Robert Henry Srour – USP

O que é ética empresarial? E como ela pode influenciar os negócios das empresas? Na primeira das oito vídeo-palestras que a Plataforma Liderança Sustentável passa a divulgar semanalmente, a partir de hoje, o professor Robert Henry Srour, doutor em Sociologia pela USP, discute os benefícios de uma conduta empresarial ética e os riscos de não inserir o tema na estratégia dos negócios: https://goo.gl/uBJkKW

Em sua apresentação, Srour convida o público a refletir sobre questões essenciais para o mercado de hoje, como capital reputacional, credibilidade e negócios de impacto, para defender uma tese provocativa: “A conduta ética vale dinheiro.” Segundo o professor, se utilizada de maneira profissional, científica, sem subjetividade, a ética pode ajudar as empresas a entender – e a solucionar – os impactos produzidos por suas atividades.

Em sua palestra, Srour apresenta acepções equivocadas sobre ética – muitas vezes confundida com códigos de conduta ou com valores morais, por exemplo – e explica que, na verdade, trata-se de uma disciplina teórica, um corpo de saberes. “Como cientista social, minha abordagem é científica, não filosófica. Precisamos sair do juízo de valor e utilizar o juízo de realidade. A ética científica oferece as ferramentas para essa mudança de visão e de comportamento.”

De acordo com o professor, se todas as empresas do mercado têm como objetivo principal o lucro financeiro, o que irá diferenciá-las – cada vez mais – é a capacidade de compreender as implicações éticas de seus processos, isto é, qual tipo de resultado econômico estão atingindo: ético ou antiético? Ou os dois ao mesmo tempo?

Com um panorama sobre a ética aplicada aos negócios e exemplos tanto de companhias que se prejudicaram por negligências no tema quanto de empresas que se beneficiaram de condutas corretas, Srour contextualiza o público para conhecer os cases da Plataforma Liderança Sustentável 2016, que serão publicados semanalmente a partir de hoje.

Para assistir ao depoimento completo do professor Robert Henry Srour, acesse: https://goo.gl/uBJkKW




Compartilhar:

 

twitter

Parcerias