Duratex aumenta produção e comercialização de cavaco de eucalipto

Empresa expande suas vendas para usinas e indústrias, além de utilizar a matéria-prima como fonte de energia limpa em suas fábricas

Notando uma demanda crescente do mercado, a Duratex começou em 2014 a comercializar também o cavaco de madeira gerado por suas florestas cultivadas. Desde então, entre 2014 e 2016, por exemplo, a empresa aumentou em 10 vezes o volume comercializado de cavaco. Para 2017, está programado um aumento de 21% na comercialização deste produto em relação a 2016.

O cavaco de madeira é uma biomassa florestal que gera energia limpa e, consequentemente, menos gases de efeito estufa se comparada com outras fontes energéticas, como o gás natural e o óleo BPF (derivado do petróleo).

cavaco de euca

Entre os clientes que adquirem o cavaco de madeira da Duratex estão usinas para a geração de energia e indústrias do ramo alimentício, que o utilizam para obter vapor e gás quente.

“Nosso cavaco é gerado a partir de árvores inteiras de eucalipto, não utilizamos resíduos florestais, o que garante maior homogeneidade da matéria-prima e poder calorífico nas caldeiras”, diz José Ricardo Paraíso Ferraz, Diretor Florestal da Duratex. “Além disso, investimos constantemente em equipamentos e nos processos de manejo florestal”, completa.

O processo de manejo florestal da Duratex é certificado, há mais de 20 anos, pelo FSC® (Forest Stewardship Council®) e todas suas unidades fabris possuem o certificado de cadeia de custódia FSC, o que garante que os produtos são fabricados com madeira proveniente de fontes responsáveis, manejadas de forma ambientalmente adequada e socialmente benéfica e de outras fontes controladas. A Duratex foi a 1ª empresa da América do Sul e décima no mundo a conquistar a certificação.

Todo o desempenho ambiental, econômico e social da Duratex é divulgado no Relatório Anual e de Sustentabilidade da companhia. O documento é publicado desde 2004 e segue as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) desde 2007. A empresa também segue o Código Abrasca de Autorregulação e Boas Práticas das Companhias Abertas.

Sobre a Duratex

A Duratex S.A. é uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, controlada pela Itaúsa – Investimentos Itaú S.A – e pela Companhia Ligna de Investimentos. Com as marcas Deca, Hydra|Corona e Durafloor, é considerada uma das 10 maiores empresas do mundo nos setores nos quais atua e a maior produtora de painéis de madeira industrializada e pisos, louças e metais sanitários do Hemisfério Sul.

Com sede em São Paulo, possui 15 unidades industriais estrategicamente localizadas (Estados de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo), além de quatro fábricas de painéis na Colômbia por meio da aquisição da  Tablemac. A Duratex também é proprietária da Caetex, joint venture criada para o plantio de florestas de eucalipto em Alagoas.

Suas ações estão listadas no Novo Mercado (o mais elevado padrão de Governança Corporativa) e na versão 2015/2016 do Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBovespa – ISE.




Compartilhar:

 

twitter

Parcerias