Observatório de Tendências em Sustentabilidade

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O Observatório de Tendências em Sustentabilidade é a ferramenta com a qual Ideia Sustentável realiza pesquisas aplicadas, visando contribuir para o enriquecimento do repertório dos profissionais que atuam com sustentabilidade nas empresas brasileiras.

Até o final de 2013, durante mais de sete anos, o Observatório de Tendências em Sustentabilidade (OTS) serviu basicamente para atender clientes de Ideia Sustentável, interessados em análise, síntese e prospecção de cenários e tendências relacionados ao tema. Era, portanto, um método de trabalho colocado a serviço de empresas em processo de construção de diretrizes e estratégias de sustentabilidade. Parte dos conteúdos levantados servia a interesses pontuais, parte tornava-se conteúdo para a revista Ideia Sustentável, que a consultoria criou em 2005 e manteve por 10 anos.

Mais do que um ferramenta que já ofereceu suporte a grandes empresas brasileiras, o OTS expressa aquela que sempre foi a nossa principal vocação: a de ser uma consultoria think tank, capaz de reunir e gerir conhecimento relevante, integrando saberes produzidos nas mais importantes escolas de negócio, universidades e consultorias do mundo. O OTS está na base de tudo o que fazemos. Oferece subsídio técnico para as nossas três áreas de atuação (consultoria, educação e conteúdos). Isso explica porque, em 2015, decidimos transformá-lo em um projeto com vida própria. Assim, nasceu o NEXT.doc – Observatório de Tendências em Sustentabilidade. E, com ele, o propósito de publicar estudos temáticos.

Resumidamente, o processo OTS consiste em cinco etapas:

1) Ampla pesquisa junto a fontes produtoras de conhecimento relevante (universidades, consultorias especializadas, organizações think tank) para identificar tendências/desafios relacionados a um determinado tema-objeto de estudo;
2) Validação das tendências feita por especialistas internacionais e nacionais integrados a uma rede de conhecimento;
3) Indicações de melhores práticas que possam servir de exemplos na visão dos especialistas consultados;
4) Publicação do estudo na revista NEXT.doc, abrindo os seus conteúdos para o grande público;
5) Apresentação dos conteúdos (especialmente as análises e recomendações) em eventos/encontros, assim como conversão dos mesmos em programas educacionais destinados a públicos específicos.


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