Diversidade e inovação caminham juntas por uma empresa ideal. Confira o depoimento de Paula Bellizia, presidente da Microsoft Brasil

A executiva fala sobre como se envolveu com o desenvolvimento da diversidade na Microsoft e a importância de enxergar o tema pela perspectiva dos outros

Com passagens por renomadas empresas do mundo tecnológico, como Facebook e Apple, Paula Bellizia retornou à Microsoft Brasil, em 2015, para dar continuidade a uma mudança importante. Inserir a diversidade na cultura da companhia foi um incentivo a mais para que a executiva assumisse o compromisso de trabalhar com o tema, não só com questões relacionadas à igualdade de gênero, mas também desenvolvendo ações para que o corpo de funcionários da Microsoft possa ser uma representação da sociedade. Confira o vídeo completo em: https://goo.gl/AQg3xJ

Angolana e filha de pais portugueses, Paula conta que percebeu, logo cedo, como a diversidade precisava estar presente no mercado de trabalho. Com cerca de vinte anos, a atual presidente da Microsoft Brasil já passou por uma situação que demonstrou a fragilidade do tema nas empresas: “eu estava sentada na porta da pessoa que iria me contratar. Ele viu no meu currículo que eu era angolana e ficou andando de um lado para o outro, falando com a secretária: ‘mas onde está essa menina que não aparece’. Foi então que resolvi me apresentar, mas acabei ouvindo: ‘meu Deus! Eu estava esperando uma africana’”.

Formada em Tecnologia da Informação, Paula Bellizia afirma que é uma área técnica e com poucas mulheres. Portanto, assim que voltou para a Microsoft, engajou-se para criar uma companhia que busca a representação de 50% homens e 50% mulheres. Ainda não conseguiu, mas, não mede esforços para enraizar o assunto no dia a dia de seus funcionários. Até porque, o Brasil é um dos países mais diversos do mundo, mas esse multiculturalismo não é visto dentro das organizações: “a representação social é um diferencial competitivo. É uma questão de negócios, pois diversidade gera inovação. E como uma empresa, que vive de inovação, vai servir seus consumidores e clientes das mais diversas maneiras sem uma representação da sociedade em seu corpo de funcionários?”.

Mas como desenvolver a empresa para que a igualdade de gênero seja, finalmente, uma realidade? Segundo Bellizia, os pontos-chave para a evolução do tema passam pela transmissão do conhecimento para os colaboradores e, também, por um processo de contratação adequado. O processo seletivo de uma empresa precisa dar oportunidades iguais para todos os candidatos. E esse ideal foi implementado na Microsoft, onde o melhor candidato, com total meritocracia, é contratado. Não importa se é homem ou mulher.

Paula Bellizia 2

Defensora da ideia de que diversidade e inovação caminham lado a lado, a presidente da Microsoft encerrou seu depoimento, com muitos aplausos, ao relatar sua resposta a uma das primeiras entrevistas que deu no cargo: “se eu me considero um exemplo por chegar a CEO de uma empresa de tecnologia? Não, porque exemplos sugerem a ideia de serem copiados. Cópias matam a diversidade”. Este é o oitavo vídeo divulgado desta edição da Plataforma Liderança Sustentável. Anteriormente, já foram publicadas as vídeo-palestras do professor e doutor Robert Henry Srour; Paulo Stark, CEO da Siemens no Brasil; Raïssa Lumack, VP de RH da Coca-Cola; Didier Tisserand, presidente da L’Oréal Brasil; Marcio Coelho, presidente de Medical Devices da Johnson & Johnson Brasil; Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres no Brasil; Fabio Coelho, presidente do Google no Brasil; e também o teaser do evento.

Veja:

Vídeo-palestra de Nadine Gasman: https://goo.gl/ehYyRe

Vídeo-palestra de Marcio Coelho: https://goo.gl/9dVjyC

Vídeo-palestra de Didier Tisserand: https://goo.gl/1tnnYQ

Vídeo-palestra de Raïssa Lumack: https://goo.gl/n3EAEq

Vídeo-palestra de Robert Henry Srour: https://goo.gl/uBJkKW

Vídeo-palestra de Paulo Stark: https://goo.gl/to2pUz

Teaser da Plataforma Liderança Sustentável 2016: https://goo.gl/s7wTfQ 

Sobre a Plataforma Liderança Sustentável

A Plataforma Liderança Sustentável é um movimento lançado em junho de 2011, que reúne 60 presidentes de grandes empresas brasileiras em torno da missão de conectar, inspirar e educar jovens líderes de negócios para o tema da sustentabilidade. Para tal tarefa, apoia-se em um conjunto de ferramentas – livros, portal, vídeo-palestras, eventos educacionais regionais e nacionais, cursos e conteúdos de suporte à educação de líderes para empresas, escolas de gestão e universidades. A iniciativa já atingiu presencialmente cerca de 85 mil gestores em mais de 300 eventos pelo Brasil – além de países como França, Espanha, Portugal, Canadá e Argentina – e mais de 1,8 milhão de pessoas com as vídeo-palestras disponíveis em canal no YouTube.

 

Sobre a Ideia Sustentável

Ideia Sustentável é uma empresa especializada em estratégia e inteligência em sustentabilidade empresarial criada, em 1993, por Ricardo Voltolini, um dos primeiros especialistas no tema do Brasil. A consultoria conta com o diferencial de estar há 23 anos no mercado, desenvolvendo conhecimento e apoiando empresas, em três linhas: Consultoria (apoio a empresas no desenvolvimento de políticas de sustentabilidade, definição e diretrizes, criação de cultura e identidade, educação e conteúdos); Educação (Sensibilização, treinamento e capacitação de profissionais de empresas para os temas da sustentabilidade); e Conteúdos (Estudos, Pesquisas, Fóruns, Eventos Técnicos, Relatórios e Planejamento de comunicação da e para a sustentabilidade).



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