Paulo Stark – Siemens

Na nova vídeo-palestra divulgada pela Plataforma Liderança Sustentável, o CEO da Siemens no Brasil, Paulo Stark, conta como o Sistema de Compliance estabelecido pela companhia em resposta a denúncias de irregularidades na Alemanha, em 2006, vem transformando a cultura da empresa, aprimorando sua reputação e, acima de tudo, despertando o orgulho dos colaboradores por pertencerem a uma empresa que inseriu a ética, como prioridade, na estratégia dos negócios.

No depoimento, Stark comenta sua trajetória na Siemens, especialmente duas passagens marcantes: a primeira, em 2006, quando liderava uma unidade de negócio na Alemanha e acompanhou os problemas éticos da companhia estamparem manchetes em jornais do mundo todo. Para corrigir condutas e recuperar a credibilidade, a Siemens apostou em uma reação radical, trocando o comando global imediatamente e estabelecendo um sistema de compliance rigoroso e reconhecido no mundo inteiro. “O elo que liga o Sistema de Compliance à confiança da sociedade e das pessoas na empresa é a conseqüência”, explica Stark.

O segundo momento marcante da trajetória de Paulo na Siemens se deu quando ele, à frente da organização no Brasil, apresentou ao Comitê Global resultados de investigações internas que mostravam irregularidades na atuação da empresa no país e precisou decidir se a organização deveria compartilhar ou não as informações com as autoridades públicas. “Não demorou nem 30 segundos para tomarmos a decisão unânime de realizar a denúncia. Porque estava de acordo com os nossos princípios. O problema é que o acordo de leniência não nos permitia divulgar que fomos nós quem fez a denúncia. Os colaboradores ficaram aflitos por um mês. Foi um período quase insuportável para mim”, conta Paulo.

Stark chega a se emocionar durante sua fala, lembrando o apoio de seus colaboradores, recebido durante a fase de investigações, após saberem que as denúncias partiram da própria Siemens, seguindo uma postura de transparência e os princípios do Sistema de Compliance. Em um “evento-surpresa”, o CEO da Siemens ouviu a seguinte frase de um grupo de, aproximadamente, mil funcionários: “Paulo, nós estamos juntos com você nessa”.

Com uma ampla visão sobre como uma conduta ética pode consolidar – ou arruinar – os rumos de uma empresa, Paulo Stark inicia a participação dos líderes no bloco sobre ética da Plataforma Liderança Sustentável, após a introdução realizada pelo professor e doutor Robert Henry Srour (confira o vídeo completo do professor em https://goo.gl/uBJkKW).

Para assistir ao depoimento completo de Paulo Stark, CEO da Siemens no Brasil, acesse: https://goo.gl/ggPJJP




Compartilhar:

 

twitter

Parcerias