Parceria Votorantim pela Educação será ampliada para mais de 50 municípios brasileiros em 2017

Programa que acelera em 38% a evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Ensino Fundamental I e 45% no Ensino Fundamental II nos municípios já atingiu 700 mil alunos em 8 anos

Parceria Votorantim

O Instituto Votorantim realizou entre os dias 22 e 24 de março, a “Oficina de Pactuação do Parceria Votorantim pela Educação (PVE) 2017” com secretários de educação de 52 municípios que farão parte do programa neste ano. Em 2017, o número de cidades com atuação do PVE triplicou, o que vai beneficiar, em média, 190 mil alunos, entre 6 e 14 anos, em 16 estados brasileiros onde a Votorantim está presente por meio de seus negócios.

O PVE contribui para a melhoria da educação pública, com ações de mobilização social e de fortalecimento da gestão pública e escolar. A estratégia é, de um lado engajar a população, fortalecendo a demanda por uma educação pública de qualidade e, de outro, qualificar a oferta de ensino, por meio de parceria com o poder público e a comunidade.

“Temos a convicção de que uma educação sólida é a base para a formação de uma sociedade próspera. Por isso, muito antes do conceito de valor compartilhado ganhar a dimensão que tem hoje, a Votorantim já investia em ações em prol do desenvolvimento social das comunidades onde atua”, declarou João Miranda, diretor-presidente da Votorantim S.A..

O encontro teve como objetivo debater com secretários de educação e técnicos das prefeituras sobre como a gestão eficiente favorece o aprendizado e a importância da participação da família e alunos na educação. Além disso, foram apresentados os resultados já conquistados – melhora no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), por exemplo, nos municípios em que o PVE já foi implementado, se comparado a municípios que não receberam o programa.

A iniciativa, realizada há oito anos, tem acumulado resultados positivos. Estudo comparativo entre os municípios que aderiram ao PVE e um grupo-controle indicou que, no período de 2008 a 2015, o PVE colaborou para acelerar em 38% a evolução do índice nos municípios que aplicaram o programa no Ensino Fundamental I e 45% no Ensino Fundamental II. Durante todo o período em que o programa está em vigor já foram beneficiados, aproximadamente, 700 mil alunos de 795 escolas.

“Nós acreditamos que as empresas e comunidades podem e precisam crescer em harmonia, em um equilíbrio que traga resultados positivos, econômicos e sociais para todos. Também acreditamos que os gestores públicos são os principais agentes de desenvolvimento das comunidades que nos hospedam. Por isso o Instituto, respeitando seu DNA de sempre investir na causa da educação, promove há oito anos parcerias com as gestões municipais para mobilização da sociedade e melhoria da gestão educacional dos municípios onde atuamos”, disse Cloves Otávio Nunes de Carvalho, diretor do Instituto Votorantim.

Sobre o Instituto Votorantim

O Instituto Votorantim é o parceiro estratégico das empresas do Grupo em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das regiões onde as empresas operam. Atua nos campos da educação, geração de trabalho e renda, formação profissional, apoio a gestão pública, cultura, preservação e fortalecimento de direitos infanto-juvenis, entre outros.




Compartilhar:

 

twitter

Parcerias