Estudo NEXT – Especial RH – Tendência 9: Sustentabilidade além da empresa

Estudo NEXT – Especial RH – Tendência 9: Sustentabilidade além da empresa

Tendência 9: Sustentabilidade além da empresa

Apoiar os colaboradores a serem sustentáveis em suas vidas pessoais

O RH desempenha papel estratégico na promoção da mudança de comportamento das companhias para a composição de um quadro de colaboradores mais alinhados à sustentabilidade. Ninguém mais duvida que esta seja uma forte tendência. E a recíproca é verdadeira: fazer com que o ambiente de trabalho também esteja alinhado aos valores pessoais de cada um será um desafio cada vez mais frequente para os profissionais da área.

O especialista norte-americano Andrew Savitz lembra que, atualmente, a maior parte das pessoas carrega seus contatos, playlists, lista de afazeres, amigos do Facebook, fotos e vídeos em seus celulares. “Não há mais separação entre vida profissional e pessoal, não dá para pedir que alguém deixe seus valores na porta do trabalho. Saber alinhar esses valores é algo essencial”, afirma.

Leon Kaye, consultor, escritor de negócios, editor do blog GreenGoPost e colaborador do The Guardian, apresenta, também, o reverso dessa moeda: a qualquer hora do dia – e da noite – e aos finais de semana, as pessoas vivem checando e-mails e ligações não atendidas. Por isso, alguns empresários, segundo Kaye, estão estimulando que, no ambiente de trabalho, não se cultuem apenas relações de coleguismo, mas também de amizade. Essa abordagem, segundo ele, se transformou num dos grandes diferenciais da Method, fabricante de produtos “verdes” de limpeza e higiene pessoal de São Francisco (EUA).

Fundada pelos jovens Adam Lowry e Eric Ryan – dois colegas que, em comum, haviam sido contaminados por produtos tóxicos de limpeza – a empresa vem conquistando um meteórico sucesso comercial, em grande parte apoiado na “cultura de felicidade” de seus funcionários. Além do processo seletivo nada convencional – que inclui ocupar o cargo de um executivo e ser desafiado a responder sobre como manteria o “clima estranho e diferente” na cultura da empresa, há uma rotatividade entre colaboradores na direção do departamento de Recursos Humanos – que eles preferem chamar de “Recursos de Felicidade”.

A comemoração de novas contratações é feita nas já tradicionais manhãs de segunda-feira – uma espécie de “bagunça”, no quarteirão da empresa, liderada a cada semana por um funcionário. Dessa forma, Ryan afirma conseguir 10% a mais de produtividade dos colaboradores, porque, enquanto estão em seus cargos, são levados a enfrentar novos desafios. “Um empregado sente-se mais feliz mesmo com um pouco mais de trabalho do que se apenas sentasse atrás de uma mesa e não tivesse desafios.”

Para Savitz, essa é uma das mais importantes tendências do RH, na medida em que as fronteiras entre trabalho e vida pessoal estão desmoronando.

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