustentável: Estratégia e Inteligência em Sustentabilidade iniciou um movimento regular de pesquisas aplicadas, visando contribuir para o enriquecimento do repertório de profissionais que trabalham com o tema nas empresas brasileiras. Como você poderá ver neste 8 Tendências de Sustentabilidade para Pequenas e Microempresas, foram listados grandes desafios que podem servir como ameaça ou oportunidade para organizações de pequeno porte dispostas a inserir sustentabilidade em suas práticas e estratégias. Junto com cada texto explicativo da tendência, o leitor terá, ainda, a visão de experts (seção Palavra de Especialistas e Opinião), o ponto de vista de executivos de empresas integrantes do movimento Plataforma Liderança Sustentável, a apresentação das melhores práticas nacionais e internacionais (No Radar e Para Saber Mais), além de dicas e recomendações sobre como trabalhar cada desafio (Caminho das Pedras). John Elkington (Volans), Aileen Ionescu-Somers (IMD), Homero Santos (Fractalis) e Luiz Barretto (Sebrae) escrevem artigos complementares na seção Livre Pensar.

Sobre o NEXT, vale dizer: até o final de 2013, durante mais de sete anos, Ideia Sustentável manteve operante um Observatório de Tendências em Sustentabilidade (OTS), que servia, basicamente, para atender aos seus clientes, interessados em análise, síntese e prospecção de cenários relacionados ao tema. Era, portanto, um método de trabalho, uma ferramenta, um radar colocado a serviço de empresas em processo de construção de estratégias e diretrizes de sustentabilidade – embora uma parte dos achados, graças ao seu nível de aprofundamento, acabava sempre publicada nesta revista, brindando o leitor.

Mais do que um método, o OTS expressava, sobretudo, o exercício daquela que sempre foi a principal vocação de Ideia Sustentável: a de ser uma consultoria think tank, capaz de reunir e gerir conhecimento relevante, integrando saberes produzidos nas mais importantes escolas de negócio, universidades e consultorias do mundo. Nesse esforço, nossa equipe habituou-se a entrevistar os mais renomados e independentes pensadores de sustentabilidade. Do contato diário, fortaleceram-se laços com organizações como IMD, Volans, Green Futures e Forum for the Future, e ainda com experts da estatura de John Elkington, Andrew Savitz e Aileen Ionescu-Somers, para ficar em alguns exemplos de uma relação que comporta mais de 80 organizações e cerca de 100 especialistas (para se ter uma ideia desse capital intelectual acumulado, recomendo ao leitor que acesse o nosso site e verifique, nas edições anteriores de Ideia Sustentável, a qualidade do time de entrevistados).

Dada a importância do OTS para o trabalho que realizamos em nossas três áreas de atuação (Consultoria, Educação e Conteúdos), foi um passo natural transformar seus achados em produtos. E as pesquisas geradas por ele, numa espécie de legado para todo profissional que trabalha com sustentabilidade empresarial no Brasil e no mundo. Os estudos do NEXT, portanto, nada mais são do que o resultado da aplicação de uma ferramenta interna para gerar um produto de conhecimento. A cada ano, ele elaborará quatro estudos temáticos. Em abril, publicamos 10 Tendências de Sustentabilidade para RH. E, em setembro e dezembro próximos, ainda vamos tratar de saúde e sustentabilidade, e ferramentas de gestão. A seleção dos temas, feita em conjunto com nosso principal parceiro, a Fundação Espaço ECO®, leva em conta sempre dois critérios básicos: a relevância do público-alvo principal (e a sua capacidade de produzir mudança) e o potencial para gerar transformação em um determinado setor.

Definido o tema, o NEXT opera em cinco fases. Na primeira, pesquisadores de Ideia Sustentável consultam fontes produtoras de conhecimento em todo o mundo para apurar tendências relacionadas ao objeto de abordagem do estudo. Na segunda, entrevistam especialistas para validar as tendências identificadas. Na terceira, com as tendências estabelecidas, os experts são mais uma vez acionados para recomendar estudos de caso. Na quarta e quinta fases, o estudo ganha as páginas desta revista e, em seguida, seus conteúdos são apresentados em eventos/encontros de natureza educacional.  Todo estudo NEXT vem sempre acompanhado de um pacote educacional – palestras, workshops e cursos cujo objetivo não é apenas valorizar o conhecimento que subsidia os achados/conclusões mas torná-los aplicáveis à realidade de profissionais e empresas.

Para elaborar 8 Tendências de Sustentabilidade para Pequenas e Microempresas, o segundo da  série de quatro estudos de 2014, Ideia Sustentável consultou 54 organizações internacionais, 28 organizações nacionais,  28 especialistas nacionais, 45 especialistas internacionais e 26 líderes empresariais (presidentes e executivos). Ao longo de três meses, os pesquisadores Rosicler Rodriguez e Herbert Santo Lima mergulharam, ainda, em 34 fontes, entre livros, pesquisas, estudos e conferências, de onde recolheram os dados que justificam as tendências. Nesse esforço, contaram com o apoio da consultora Poliana Abreu, do jornalista Fábio Congiu e da diretora de Conteúdos, Cláudia Piche, além da minha coordenação pessoal.

É justo, a esta altura, que o leitor esteja se perguntando: por que abordar a sustentabilidade para micro e pequenas? A resposta é simples. As MPE* representam 99% do universo dos 6,3 milhões de empresas brasileiras e empregam mais de 16 milhões de pessoas (quase metade do total de empregos do país). Elas estão em todos os cantos do Brasil, integram as cadeias de valor das grandes empresas, compõem arranjos de desenvolvimento local, promovem a inclusão, oferecem espaço para empreendedores que mudam realidades adversas, atendem demandas das comunidades e funcionam como porta de entrada no mercado de trabalho para milhares de jovens de baixa renda. Logo, não haverá mudança possível na direção de um modelo de negócio mais sustentável se ela não ocorrer também nas MPE.

8 Tendências de Sustentabilidade para Pequenas e Microempresas não tem a pretensão de esgotar o assunto. Nele, não se encontram todos os desafios de sustentabilidade relacionados ao negócio das MPE, mas aqueles que, com base em nossa investigação, mostraram-se os mais atuais. Não significa, portanto, um ponto de chegada, mas um ponto de partida.

Nossa mais sincera intenção é que este estudo apresente cenários desafiadores, inspire novas escolhas e decisões e convide à reflexão e à ação. Não apenas os micro e pequenos empreendedores, mas todas as organizações e profissionais que atuam em seu suporte.

* A sigla MPE, que contém as iniciais de Micro e Pequenas Empresas, foi grafada sem o “s” no final, de acordo com a grafia utilizada pelo Sebrae.

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