“A ética nos negócios é a única forma aceitável de fazer negócio”, afirma Paulo Stark, CEO da Siemens no Brasil

“A ética nos negócios é a única forma aceitável de fazer negócio”, afirma Paulo Stark, CEO da Siemens no Brasil

CEO da Siemens no Brasil relata os desafios superados para inserir um Sistema de Compliance na estratégia dos negócios

 Na nova vídeo-palestra divulgada pela Plataforma Liderança Sustentável, o CEO da Siemens no Brasil, Paulo Stark, conta como o Sistema de Compliance estabelecido pela companhia em resposta a denúncias de irregularidades na Alemanha, em 2006, vem transformando a cultura da empresa, aprimorando sua reputação e, acima de tudo, despertando o orgulho dos colaboradores por pertencerem a uma empresa que inseriu a ética, como prioridade, na estratégia dos negócios. Veja o resumo da apresentação abaixo ou a íntegra no link a seguir: https://goo.gl/KTNkJ7
 


 
No depoimento, Stark comenta sua trajetória na Siemens, especialmente duas passagens marcantes: a primeira, em 2006, quando liderava uma unidade de negócio na Alemanha e acompanhou os problemas éticos da companhia estamparem manchetes em jornais do mundo todo. Para corrigir condutas e recuperar a credibilidade, a Siemens apostou em uma reação radical, trocando o comando global imediatamente e estabelecendo um sistema de compliance rigoroso e reconhecido no mundo inteiro. “O elo que liga o Sistema de Compliance à confiança da sociedade e das pessoas na empresa é a conseqüência”, explica Stark.
 
O segundo momento marcante da trajetória de Paulo na Siemens se deu quando ele, à frente da organização no Brasil, apresentou ao Comitê Global resultados de investigações internas que mostravam irregularidades na atuação da empresa no país e precisou decidir se a organização deveria compartilhar ou não as informações com as autoridades públicas. “Não demorou nem 30 segundos para tomarmos a decisão unânime de realizar a denúncia. Porque estava de acordo com os nossos princípios. O problema é que o acordo de leniência não nos permitia divulgar que fomos nós quem fez a denúncia. Os colaboradores ficaram aflitos por um mês. Foi um período quase insuportável para mim”, conta Paulo.
 
Stark chega a se emocionar durante sua fala, lembrando o apoio de seus colaboradores, recebido durante a fase de investigações, após saberem que as denúncias partiram da própria Siemens, seguindo uma postura de transparência e os princípios do Sistema de Compliance. Em um “evento-surpresa”, o CEO da Siemens ouviu a seguinte frase de um grupo de, aproximadamente, mil funcionários: “Paulo, nós estamos juntos com você nessa”.
 
paulo-stark-dest-port
 
Com uma ampla visão sobre como uma conduta ética pode consolidar – ou arruinar – os rumos de uma empresa, Paulo Stark inicia a participação dos líderes no bloco sobre ética da Plataforma Liderança Sustentável, após a introdução realizada pelo professor e doutor Robert Henry Srour (confira o vídeo completo do professor em https://goo.gl/uBJkKW).
 
Para assistir ao depoimento completo de Paulo Stark, CEO da Siemens no Brasil, acesse: https://goo.gl/ggPJJP
 

Sobre a Plataforma Liderança Sustentável

 
A Plataforma Liderança Sustentável é um movimento lançado em junho de 2011, que reúne 60 presidentes de grandes empresas brasileiras em torno da missão de conectar, inspirar e educar jovens líderes de negócios para o tema da sustentabilidade. Para tal tarefa, apoia-se em um conjunto de ferramentas – livros, portal, vídeo-palestras, eventos educacionais regionais e nacionais, cursos e conteúdos de suporte à educação de líderes para empresas, escolas de gestão e universidades. A iniciativa já atingiu presencialmente cerca de 85 mil gestores em mais de 300 eventos pelo Brasil – além de países como França, Espanha, Portugal, Canadá e Argentina – e mais de 1,8 milhão de pessoas com as vídeo-palestras disponíveis em canal no YouTube.
 

Sobre a Ideia Sustentável

Ideia Sustentável é uma empresa especializada em estratégia e inteligência em sustentabilidade empresarial criada, em 1993, por Ricardo Voltolini, um dos primeiros especialistas no tema do Brasil. A consultoria conta com o diferencial de estar há 23 anos no mercado, desenvolvendo conhecimento e apoiando empresas, em três linhas: Consultoria (apoio a empresas no desenvolvimento de políticas de sustentabilidade, definição e diretrizes, criação de cultura e identidade, educação e conteúdos); Educação (Sensibilização, treinamento e capacitação de profissionais de empresas para os temas da sustentabilidade); e Conteúdos (Estudos, Pesquisas, Fóruns, Eventos Técnicos, Relatórios e Planejamento de comunicação da e para a sustentabilidade).

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?