Livros

Conheça os livros que integram a Plataforma Liderança Sustentável

 

Quem sãlivro-1o os líderes de sustentabilidade, como agem e pensam, em que valores acreditam? Foi tentando responder a essas perguntas que o jornalista e consultor Ricardo Voltolini escreveu o livro Conversas com Líderes Sustentáveis – O que aprender com que fez ou está fazendo a mudança para a sustentabilidade.

Além de fazer um apanhado teórico da discussão da liderança, contextualizando-a a partir dos desafios atuais da sustentabilidade e com base em ideias de pensadores como Peter Drucker, Charles Handy, Peter Senge, John Naisbitt e Waine Visser, Voltolini entrevistou 10 presidentes de empresas já consagrados no tema.

Foram retratados no livro Fábio Barbosa (Santander), Guilherme Leal (Natura), Luiz Ernesto Gemignani (Promon), Franklin Feder (Alcoa), José Luciano Penido (Fibria), Kees Kruythoff (Unilever), Paulo Nigro (Tetra Pak), Miguel Krigsner (O Boticário), Héctor Núñez (ex-Walmart) e José Luiz Alquéres (ex-Light).

livro-2

Escolas de Líderes Sustentáveis – Como empresas estão envolvendo e educando líderes para a sustentabilidade (Editora Campus Elsevier) divide-se em duas partes.  A parte 1, A educação empresarial de líderes sustentáveis: contexto, dilemas e desafios, reúne um conjunto de reflexões cujo objetivo é apresentar ao leitor como as escolas de negócio estão desenvolvendo, hoje, as competências de um líder capaz de gerar valor sustentável para empresas e promover a transição para uma economia verde.

Com o apoio de pensadores provocativos como Edgar Morin, Peter Senge e Otto Scharmer, e também de recomendações contidas em documentos internacionais importantes, como a Agenda 50+20, defende a ideia de que essas escolas – e também os programas de treinamento corporativo – devem se submeter a um processo de reconcepção, revisão profunda de valores, propósitos, práticas e projeto pedagógico.

A parte 2, Como as empresas estão educando os seus líderes para a sustentabilidade, registra, por sua vez, as “conversas” com 10 presidentes entrevistados na segunda etapa da Plataforma Liderança Sustentável. A seleção desses presidentes, vale dizer, observou um processo rigoroso de consulta a 70 especialistas em sustentabilidade empresarial e, posteriormente, uma investigação minuciosa com base em documentos e entrevistas.

Após análise do conjunto de entrevistas feitas com os presidentes  de AES Brasil, BASF, Braskem, HP, IBM, Masisa, Natura, PepsiCo, Sebrae  e Whirlpool, foi possível observar cinco estratégias de ação.

livro-3

Líderes Sustentáveis com a Mão na Massa registra a primeira etapa da Plataforma Liderança Sustentável – Versão Executivos. Para compô-lo, foram convidados 11 executivos de sustentabilidade de organizações que já integram o movimento.

Adquirido por empresas e distribuído em reuniões e eventos estratégicos como ferramenta para educar lideranças e fomentar a cultura da sustentabilidade, o livro disponibiliza depoimentos em primeira pessoa de Carlos Nomoto (Santander), Elisa Prado (Tetra Pak), David Canassa (Votorantim), Luciana Alvarez (AES Brasil), Jorge Soto (Braskem), Fábio Abdala (Alcoa), Denise Alves (Natura), Armando Ennes Jr. (Whirlpool), Denise Hills (Itaú), João Redondo (Duratex) e Silvio Gava (Even).

O conteúdo é recomendado também a faculdades, universidades corporativas, escolas de negócios, bibliotecas e demais instituições de ensino com interesse no tema.

As ideias contidas nos textos aprofundam os conteúdos das palestras apresentadas em evento realizado no dia 29 de abril de 2014, em São Paulo. Como de praxe em nossa metodologia, tanto o livro quanto as palestras passam a compor o arsenal de conteúdos da Plataforma, podendo ser utilizados por qualquer pessoa interessada em aprender sobre sustentabilidade empresarial.

livro-4

Sustentabilidade no Coração do Negócio – Como As Empresas Estão Inserindo o Conceito na Estratégia, o novo livro do consultor Ricardo Voltolini, é o quarto título da série Conversas com Líderes Sustentáveis, em que se fundamenta a Plataforma Liderança Sustentável.

O livro apresenta as histórias dos integrantes da terceira etapa da Plataforma Liderança Sustentável, que abordou o seguinte tema: como as empresas estão inserindo o conceito na estratégia. Compõem o livro depoimentos em primeira pessoa de Tito Martins (Votorantim Metais), Marcos Madureira(Santander), Jorge Samek (Itaipu Binacional), Antônio Joaquim de Oliveira (Duratex), Roberto Setubal (Itaú Unibanco),Mathias Becker (Renova Energia), Tânia Cosentino (Schneider Electric) e Carlos Terepins (Even).

Os textos contemplam informações aprofundadas das palestras proferidas por esses líderes no Encontro Anual da Plataforma Liderança Sustentável de 30 de outubro de 2013, em São Paulo, quando foram gravadas em high definition e, posteriormente, disponibilizadas online e disseminadas nas redes, conforme prevê a metodologia da iniciativa. Uma vez publicados, tanto os vídeos quanto o livro passam a fazer parte do conjunto de ferramentas educacionais no qual se apoia a Plataforma e podem ser utilizados por qualquer pessoa interessada em aprender ou ensinar sobre sustentabilidade empresarial.

livro-constr

Sustentabilidade na Indústria da Construção – Como os Líderes do Setor Estão Construindo Uma Cultura de Sustentabilidade nos Negócios é o quinto livro da Plataforma Liderança Sustentável.

O conteúdo foi produzido através de depoimentos dos líderes presentes no primeiro encontro da setorial da Plataforma, realizado no dia 5 de maio de 2016, em parceria com a CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção e o SESI – Serviço Social da Indústria. Focado no setor da construção civil, a publicação conta com o depoimento de dez líderes de empresas focadas na área, como Dany Muszkat (Even), Maria das Graças (Dias de Sousa), Caio Bonatto (Tecverde), Ivo Faria (Pontal Engenharia), Mauro Dottori (MPD Engenharia), Maurício Menezes (Grupo Toctao), Fábio Villas Boas (Tecnisa), Milton Bigucci (MBigucci), Marcelo Takaoka (Grupo Takaoka) e Marcelo Miranda (Precon Engenharia).

As palestras do evento também contam com um espaço dedicado no portal da Ideia Sustentável, no qual foram disponibilizados vídeos em alta definição para que os visitantes possam acompanhar os depoimentos na íntegra.

livro-6Lançado no último encontro anual, Sustentabilidade como Fonte de Inovação – Oito Entrevistas com Líderes que Estão Criando o Futuro no Presente, apresenta as histórias de como oito grandes líderes empresariais utilizam os valores da sustentabilidade para gerar inovação em suas empresas.

A publicação conta como  Votorantim Cimentos, Braskem, BASF, Whirlpool, Urban 3D, Dow, 3M e Natura vêm inovando a partir dos valores que estruturam o conceito de sustentabilidade.

Walter Dissinger, CEO Global da Votorantim Cimentos, aborda o desenvolvimento do cimento pozolânico, alternativa ao produto convencional, que reduz em 50% as emissões de CO2 e em 40% o consumo de água; Luciano Guidolin, vice-presidente da Braskem, comenta os desafios ligados à produção do plástico verde, feito a partir da cana-de-açúcar, que, em seu processo produtivo, captura CO2 da atmosfera em vez de lançar.

Ralph Schweens, presidente da BASF para a América do Sul, e Pedro Suarez, presidente da Dow, tratam da necessidade de tornar a indústria química mais sustentável, por meio do engajamento de stakeholders nos processos de inovação; Armando Valle Jr, vice-presidente de Sustentabilidade da Whirlpool, explica como a empresa aplica o conceito de Design for Enviroment para desenvolver geladeiras e fogões mais ecoeficientes.

Já Anielle Guedes, de 23 anos, fundadora e CEO da startup Urban 3D, fala sobre como pretende balançar as estruturas da tradicional indústria da construção, imprimindo casas de forma mais rápida, limpa e barata. Jorge Lopez, presidente da 3M, discorre sobre a implantação do conceito de sustentabilidade como condição para o desenvolvimento de inovações da companhia, que possui mais de 55 mil produtos em seu portfólio. Por fim, Roberto Lima, CEO da Natura, menciona a cocriação como diferencial inovador da empresa para promover impactos positivos nos âmbitos social, econômico e ambiental.

Para adquirir as publicações, entre em contato através do e-mail
plataforma@ideiasustentavel.com.br ou do telefone (11) 5579-8012.

 

twitter

Parcerias