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GESTÃO DE CONHECIMENTO APLICÁVEL

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Este espaço concentra estudos (dossiês) elaborados e publicados por Ideia Sustentável nos últimos 10 anos. Aqui, você encontra abordagens que vão desde comunicação e sustentabilidade, cidades sustentáveis, economia verde e consumo consciente até liderança sustentável, rótulos e certificações, educação para a sustentabilidade, empresas sociais e Rio+20.

São estudos feitos, em sua maioria, com parceiros especializados.

Uma verdadeira biblioteca virtual. Mergulhe em cada texto. E boa pesquisa.

  • Soluções – Tecnologia social

    Eficácia está na simplicidade   Os trinta quilômetros que separam Maranguape da capital cearense nunca representaram o principal empecilho para o acesso a hospital, remédios ou informação. Até mesmo porque, o município de 88 mil habitantes conta, segundo o IBGE, com 36 estabelecimentos de saúde, 29 deles públicos, onde trabalham 19 médicos, além de enfermeiros […]

  • Ferramenta – Marco Lógico

    Um modelo de planejamento e gerenciamento de ações sociais Entre os vários modelos disponíveis para o planejamento de uma ação social, a Oficio Social* selecionou e recomenda o Marco Lógico. Ainda não muito difundido no Brasil, mas utilizado com freqüência por organizações de cooperação internacional, como Unicef, BID e Banco Mundial, o Marco Lógico é […]

  • Especial – Responsabilidade Social, uma revisão de valores, práticas e consciências (parte 2)

    Mito 1: responsabilidade social é custo ou investimento? Um mito que começa a ruir, no processo de evolução do debate sobre o tema no Brasil, é o de que responsabilidade social prejudica o lucro. Entre outras razões, porque sua implantação implica novos custos que, incorporados ao preço dos produtos, poderão gerar perda de competitividade, na […]

  • Especial – Responsabilidade Social, uma revisão de valores, práticas e consciências (parte 1)

    No século 18, Adam Smith fundamentou sua teoria econômica no “princípio do egoísmo”, segundo o qual a partir da busca pelo ganho individual uma “mão invisível” direcionaria o desenvolvimento da sociedade. A competição geraria naturalmente produtos de qualidade com preços justos. E a disputa entre o desejo do patrão de pagar menos e o do […]


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