O código de ética como instrumento fundamental na formação de pessoas: veja a palestra de Didier Tisserand, presidente da L’Oréal Brasil

O código de ética como instrumento fundamental na formação de pessoas: veja a palestra de Didier Tisserand, presidente da L’Oréal Brasil

Líder fala sobre a importância do desenvolvimento de um código de ética e o processo de disseminação dos valores éticos para os colaboradores

Quando o francês Didier Tisserand assumiu a presidência da L’Oréal no Brasil, em 2011, não demorou para que começasse a focar no aperfeiçoamento do comportamento ético na companhia. Durante seu comando, a empresa passou a considerar o tema como prioritário, com ações voltadas para a conscientização de colaboradores. De acordo com Didier, “no Brasil existe algo que se chama Lei Seca. Já na L’Oréal, decretamos a Lei Ética. Tolerância zero”. Veja a apresentação completa no link a seguir: https://goo.gl/1tnnYQ

O código de ética da empresa visa, como princípio, assegurar que os colaboradores de todos os níveis da organização priorizem o bem coletivo em vez dos interesses pessoais. Criado em 2000 para ser “institucional”, foi reformulado duas vezes, em 2007 e 2014, quando foi aprimorado e passou a incorporar a visão dos funcionários, tornando-se mais “palpável” e efetivo. “Esse código é como se fosse a nossa constituição. É muito importante, pois fala sobre como se comportar dentro da empresa”, afirma o executivo.

Além do constante desenvolvimento do código, a companhia instituiu algumas ações para fortalecer e enraizar os valores éticos em seus funcionários, como a criação de um canal de denúncias, para que todos possam, anonimamente, relatar condutas imorais dentro da empresa. Existe, também, o Ethics Day, no qual os colaboradores podem fazer perguntas sobre o tema para seu presidente e o CEO mundial. Essa cultura vale até para os novos funcionários, pois 100% deles recebem o código assim que entram na empresa.

No entanto, não foi fácil construir, pouco a pouco, o conceito na companhia. E ainda não é. Didier, que tem experiência profissional em diversos países, como Inglaterra, Japão e França, diz que enfrentou problemas éticos em todos eles, mas até hoje ainda fica surpreso quando se depara com situações de conflitos morais ou de conduta. Certa vez, ele conta, ao repreender uma funcionária por um desvio ético, ouviu, espantado, sua resposta: “Não vá me dizer que você não faz a mesma coisa”. O choque provocou no líder a seguinte reflexão: “atitudes erradas são tão comuns quanto parecem?”. É contra elas que o executivo luta e procura engajar suas equipes.

Todas essas situações – boas e ruins – serviram para aprimorar, cada vez mais, a conduta ética seguida pela L’Oréal atualmente. Consequentemente, acabaram influenciando na formação de diversos jovens profissionais, uma vez que cerca de 60% dos funcionários é da geração dos millennials. Novos colaboradores que, segundo Didier, procuram uma empresa com valores como integridade, respeito e coragem, fundamentais para que funcionários de qualidade permaneçam na empresa.

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O novo integrante da Plataforma Liderança Sustentável denomina-se como um “crusader”, alguém que não medirá esforços para desenvolver a ética na L’Oréal Brasil. Com anos de experiência, o executivo defende, em sua vídeo-palestra, como a evolução do conceito na agenda da empresa pode influenciar no desenvolvimento de funcionários, políticas e, também, no rumo e decisões da companhia. Este é o quinto vídeo da Plataforma Liderança Sustentável. Já foram publicadas as vídeo-palestras do professor e doutor Robert Henry Srour, Paulo Stark, CEO da Siemens no Brasil, Raïssa Lumack, VP de RH da Coca-Cola, e também o teaser do evento.

 
Veja:
Vídeo-palestra de Raïssa Lumack: https://goo.gl/n3EAEq
 
Vídeo-palestra de Robert Henry Srour: https://goo.gl/uBJkKW
 
Vídeo-palestra de Paulo Stark: https://goo.gl/to2pUz
 
Teaser da Plataforma Liderança Sustentável 2016: https://goo.gl/s7wTfQ
 
 

Sobre a Plataforma Liderança Sustentável

A Plataforma Liderança Sustentável é um movimento lançado em junho de 2011, que reúne 60 presidentes de grandes empresas brasileiras em torno da missão de conectar, inspirar e educar jovens líderes de negócios para o tema da sustentabilidade. Para tal tarefa, apoia-se em um conjunto de ferramentas – livros, portal, vídeo-palestras, eventos educacionais regionais e nacionais, cursos e conteúdos de suporte à educação de líderes para empresas, escolas de gestão e universidades. A iniciativa já atingiu presencialmente cerca de 85 mil gestores em mais de 300 eventos pelo Brasil – além de países como França, Espanha, Portugal, Canadá e Argentina – e mais de 1,8 milhão de pessoas com as vídeo-palestras disponíveis em canal no YouTube.

 

Sobre a Ideia Sustentável

Ideia Sustentável é uma empresa especializada em estratégia e inteligência em sustentabilidade empresarial criada, em 1993, por Ricardo Voltolini, um dos primeiros especialistas no tema do Brasil. A consultoria conta com o diferencial de estar há 23 anos no mercado, desenvolvendo conhecimento e apoiando empresas, em três linhas: Consultoria (apoio a empresas no desenvolvimento de políticas de sustentabilidade, definição e diretrizes, criação de cultura e identidade, educação e conteúdos); Educação (Sensibilização, treinamento e capacitação de profissionais de empresas para os temas da sustentabilidade); e Conteúdos (Estudos, Pesquisas, Fóruns, Eventos Técnicos, Relatórios e Planejamento de comunicação da e para a sustentabilidade).

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